Hemoce vai à Praça do Ferreira receber doações de sangue

19 de junho de 2015 - 20:53

Quem for ao Centro de Fortaleza na manhã deste sábado, 20 de junho, pode exercer a solidariedade doando sangue durante a coleta externa que o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) faz das 8 às 14 horas, na Praça do Ferreira, em frente a agência da Caixa Econômica Federal. No sábado e no domingo, das 13 às 20 horas, a coleta acontece no Shopping Benfica, na Avenida Carapinima, 2200. O sangue doado voluntariamente no Hemoce ajuda a salvar vidas em 307 hospitais e 10 clínicas de hemodiálise. Para ser um doador de sangue a pessoa deve estar saudável, bem alimentada, ter mais de 50 quilos e entre 16 e 69 anos de idade.

 

O Hemoce recebe doações todos os dias da semana. O hemocentro coordenador, localizado na Avenida José Bastos, 3390, bairro Rodolfo Teófilo, recebe os doadores de segunda a sexta-feira das 7h30min às 18h30min. Aos sábados, as doações podem ser feitas das 8 às 16 horas e, aos domingos, das 8 às 13 horas. No posto de coleta no IJF, que funciona na Rua Barão do Rio Branco, 1816, Centro, as doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira das 7h30min às 18h30min. As doações também podem ser feitas no interior do Estado, nos hemocentros do Crato, Iguatu, Sobral, Quixadá e no hemonúcleo de Juazeiro do Norte. Para doar é necessário apresentar um documento oficial e original com foto. Quem tem menos de 18 anos e quer doar deve apresentar o termo de consentimento, que está disponível no site do Hemoce (www.hemoce.ce.gov.br).

 

Doar sangue não dói e também não prejudica a saúde. Homens podem doar sangue a cada dois meses, até quatro vezes por ano, enquanto as mulheres podem doar sangue a cada três meses, até três vezes por ano. Logo após a doação o organismo começa a trabalhar para compensar a quantidade retirada, em 24 horas o volume já é o mesmo e outros fatores e células do sangue estarão em níveis anteriores à doação em alguns dias. Se cada pessoa saudável doasse sangue pelo menos duas vezes ao ano, os hemocentros teriam uma quantidade suficiente para atender toda a população.

 

O Hemoce atende 100% da demanda de fornecimento de hemocomponentes em todo o território estadual, priorizando o atendimento à rede do SUS, sendo responsável por atender mais de 8 milhões de pessoas distribuídas nos 184 municípios. Alcança a marca de 120 mil transfusões por ano por causa da doação e o perfil de solidariedade de cada cidadão cearense que, diariamente, ajuda a salvar vidas.

 

 

19.06.2015

 

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá / ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara

 

Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado – Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
(85) 3466.4898