Transporte especial agiliza movimentação de órgãos para transplantes

24 de junho de 2015 - 22:22

Duas novidades vão agilizar a movimentação de órgãos e tecidos para a realização dos transplantes no Ceará. A primeira é o transporte terrestre de córneas e sangue doados na macrorregião Norte em qualquer dia e horário através de cooperação técnica que a Central de Transplantes do Estado fechou esta semana com a Expresso Guanabara. A outra novidade é que a Secretaria da Saúde do Estado adquiriu um veículo especial para a Central de Transplantes movimentar com mais rapidez, na capital, as caixas térmicas com órgãos captados para transplantes.

O veículo adquirido com recursos do governo do Estado, devidamente identificado com o nome Central de Transplantes nas laterais e com a logomarca do Governo do Estado, está liberada para livre circulação porque conduz órgãos para transplantes e para salvar vidas. Semelhante a uma ambulância, o transporte especial tem sirene e intermitente. Os condutores farão curso no próximo dia 6 de julho. Ficarão preparados para o trabalho de direção de transporte diferenciado, com a missão especial de contribuir para salvar vidas. O trabalho é 24 horas porque a Central de Transplantes não fecha nunca. Nem nos finais de semana nem nos feriados.

O transporte gratuito de córneas e de sangue de Sobral para Fortaleza e de Fortaleza para Sobral já está liberado. A Santa Casa em Sobral faz captação e realiza transplantes de córneas. Todas as córneas, independemente de onde foram captadas, são trazidas para o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), onde no Banco de Olhos são processadas. Este ano, até o dia 24 de junho, foram realizados 348 transplantes de córneas no Ceará. Em todo o ano passado foram realizados 786 transplantes de córneas no Estado. Além do HGF e da Santa Casa, em Sobral, outros 13 hospitais e clínicas fazem transplantes de córneas pelo Sistema Único de Saúde. Na Santa Casa, em Sobral, no ano de 2014 o total de doadores chegou a 20 e de transplantes somou 32. Neste ano o número de doadores está em 18 e o número de transplantes feitos soma 17.

24.06.2015

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá / (selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara

Giselle Dutra
Gestora de Célula / Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898