Governo divulga resultados da aprendizagem na alfabetização e no 5º ano do ensino fundamental

26 de junho de 2015 - 18:07

A vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, e o secretário da Educação do Estado, Maurício Holanda, apresentam nesta segunda-feira (29), às 8h30, no auditório do Tribunal de Contas dos Municípios, os resultados de 2014 do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece). Foram avaliadas 212.860 crianças do 2º e 5º anos do ensino fundamental de mais de 4 mil escolas públicas. Os dados serão utilizados no trabalho desenvolvido pela Secretaria da Educação (Seduc), na definição das políticas educacionais no âmbito do Estado, destinadas à colaboração com os municípios para a melhoria da qualidade do ensino.

 

No próximo mês de agosto, haverá a solenidade de entrega do Prêmio Escola Nota Dez, quando serão apresentados pelo governador Camilo Santana o novo desenho e as ações do Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic) para o ciclo 2015 – 2018, que terá como referência a trajetória e os resultados conquistados ao longo dos oito anos de realização do programa.  A premiação é destinada a até 150 unidades escolares públicas que obtiveram os melhores resultados de alfabetização, tendo por base o Índice de Desempenho Escolar – Alfabetização (IDE-Alfa); e até 150 unidades escolares públicas  de 5º ano, a partir do Índice de Desempenho Escolar –  (IDE  5).

 

 

Sobre o Paic

Uma das ações colocadas em prática pela administração estadual, a partir de 2007, é o Programa Alfabetização na Idade Certa que tem como meta garantir o sucesso da alfabetização de todas as crianças matriculadas na rede pública de ensino até os sete anos de idade. O Paic beneficia os 184 municípios com apoio técnico e financeiro para a gestão municipal, avaliação, formação de professores, aquisição de material didático e de literatura. O Programa está focado em cinco eixos fundamentais: educação infantil, gestão pedagógica da alfabetização, literatura infantil e formação do leitor, gestão municipal de educação e avaliação externa.

 

Em 2011, o Governo expandiu as ações para melhorar os resultados de aprendizagem dos alunos da rede pública até o 5º ano de escolaridade. Essa iniciativa é denominada Programa Aprendizagem na Idade Certa – PAIC+5 e visa levar aos municípios mais formações para os profissionais, apoio às gestões escolares e aos alunos com dificuldades de aprendizagem, entre outros aspectos. O Paic contribuiu para a estruturação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic).

 

 

SERVIÇO:

Apresentação dos Resultados do Spaece
Local: Auditório do Tribunal de Contas dos Municípios (Centro Administrativo – Cambeba)
Data: 29 de junho de 2015
Horário: 8h30

 

 

26.06.2015

Jacqueline Cavalcante
Assessora de Imprensa da Secretaria da Educação
85 3101.3972 | 98845.5185
jacquelinec@seduc.ce.gov.br

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa da Casa Civil
Governo do Estado Ceará
85 3466.4898