Governo do Estado e Prefeitura de Fortaleza lançam ‘Todos pelo Hub da TAM’ no Ceará

19 de junho de 2015 - 22:00

Uma grande mobilização a favor da instalação do HUB da TAM no Ceará será lançada nesta segunda-feira (22), no Palácio da Abolição, a partir das 9 horas. O governador Camilo Santana e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, se reunirão com representantes da sociedade civil, lideranças empresariais e políticas para trazer este empreendimento para o Ceará, consolidando a vocação turística e de serviços da economia cearense.

 

“Todos pelo HUB da TAM no Ceará” pretende reunir esforços para que Fortaleza seja escolhida entre as três cidades avaliadas para receber o futuro centro de conexões de voos nacionais e internacionais. O empreendimento representa investimento de R$ 4 bilhões e deve promover a geração de 10 mil empregos diretos e indiretos e um incremento histórico para o turismo, comércio e setor de serviços como um todo. Com a instalação do Hub da TAM, o Ceará teria crescente oferta de voos diretos, começando com 14 voos para a Europa.

 

As articulações do Governo do Ceará para a implantação do HUB da TAM no Aeroporto Internacional Pinto Martins começaram ainda no mês de abril, quando o governador Camilo Santana fez o primeiro contato com a presidente da empresa aérea, Cláudia Sender, por telefone. Desde então, várias ações foram realizadas para buscar o HUB para o Ceará. Entre elas, a reunião do governador Camilo Santana com bancada federal cearense em torno do mesmo objetivo.

 

O governador reitera que tem sido feito um esforço coordenado de vários setores do Estado com a sociedade para trazer esse empreendimento para o Ceará. “Desde o início dos contatos com a TAM, e em reuniões com o Governo Federal e com parlamentares, assumi o compromisso de liderar esse processo para que o estado receba o HUB do Nordeste”.

 

Fortaleza já apresentou seu programa de investimentos, ações, incentivos e facilidades para receber o HUB da TAM, num esforço conjunto do Governo do Estado, Prefeitura de Fortaleza e Assembleia Legislativa. A inclusão do Aeroporto Internacional Pinto Martins no pacote de concessões do Governo Federal reforça ainda mais a competitividade da capital cearense.

 

 

Desenvolvimento do Ceará

 

Cerca de 73% da economia cearense é baseada em serviços, alavancados principalmente pelo turismo, o que fez com que o Estado tenha apresentado o maior crescimento econômico entre os estados que realizam cálculo do PIB trimestral, apesar do cenário de retração nacional.

 

Segundo a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), somente na última alta estação, o Ceará recebeu 1.023.485 turistas. O período compreende os meses de dezembro de 2014 e janeiro e fevereiro deste ano. A demanda de visitantes teve um acréscimo de 5,3% em comparação com os números do mesmo período do ano anterior, quando o Estado recebeu 971.350 turistas. Foi gerada uma receita de R$ 2,1 bilhões durante a alta estação, número 23,8% maior que no ano passado. Pelo segundo ano consecutivo, o Ceará foi eleito o melhor Estado destino do Brasil pelos agentes de viagem do Estado de São Paulo, o maior mercado emissor de turistas do País.

 

 

O que é um HUB

 

Hub é um aeroporto que se destaca no contexto de um país ou região pela sua dimensão e pela sua atração de um grande número de voos, abrindo maiores possibilidades de receber visitantes. Também se pode denominar hub ao aeroporto onde uma determinada companhia aérea possui a sua sede, hangares ou terminais dedicados.

 

 

19.06.2015


Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias
 (85) 9922.2712

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado – Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
 (85) 3466.4898