Semana da Diversidade Sexual do Ceará terá início nesta segunda-feira (22)

20 de junho de 2015

A Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para LGBT’s do Governo do Estado realiza, entre os dias 22 e 28 de junho, a Semana da Diversidade Sexual do Ceará. Com o objetivo de fortalecer e unir todos no combate ao enfrentamento da Homofobia, a programação será marcada por palestras, seminários, rodas de conversa com o movimento LGBT, casamentos homoafetivos e apresentações culturais. As atividades fazem parte das ações do “Ceará de Cidadania contra a Homofobia”, lançado no mês de maio, por meio da Lei Luiz Palhano Loiola nº 14.820.

A abertura oficial da Semana será realizada nesta segunda-feira (22), em Itatira, localizado a 216 quilômetros de Fortaleza, com a promoção de um seminário para os servidores públicos do município e o movimento LGBT do Sertão Central cearense. A cidade foi escolhida para iniciar as atividades devido possuir o maior número de denúncias registradas no Disque 100, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, no ano de 2014.

Na programação estão previstas ainda palestras sobre os Direitos Humanos e a Diversidade Sexual, ministrada pela vice-presidente do Fórum Nacional de Gestores LGBT, a paraense Bruna Lorrane, para os servidores da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado. Na ocasião, um termo será assinado para que a secretaria fique responsável pelas denúncias de homofobia, enviadas pelo Disque 100 e a COLGBT, além da capacitação dos agentes penitenciários sobre a diversidade e a humanização do atendimento e tratamento dos presos LGBT.

Um dos momentos mais esperados na Semana será o Casamento Coletivo Civil Homoafetivo, realizado no Estoril, no fim da tarde de sábado (25). A expectativa é atender cerca de 50 casais em uma cerimônia baseada nos princípios de liberdade, igualdade e a promoção do bem de todos sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação, previstos na Constituição.

A programação será finalizada com o 1º Festival do Orgulho LGBT do Estado, o “Ceará do Meu Orgulho”, com diversas atrações do cenário LGBT e fóruns de debates. Com apoio da Coordenadoria Municipal de Políticas para LGBT’s, os shows serão realizados no domingo (28), na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. O Festival simboliza o orgulho LGBT e reafirma o compromisso do Governo com as Políticas de Enfrentamento a Homofobia, bem como a valorização cultural do cenário LGBT no Ceará.

Artistas como as cantoras Mary Gomes, Lidiane Vaz e Di Ferreira (Banda The Dillas); os coletivos As Travestidas e As Divas; a ativista Lena Oxa; os DJ’s Gustavo Vibe, Ítalo Magno, Fábio Ballack, Adrian Brasil, Kaio Bastos, Marcos BDR e Alice Dote, Thiago Costta, Diego Baez, Lobinha, Leo Telles e Roberta Twiggy, são alguns dos nomes confirmados para celebrar a pluralidade do universo LGBT. O evento contará também com um Feirinha Mix de empreendedores LGBT e o lançamento de uma revista especializada.

Serviço:

Abertura oficial da Semana da Diversidade Sexual do Ceará
Hora: 09h
Dia: segunda-feira (22)
Local: Escola José Paulo de Sousa – CERU (Avenida Zezé Jucá, nº 1789, Itatira)

Palestras sobre os Direitos Humanos e a Diversidade Sexual
Hora: 14h
Dia: quinta-feira (25)
Local: Secretaria da Justiça e Cidadania (Rua Tenente Benévolo, nº 1055, Meireles)

Casamento Coletivo Civil Homoafetivo
Hora: 17h
Dia: sábado (27)
Local: Estoril (Rua dos Tabajaras, nº 325, Centro)

1º Festival do Orgulho LGBT do Estado
Hora: de 16h às 23h
Dia: domingo (28)
Local: Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, nº 81, Praia de Iracema)

19.06.2015

Wiarlen Ribeiro
Repórter / Célula de Reportagem
wiarlen.ribeiro@casacivil.ce.gov.br

Wilson Zanini
Gestor de Célula / Reportagem

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br/ (85) 3466.4898