Secult promove debate “Diálogos Culturais” sobre diversidade cultural e o público LGBT

29 de junho de 2015 - 11:22

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará realiza nesta segunda-feira (29), às 17 horas, no auditório da Secult (edifício do Cine São Luiz, 6o. andar) o encontro Diálogos Culturais – Políticas de Afirmação LGBT. O debate, aberto a todos os interessados e com transmissão online através do site e do Facebook da Secretaria, faz parte de uma série de reuniões temáticas e por regiões do Estado que a Secult vem promovendo desde o início da nova gestão, para debater com a sociedade demandas, prioridades, conceitos, diretrizes e ações da política cultural do Estado.

 

A atividade é voltada para produtores, gestores, pesquisadores e todos os interessados nas políticas de afirmação, cidadania e diversidade cultural LGBT no Ceará. Nesta edição, os Diálogos contarão com as falas do secretário da Cultura do Estado do Ceará, Guilherme Sampaio, e de representantes do setor cultural e do público LGBT. O objetivo é promover um espaço de diálogo contínuo entre o poder público e a sociedade civil em torno da temática, com o propósito de eliminar desigualdades historicamente acumuladas, buscando garantir a equivalência de oportunidades, o tratamento digno e a justa compensação pelas perdas resultantes de preconceito e discriminação da população LGBT no âmbito cultural. Além de assegurar a contribuição da política cultural para a superação do preconceito e a afirmação da diversidade e do respeito.

 

Seguindo o formato do programa, o secretário Guilherme Sampaio fará uma exposição inicial, sobre as ações desenvolvidas pela Secult nestes seis primeiros meses de gestão e sobre as diretrizes e os objetivos da política cultural no Estado, com destaque para o compromisso do governador Camilo Santana em ampliar o orçamento para o setor e em colocar a cultura em lugar de destaque, como instrumento para o desenvolvimento do Estado. Em seguida a palavra é aberta aos participantes, que podem apresentar sugestões, demandas, críticas, contribuições de qualquer natureza ao debate sobre a afirmação da cultura e da arte cearenses e o fortalecimento da política cultural estadual.

 

Os “Diálogos Culturais” já foram realizados presencialmente nos municípios do Crato, Quixadá e Fortaleza, além de abrangerem a transmissão online de várias reuniões promovidas com artistas, produtores, proponentes de projetos culturais, comunidade em geral, na sede da Secult. Trata-se de um programa permanente, de promoção de diálogo direto entre a Secult e os cidadãos, tanto de forma presencial quanto através da Internet, cumprindo as diretrizes de democratização e participação, definidas na política cultural do Estado.

 

SERVIÇO:

Diálogos Culturais da Secult – Políticas de Afirmação LGBT

Segunda-feira, 29/6, às 17h, no Auditório da Secult
Rua Major Facundo, nº 500 – 6o. Andar – Edifício do Cineteatro São Luiz

Entrada franca. Transmissão online pelo site www.secult.ce.gov.br.

 

 

 

29.06.2015

 

 

Assessoria de Comunicação da Secult
Dalwton Moura / Clovis Holanda ( secultmkt@gmail.com )
85 3101.6761 / 8699.6524 / 8829.8222

 

Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado – Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
 (85) 3466.4898