Projeto musical realiza entrega de certificados para jovens

20 de junho de 2015 - 13:34

O projeto “Um Toque de Vida”, apoiado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, finaliza sua primeira etapa com a   entrega dos certificados dos participantes do projeto nesta segunda-feira, 22/6, às 9h, no auditório da Coelce (Rua Padre Valdevino, 150, José Bonifácio), com a participação do consagrado músico Manassés de Sousa, patrono da edição 2015 do projeto que garante aprendizado musical a jovens de comunidades carentes. Na ocasião será feita a doação de instrumentos para a União das Entidades Comunitárias de Maranguape (Unecom) e lideranças de Maranguape.

 

Esta é a segunda edição do projeto “Um Toque de Vida”, que leva o ensino de música aos jovens das cidades de Aracati e Maranguape, em aulas gratuitas de percussão e violão. Ao longo de seis meses, o projeto proporcionou aos participantes vivenciar experiências para além da música, apontando novos horizontes aos alunos, trabalhando temas como disciplina, honestidade e cidadania, contribuindo também para o engrandecimento das comunidades em que as aulas são realizadas.

 

Em Maranguape as aulas de violão aconteceram em uma escola pública no distrito de Columinjuba e atingem 12 alunos, além de mobilizar os moradores da região de Penedo, Jardim, Ladeira Grande, Lajes e Vila Nova. As pessoas dessas comunidades participaram como colaboradores, algumas vezes como ouvintes nas aulas. Fora do horário do curso, para não prejudicar o desempenho dos alunos, aprenderam um pouco sobre musicalização.

 

Em Aracati, as aulas foram realizadas no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Nossa Senhora de Lourdes, com 10 alunos de percussão e também com grande participação da comunidade local.

 

“O objetivo do projeto não é a formação de músicos, e sim promover e desenvolver a musicalidade de jovens carentes através de cursos específicos, aprimorando a criatividade, a sensibilidade e criando oportunidades de expressão artística”, destaca  Leonardo Rocha, músico e coordenador do projeto.

 

 

Sustentabilidade

 

Os cursos desta primeira etapa do projeto “Um Toque de Vida” foram concluídos. Entretanto, os resultados positivos obtidos junto às comunidades contempladas motivaram a continuação dos cursos por parte dos  próprios professores.  Para os produtores, isso comprova  como a música pode influenciar de forma positiva a vida das pessoas e reforça que há necessidade desse tipo de iniciativa.

 

O projeto “Um Toque de Vida” se define não somente na realização de aulas, e sim na socialização através da música. Ao final dos cursos os instrumentos serão doados a uma instituição sem fins lucrativos, localizada nos municípios onde foram realizadas as aulas.

 

O projeto “Um Toque de Vida II” é realizado pela Modo Maior Projetos Culturais e tem apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com participação da Coelce.

 

 

Mais informações: (085) 8787 8742/9991 2626

http://projetoumtoquedevida.blogspot.com.br/

https://www.facebook.com/projetoumtoquedevida

 

 

20.06.2015

 

Assessoria de Comunicação da Secult
Dalwton Moura / Clovis Holanda ( secultmkt@gmail.com )
85 3101.6761 / 8699.6524 / 8829.8222

 

Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado – Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
(85) 3466.4898