Camilo Santana apresenta potencial econômico a embaixador da Coreia do Sul

1 de julho de 2015 - 18:54

O governador Camilo Santana recebeu no  Palácio da Abolição, no final da manhã desta quarta-feira (1), o embaixador da Coreia do Sul no Brasil, Jeong Gwan Lee, em sua primeira visita oficial ao Ceará. O diplomata e a comitiva conversaram por uma hora no gabinete do chefe do executivo estadual, que apresentou aos asiáticos todas as potencialidades do Ceará. “Aqui nós temos uma economia crescente, que se relaciona muito com o turismo e serviços. Temos também um complexo portuário em expansão, uma Companhia Siderúrgica forte, equipamentos como o Centro de Eventos, os parques de energia eólica, as escolas profissionais que são exemplo para o resto do país. E ainda a possibilidade da vinda do hub da TAM para o nosso aeroporto. Eu acho que o Ceará tem muito a oferecer de atrativos para os empresários coreanos e acho que a Coreia também tem muito o que oferecer ao Ceará”, destacou o governador em sua apresentação aos visitantes.

 

Rcoreia2O embaixador estava acompanhado do primeiro secretário da Embaixada, Jae Han Jun; da pesquisadora da Embaixada, Regina Jeong; e de sete empresários e executivos ligados a companhias coreanas –  Yungsun Lee, diretor geral da KOTRA (agência de negócios da Coreia do Sul); Jaehoon Choi, gerente da KOTRA; Dongil Lee, presidente no Brasil da Hyundai Corporation; Young Sok Kim, diretor do Standard and Chartered Bank; Don Sung Lee, presidente no Brasil da Korea Trade Insurance Corporation; Hyun Woong Lee, diretor da Hanwha Internacional do Brasil; Sun Tae Kim, presidente no Brasil, Daewoo do Brasil Imp e Exp Ltda; e Donghuky Kim, gerente do Korea Exim Bank.

 

Rcoreia3O governador Camilo também apresentou para a delegação oriental os projetos do Acquário do Ceará e da Transnordestina, que vai facilitar ainda mais o escoamento da produção local. Em meio à conversa sobre relações comerciais, o encontro ganhou tom mais descontraído quando surgiu o assunto futebol. O embaixador fez uma avaliação da pressão que a jovem seleção brasileira vem sofrendo desde a Copa do Mundo de 2014 e o governador aproveitou para fazer uma oferta: apresentou o Centro de Formação Olímpica que está sendo finalizado e garantiu que a delegação esportiva sul-coreana será muito bem-vinda se quiser se instalar no Ceará antes do início das Olimpíadas do Rio em 2016. Jeong Gwan Lee agradeceu o convite e afirmou que vai levar a proposta para avaliação em seu país.

 

Participaram ainda do encontro o chefe do Gabinete do Governador Élcio Batista, o chefe da Casa Civil Alexandre Landim, a secretária de Desenvolvimento Econômico Nicole Barbosa, o presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) Ferruccio Feitosa, o presidente da Cearáportos Danilo Serpa e o gerente geral de comunicação e relações institucionais da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) Ricardo Parente.

 

 

Fotos: Carlos Gibaja

 

 

 

01.07.2015

 

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa da Casa Civil
Governo do Estado do Ceará
(85) 3466.4898/4893
(85) 99128.1288
www.ceara.gov.br