Consórcio discute expansão dos serviços da policlínica e do CEO em Baturité

24 de junho de 2015 - 13:33

Com uma pauta de apresentação de resultados e de vários projetos de expansão já desenhados e outros para elaboração ocorreu na manhã desta segunda-feira (22), a primeira reunião do consórcio público da região de saúde de Baturité, que faz a gestão da policlínica e do Centro de Especialidades Odontológicas regionais. As duas unidades foram construídas pelo Governo do Estado para ampliar e facilitar o acesso aos serviços especializados de saúde na região onde as pessoas moram.  A policlínica é mantida com recursos do Governo e pelos oito municípios que integram a 4º Região de Saúde – Aracoiaba, Aratuba, Baturité, Capistrano, Guaramiranga, Itapiúna, Mulungu e Pacoti. Já o CEO regional tem mais uma terceira fonte de recursos para o custeio, que é o Ministério da Saúde.  “Este ano é um ano desafiador, que devemos investir em planejamento.  O Governo do Estado ao mesmo tempo em que quer garantir a expansão dos serviços de saúde para a população busca reforçar as estratégias de custeio”, afirmou o secretário executivo da Sesa, Rennys Frota.

 

A policlínica regional em Baturité, com quatro anos de funcionamento, investiu em tecnologia, expandiu os serviços e quer evoluir do perfil tipo 1 para o tipo 2. Passou a garantir para a população a tomografia computadorizada, exame ofertado  somente nas policlínicas tipo 2. Também passou a realizar consulta e acompanhamento com o neurologista,  especialidade, de acordo com o projeto de expansão  e melhoria da rede de assistência à saúde do Ceará, assegurada nas policlínicas tipo 2. E mais: investiu na aquisição de outros equipamentos para realização de exames, como o  eletroencefalograma. A proposta dos prefeitos dos municípios que compõem a 4º Região de Saúde de mudança da policlínica do tipo 1 para o tipo 2, uma das principais apresentadas  durante a reunião,  será formulada  pela  Coordenadoria Regional de Saúde (4º CRES), incluindo os impactos financeiros, e depois apresentada à Coordenadoria das Regionais de Saúde da Sesa. A coordenadora da regional, Fátima Oliveira, e o coordenador da Cores, Policarpo Barbosa, participaram da reunião. “Pelo nível de amadurecimento em gestão, a regional de Baturité, com a qualidade da policlínica e do CEO, é um exemplo para o Estado e para o Brasil”, disse Policarpo Barbosa.

 

Um dos seis CEOs regionais do Ceará entre os  15 com melhor avaliação de desempenho, feita pelo Ministério da Saúde, conforme publicação no Diário Oficial da União no último dia 3 de junho, o CEO regional em Baturité já realizou 69.955 atendimento em cinco anos de funcionamento. Fez 43.225 radiografias. Instalou 7.601 próteses. E corre atrás de novas certificações na medida em que avança nas ações e estratégias de gestão de resultados. Está participando do processo de certificação de qualidade da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Enquanto isso busca a melhoria nos sistemas de informação de regulação para agendamentos de pacientes. Essa foi uma das propostas apresentadas na reunião do consórcio. Na valorização e formação dos profissionais, a proposta foi de ampliação da oferta de cursos de qualificação para as equipes do CEO, que fica em Baturité, assim como a policlínica, mas como unidades regionais atendem toda a população dos oito municípios da 4º região de saúde. Foi também pontuada a melhoria salarial dos profissionais cirurgiões-dentistas.
 

 

Gestores

 

Dos oito prefeitos da região seis participaram da reunião do consórcio, além de secretários municipais de saúde e gestores da policlínica e do CEO regionais. Os prefeitos foram: José Ivan Santos Neto, de Aratuba;  Antônio Claudio Pinheiro, de Aracoiaba; Claudio Bezerra Saraiva, de Capistrano, que também é presidente do consórcio público de saúde;  Luis Eduardo Viana, de Guaramiranga; José Leandro Sousa de Oliveira, de Pacoti.   

 

Foto: Assessoria de Comunicação da Sesa

 

 

24.06.2015

 

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá /  (   selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara

 

Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado – Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
 (85) 3466.4898