STDS vai capacitar técnicos dos Cras para atendimento familiar integral

19 de junho de 2015

Capacitar as equipes dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) de 12 municípios cearenses, integrantes do Programa de Apoio ao Crescimento Econômico com Redução das Desigualdades e Sustentabilidade Ambiental, mais conhecido como Programa para Resultados (PforR), é o objetivo inicial dos cursos de qualificação técnica que a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) realiza, entre os dias 22 a 26, no Hotel Romanos, em Fortaleza. Os educadores e técnicos dos Cras serão treinados e orientados para fazer o acompanhamento e monitoramento de famílias que se encontram em extrema pobreza, incluindo as que pertencem a grupos vulnerabilizados, com crianças em idade inferior a sete anos.

 

Nesta primeira etapa do programa, – que prevê a cobertura de 36 municípios com os maiores indicadores de vulnerabilidades sociais, – serão capacitados inicialmente os técnicos dos Cras dos municípios de Amontada, Barroquinha, Boa Viagem, Capistrano, Granja, Itarema, Miraíma, Morrinhos, Mucambo, Quiterianópolis, Trairi e Viçosa do Ceará. Os termos de adesão ao PforR foram assinados esta semana, pelo titular da SDTS, Josbertini Clementino, e por representantes dos municípios contemplados, em solenidade realizada na sede da Pasta.

 

 

Desenvolvimento infantil

 

“Nosso foco nesse projeto é o desenvolvimento infantil, a partir do atendimento integral das famílias nas áreas de segurança alimentar e nutricional, educação, saúde, assistência social, na promoção da geração de trabalho e renda, ações que passarão a ser acompanhadas e monitoradas regularmente pelos técnicos dos Cras nos municípios”, explicou o secretário. Segundo ele, os trabalhos de campo, de monitoramento e acompanhamento das famílias, começam já em setembro próximo.

 

A meta é atender a 13.750 famílias até 2018, nos 36 municípios participantes do programa. Para o secretário, o PforR permite a modernização do atual modelo de assistência social, à medida em que assegura acompanhamento integral das famílias mais pobres do interior cearense. “Nós, de Amontada, somos parceiros nesse projeto, porque reconhecemos a seriedade e competência das ações desenvolvidas pela STDS”, destacou o prefeito de Amontada, Paulo dos Santos. “Estamos muito felizes com essa aliança. Vamos fazer (o programa), apesar das dificuldades porque passam os municípios hoje”, declarou a prefeita de Barroquinha, Terezinha Cerqueira (Tetê).

 

 

PforR

 

O Programa para Resultados Ceará (PforR) constitui-se em uma operação de crédito com o Banco Mundial, contratada pelo governo do Ceará para garantir a continuidade dos investimentos em áreas estratégicas do Estado, programados no PPA 2012-2015, de forma a promover o crescimento econômico, privilegiando a inclusão social e as políticas ambientalmente sustentáveis, através dos eixos de capacitação profissional, assistência à família, qualidade da água e gestão por resultado. A STDS insere-se no PforR no eixo da assistência à família, vinculada ao PPA.

 

 

19.06.2015

 

Serviço
Período: 22 a 26 de junho de 2015
Abertura: 22 de junho (segunda-feira), às 8h30
Local: Hotel Romanos (Rua Padre Pedro de Alencar, 2.012, Messejana)

 

Assessoria de Comunicação Social
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS
Carlos Eugênio (imprensa@stds.ce.gov.br / 3101.2089 / 2099 / 98878.8510)

 

Ciro Câmara
Gestor de Célula/Secretaria