Projeto para geração de energia solar no Canal da Integração será apresentado ao BID

25 de junho de 2015 - 22:53

No próximo dia 29 de junho, o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Inácio Arruda, estará em Brasília/DF para apresentar uma projeto-piloto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com vistas à qualidade dos gastos públicos e convivência com as mudanças climáticas.

O projeto prevê a utilização de painéis solares sobre a superfície do Canal da Integração, o que reduziria a perda por evaporação do sistema de transporte de água, além de diminuir custos e gerar energia elétrica limpa, sem o lançamento de gases tóxicos na atmosfera.

A iniciativa envolve diretamente as secretarias da Fazenda (Sefaz), Planejamento (Seplag), Meio Ambiente (Sema) e Recursos Hídricos (SRH), que também enviarão representantes para participar do encontro em Brasília.

A proposta de cooperação técnica entre Governo do Ceará e BID está orçada em US$50.000,00, valor que inclui diagnóstico, estudo de viabilidade técnica e o anteprojeto para a instalação dos sistemas fotovoltaicos nas grandes áreas planas ou com pouca inclinação que formam o Canal da Integração.

Além do secretário Inácio Arruda, participarão do encontro pela Secitece o secretário executivo, Gilvan Paiva, e a Coordenadora da Assessoria de Desenvolvimento Institucional, Adeline Lobão.

25.06.2015

Emília Augusta
Coordenação de Comunicação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior
emiliaugusta@gmail.com / (85) 3101.6466

Sabrina Lima
Gestora de Célula / Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898