Cultura: Secult reúne prefeitos e secretário de municípios do Sertão Central cearense

25 de junho de 2015 - 00:28

O secretário da Cultura do Estado do Ceará, Guilherme Sampaio, se reuniu na tarde desta quarta-feira, 24/6, em Quixadá, com secretários de Cultura de 13 municípios da região dos Sertões de Quixeramobim e com os prefeitos de Piquet Carneiro, Expedito Carneiro, presidente da Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece), e Risoleta Moreira, de Deputado Irapuan Pinheiro. Na reunião Guilherme Sampaio apresentou uma série de ações da Secult que beneficiaram municípios da região, além de novos projetos e editais da pasta, dos quais as cidades poderão participar.

Guilherme Sampaio destacou a importância do diálogo permanente com os municípios para a estruturação dos sistemas estadual e municipais de cultura e para o alcance dos compromissos do Governo do Estado para o setor cultural, como maior presença da Secult e da política de cultura no Interior, implementação de quatro centros culturais e 12 escolas profissionalizantes culturais no Interior, criação de escritórios da Secult em diversas regiões do Estado e ampliação dos recursos para o equivalente a 1,5% do orçamento estadual, ao longo de quatro anos.

“Para nós, é muito importante compartilhar as orientações da política cultural do Estado na presença dos secretários de Cultura e dos prefeitos, até porque temos uma diretriz muito clara do governador Camilo Santana, de uma presença mais forte da Secretaria da Cultura no Interior, nos municípios. A presença de vocês é muito importante. Significa a compreensão desse propósito de valorizar a cultura, a política cultural, e nos dá a perspectiva de uma sintonia, do esforço dos prefeitos e das Prefeituras de participarem desse projeto”, destacou, no começo da reunião em que manifestou disposição para colaboração mútua e para superação coletiva dos desafios enfrentados pelos municípios, também no setor cultural.

Participaram do encontro os secretários de cultura ou representantes dos municípios de Piquet Carneiro, Banabuiú, Choró, Milhã, Mombaça, Pedra Branca, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu, Deputado Irapuan Pinheiro, Madalena, Ibicuitinga e Solonópole. “Apesar da conjuntura nacional desafiadora neste começo de ano, o governo Camilo Santana se prenuncia bastante promissor para o campo da política cultural, com uma oportunidade histórica de fortalecimento da política cultural no Estado, quer seja pela sensibilidade pessoal do governador para o tema, quer seja pelos objetivos assumidos em relação à política cultural, expressos no programa de governo e reiterados publicamente em várias ocasiões”, enfatizou Guilherme Sampaio

Atuais e novas ações da Secult para a região
O secretário da Cultura do Estado do Ceará também destacou ações da Secult em benefício da região, como os projetos de proponentes locais aprovados nos três editais lançados pela Secult em 2015 (Carnaval do Ceará, Ceará da Paixão e Ceará Junino) e divulgou que no segundo semestre deste ano serão lançados três novos editais e terá início um novo e amplo programa de circulação de espetáculos, o “Circula Ceará”, com investimento de R$ 2,5 milhões e até 2 mil artistas circulando por 40 municípios, sendo Quixadá um dos municípios-polo. Banabuiú e Piquet Carneiro também abrigarão espetáculos pelo projeto, realizado em parceria com o Ministério da Cultura.

Bibliotecas, apoio aos produtores, cinema itinerante
Guilherme Sampaio também ressaltou que no segundo a Secult iniciará iniciaremos um projeto resultante de outro convênio com o Ministério da Cultura, para modernização de bibliotecas e implantação de setor braile. As cidades de Deputado Irapuan Pinheiro, Madalena e Pedra Branca serão beneficiadas.

Também fruto de convênio com o Ministério, o projeto Criativa Birô, destacado por Guilherme Sampaio, implantará um escritório de suporte e orientação aos profissionais, empreendedores e ONGs da cultura, voltados a qualificar os agentes culturais para elaborar e desenvolver projetos. A ação vai ao encontro da grande demanda apresentada na reunião pelos secretários de Cultura dos municípios da região dos Sertões de Quixeramobim, que apontaram dificuldades para capacitar pessoal a elaborar projetos qualificados, que venham a ter mais chances de aprovação nos editais da Secult.

Guilherme também detalhou uma nova ação da Secretaria, a Mostra Itinerante de Cinema do Ceará, com um caminhão equipado com tela de cinema vai recorrendo 30 cidades, exibindo filmes nacionais e fazendo oficinas de cineclubismo e produção audiovisual. Deputado Irapuan Pinheiro e Senador Pompeu estão entre as cidades contempladas. “Esses são programas que já vinham em andamento na Secretaria da Cultura. Agilizamos as providências para garantir os recursos e para que eles se iniciam em prazo mais curto”, frisou Guilherme, citando que essas ações se somam às estratégias e diretrizes do novo programa de governo, em que a cultura tem maior papel de relevo para o desenvolvimento do Estado.

A secretária executiva da Secult, Ana Maria Fontenele, destacou a importância de os municípios investirem na criação de secretarias de Cultura, sem acumular as ações do setor em outras pastas. A medida é necessária para a estruturação dos sistemas estadual e municipal de cultura e possibilitará aos municípios acesso a recursos estaduais e federais para a área, com a consolidação do Sistema Nacional de Cultural.

Secretários elogiam diálogo
Os secretários de Cultura e prefeitos participantes elogiaram a disposição da Secult para o diálogo e a presença do secretário e da equipe da pasta nos Sertões de Quixeramobim. Expedito Nascimento, prefeito de Piquet Carneiro e presidente da Aprece, ressaltou a superação da distância entre as Prefeituras e a Secretaria e demandou mais investimento do Estado em capacitação de pessoal para a produção cultural, nos municípios. “É muito bom ter essa interiorização, ter o secretário presente”.

“É um momento muito bom esse aqui, em que a Secretaria da Cultura realmente se aproxima dos municípios, para que possamos participar dos editais, desses programas e ações voltadas pra área da cultura”, endossou Risoleta Moreira, prefeita de Deputado Irapuan Pinheiro.

Edmilson Mota, secretário de Cultura de Ibicuitinga, também ressaltou a importância da presença do secretário e cobrou maior democratização dos editais da Secult, além de destacar a situação difícil vivenciada pelos municípios, com seguidos cortes de recursos federais para diversas áreas. Maria Ananias, secretária de Cultura de Solonópole, pediu mais apoio para a Cultura no município, citando expressões culturais como as Bandas de Música e as quadrilhas juninas.

Fórum de Cultura dos Sertões de Quixeramobim
Íris Freitas, presidente do Fórum de Cultura e Turismo dos Sertões de Quixeramobim e articuladora dos secretários de Cultura da região, ressaltou a importância de a reunião ter conseguido arregimentar representantes de 13 municípios. “Que os municípios presentes hoje participem cada vez mais das reuniões do Fórum, pra que a gente possa se fortalecer e, juntos, conseguir mais recursos pra área cultural. Não esperar só do Estado, que é nosso apoiador, mas não pode fazer tudo”, apontou.

O secretário da Cultura, Guilherme Sampaio, agradeceu pela participação de todos e ressaltou que as reuniões com os secretários de Cultura e a promoção dos debates do programa “Diálogos Culturais”, da Secult, vão continuar de forma permanente, em todas as regiões do Ceará.

24.06.2015

Assessoria de Comunicação da Secult
Dalwton Moura
secultmkt@gmail.com / (85) 3101.6761

Giselle Dutra
Gestora de Célula / Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898