Secult promove visita ao Memorial Cego Aderaldo e “Diálogos Culturais” no Sertão Central

23 de junho de 2015 - 12:45

Uma grande reunião entre o secretário Guilherme Sampaio, a equipe da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e artistas, produtores, técnicos, gestores, educadores, formuladores, articuladores e público do setor cultural, em um pacto pelo fortalecimento das políticas de cultura no Estado. Essa é a proposta do encontro “Diálogos Culturais”, evento promovido regularmente pela Secult, em diferentes regiões do Ceará. Na quarta-feira, 24/6, às 17h, a roda de debates, aberta à participação de todos os interessados em discutir as políticas públicas para a cultura e a arte, chega a Quixadá, município da região dos Sertões de Quixeramobim. No mesmo dia, às 9h, haverá uma visita de vistoria do secretário e da equipe da Secult ao Memorial Cego Aderaldo, em Quixadá, para conferência das obras realizadas naquele que será um importante equipamento cultural da Secretaria no Interior do Estado.

 

A visita ao Memorial Cego Aderaldo (Rua Pascoal Crispino, 167, Praça José de Barros, Centro, Quixadá) será acompanhada da realização de um debate sobre esse novo espaço para a cultura e as artes, com a comunidade de Quixadá e dos municípios da região. Assim como no “Diálogos Culturais”, a participação também é aberta a todos os interessados em discutir o conceito e o modelo de gestão do novo equipamento, a vocação do novo espaço e quais atividades prioritárias ele deve abrigar.

 

“Vamos ouvir a comunidade, as instituições culturais, os gestores e todos os interessados, para definir de forma democrática e participativa qual será o conceito do Memorial Cego Aderaldo e de que maneira ele poderá contribuir ao máximo para as políticas públicas de cultura, em benefício da população de Quixadá e dos vários municípios da região do Sertão de Quixeramobim”, destaca o secretário Guilherme Sampaio, convidando a todos para o debate sobre o novo equipamento, a partir das 9h de quarta-feira, 24/6.

 

Já às 15h acontece reunião entre o secretário Guilherme Sampaio e os secretários de Cultura e gestores da área representantes dos municípios da região do Sertão de Quixeramobim. A reunião será realizada no Auditório Rachel de Queiroz, da Faculdade Católica Rainha do Sertão (Rua Juvêncio Alves, 660, Centro, Quixadá).

 

Serão convidados os gestores culturais de Banabuiú, Choró, Dep. Irapuan Pinheiro, Ibaretama, Ibicuitinga, Madalena, Milhã, Mombaça, Piquet Carneiro, Pedra Branca, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu e Solonópole. A reunião coletiva se soma às várias reuniões já realizadas pelo secretário Guilherme Sampaio com secretários municipais de Cultura, na sede da Secult em Fortaleza e também nos municípios, como forma de fortalecer a parceria entre as secretarias municipais e estadual e a integração no Sistema Estadual de Cultura.

 

Também no Auditório Rachel de Queiroz, da Faculdade Católica Rainha do Sertão, acontece às 17h uma nova edição do “Diálogos Culturais”, projeto que promove uma roda de debate, aberta a todos os interessados em discutir as políticas públicas para a cultura, apresentando sugestões, apontando prioridades, reforçando demandas e fazendo perguntas ao secretário de Cultura do Estado do Ceará.

 

Os “Diálogos Culturais” já foram realizados presencialmente nos municípios do Crato e de Fortaleza, além de abrangerem a transmissão online de várias reuniões promovidas com artistas, produtores, proponentes de projetos culturais, comunidade em geral, na sede da Secult. Trata-se de um programa permanente, de promoção de diálogo direto entre a Secult e os cidadãos, tanto de forma presencial quanto através da Internet, cumprindo as diretrizes de democratização e participação, definidas na política cultural do Estado.

 

 

Mais presença no Interior

 

“É tempo de afirmação da cultura como maior riqueza do nosso povo e base do projeto de desenvolvimento do Estado. Convidamos todos os envolvidos com a produção cultural, os militantes da área e todos da região dos Sertões de Quixeramobim que se interessam pelo tema participem deste momento de diálogo e construção “, afirma o secretário Guilherme Sampaio, convidando todos a tomar parte nos “Diálogos Culturais” em Quixadá.

 

Segundo o secretário, a nova edição do “Diálogos Culturais” nos Sertões de Quixeramobim é mais uma demonstração prática e simbólica de um dos compromissos da Secult para os próximos quatro anos: ampliar ações e recursos no Interior. “Esse compromisso está expresso no plano de governo, definido pelo governador Camilo Santana após amplo debate com vários setores da sociedade, e norteará as políticas e ações da Secult, de várias formas. As atividades desta quarta-feira em Quixadá se somam a esse movimento, que inclui compromissos como a construção, no Interior, de quatro centros culturais e de 13 escolas profissionalizantes de caráter cultural”, detalha Guilherme Sampaio.

 

 

Compromissos e diretrizes

 

Entre outros compromissos destacados pelo secretário estão a ampliação gradativa do orçamento da Secult, com a meta de chegar ao equivalente a 1,5% do orçamento do Governo do Estado em 2018, a realização do primeiro concurso público da história da Secretaria. Entre as metas que já foram atingidas estão a retomada das atividades do Cineteatro São Luiz e o início das obras de reforma geral da Biblioteca Pública Menezes Pimentel, com a abertura de um novo local para funcionamento da Biblioteca (o Espaço Estação, no Centro de Fortaleza), enquanto acontecem as obras de reforma do prédio original.

 

A afirmação da riqueza da cultura cearense e a conscientização quanto a seu potencial estratégico para o desenvolvimento do Estado também são diretrizes para a gestão, assim como o objetivo de manter permanente diálogo com todos os setores capazes de contribuir, de forma conjunta, para fortalecimento das políticas e ações.

 

 

 SERVIÇO:

 

Diálogos Culturais da Secult – Região dos Sertões de Quixeramobim

Quarta-feira, 24/6, em Quixadá

 

9h – Visita e vistoria ao Memorial Cego Aderaldo (Rua Pascoal Crispino, 167, Praça José de Barros, Centro). Seguida de debate com artistas, instituições culturais da região e comunidade em geral sobre o conceito e o modelo de gestão do equipamento.

 

15h – Reunião do secretário da Cultura do Estado do Ceará, Guilherme Sampaio, com secretários de Cultura e gestores culturais dos municípios dos Sertões dos Inhamúns. Na Faculdade Católica Rainha do Sertão (Rua Juvêncio Alves, 660, Centro), Auditório Rachel de Queiroz.

 

17h – Diálogos Culturais – Sertões de Quixeramobim. Roda de conversa do secretário Guilherme Sampaio com artistas, produtores, gestores culturais, professores, articuladores e população em geral, sobre a política cultural do Estado. Na Faculdade Católica Rainha do Sertão (Rua Juvêncio Alves, 660, Centro), Auditório Rachel de Queiroz.

 

Entrada franca em todas as atividades.

 

Informações:  Secretaria da Cultura do Estado do Ceará – Secult – (85) 3101-6763 ou 6795 /  (88) 9946-4244 / (85) 8584-8400. www.secult.ce.gov.br / codac@secult.ce.gov.br.

 

 

 

23.06.2015

 

Assessoria de Comunicação da Secult
Dalwton Moura / Clovis Holanda ( secultmkt@gmail.com )
85 3101.6761 / 8699.6524 / 8829.8222

 

Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado – Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
(85) 3466.4898