Vacinadores entram nas casas para garantir proteção contra sarampo

18 de junho de 2015 - 14:23

Equipes de vacinadores da Secretaria da Saúde do Estado estão em Caucaia, na Região Metropolitana, vacinando de casa em casa contra o sarampo, crianças a partir de seis meses de vida, adolescentes e jovens até 29 anos de idade. Até este sábado, 20 de junho, concluem a imunização da população ainda não vacinada no bairro Cigana. A vacinação em domicílio já foi realizada nos bairros Parque São Gerardo e Soledade I e II. A partir de segunda-feira, 22 de junho, a vacinação casa a casa acontecerá nos bairros Nova Cigana e Planalto Caucaia. O objetivo é imunizar contra o sarampo 95% da população de 164.514 habitantes na faixa etária dos 5 aos 29 anos. Até a última segunda-feira, dia 15, a cobertura vacinal estava em 73% dessa população, com 120.350 doses aplicadas. Faltam ser vacinadas mais de 45 mil pessoas em Caucaia e a população precisa colaborar com as equipes de vacinadores para ajudar a interromper o surto de sarampo no Ceará.

 

Em uma operação conjunta para ampliar a cobertura vacinal em Caucaia, a Secretaria da Saúde do Estado realizará até 30 de junho a vacinação casa a casa nos bairros dos Distritos de Saúde I, II e VI, enquanto as equipes de imunização do próprio município são responsáveis pela vacinação da população dos bairros dos Distritos de Saúde III, IV e V. A população pode ajudar recebendo as equipes de vacinadores, identificados com crachás, blusas e coletes da Secretaria da Saúde do Estado, e deixando o cartão de vacinação das crianças acessível a quem fica em casa durante o dia, das 8 às 17 horas, período em que as visitas são realizadas. Durante as visitas, além dos moradores de seis meses a 29 anos, as equipes também imunizam os residentes entre 30 e 49 anos que não comprovem a vacinação contra sarampo ou que nunca tiveram a doença.

 

Na primeira semana da vacinação em domicílio, as equipes de vacinadores visitaram 2.142 residências nos bairros Parque São Gerardo e Soledade I e II e 882 casas estavam fechadas. Foram identificados 1.777 residentes de 6 meses a 49 anos não vacinados contra sarampo. Durante as visitas foram imunizadas 1.033 pessoas, 154 recusaram a vacina e 594 moradores não estavam em casa durante a visita. No sábado, as equipes retornaram às residências visitadas para vacinar quem ficou faltando, e dos 748 moradores que ficaram pendentes de vacinação, 90% foram imunizados. Após a varredura, a cobertura vacinal que era de 45% nos bairros visitados passou a 77%. A vacinação é a única maneira de prevenir o sarampo e acontece durante todo o ano na rotina dos postos de saúde para todas as crianças de 6 meses a 5 anos incompletos.

 

O último caso confirmado de sarampo no Ceará ocorreu no dia 27 de maio, em Caucaia. O município tem confirmados este ano 67 casos da doença, mesmo número de casos confirmados em Fortaleza, que tem população sete vezes maior. Caucaia, com 344.936 habitantes, é o segundo município em população do Estado, atrás apenas da capital, que tem 2.571.896, segundo estimativa do IBGE. Pelas datas dos últimos casos confirmados de sarampo, o surto no Ceará ainda persiste em quatro municípios – Caucaia, Fortaleza, Paracuru e Maracanaú. O surto é considerado interrompido após 90 dias da ocorrência do último caso confirmado. Este ano foram confirmados em todo o Estado 155 casos de sarampo e há 36 casos em investigação ocorridos entre 7 de maio e 9 de junho, notificados pelos municípios de Paracuru, Fortaleza, Eusébio, Maranguape, São Gonçalo do Amarante, Caucaia e Maracanaú.

 

 

18.06.2015

 

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá / ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara

 

Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado – Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
(85) 3466.4898