Conselho de Administração do Centec nomeia novo Diretor de Extensão e Ensino

7 de julho de 2015 - 13:28

Em reunião realizada na última quarta-feira (01), o Conselho de Administração do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) aprovou a indicação do agrônomo Silas Barros Alencar como o novo Diretor de Extensão Tecnológica e Inovação do Centec. Ele ocupará também, interinamente, a Diretoria de Ensino e Pesquisa.

Com graduação na Universidade Federal da Paraíba, professor Silas possui mestrado em Agronomia (Fitotecnia) e foi docente da Faculdade de Tecnologia Centec (Fatec) Cariri, em Juazeiro do Norte, durante 13 anos. Tem experiência em Entomologia Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: irrigação, algodão herbáceo, microaspersão e fruticultura irrigada. Já trabalhou na Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e Instituto Agropolos.

centec2O presidente do Conselho e secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Inácio Arruda, aproveitou a ocasião para homenagear o ex-diretor Odério Lima, destacando o seu empenho durante o tempo em que exerceu a função no Centec. “A passagem do Afonso Odério foi positiva, por ser uma pessoa de muita dedicação à causa do Centec e à formação do povo cearense”, disse o secretário. “Ele se entregou completamente ao trabalho no Instituto”, afirmou.

Durante a reunião, o presidente do Centec, Francisco Lopes Viana, destacou a vocação do Instituto para atuar na extensão tecnológica, afirmando que esse ainda é um espaço que deve ser preenchido, mesmo com a expansão de outras instituições de ensino no interior do Estado. Ele defendeu uma parceria forte com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), e o setor privado, para que o Centec fortaleça a extensão tecnológica e a prestação de serviços.

Diante desta discussão, retornou à pauta do Conselho a necessidade de renovação e fortalecimento da atuação do Centec. “Certamente, o governo vai discutir o novo papel do Centec. Esse é um debate que iremos fazer”, garantiu Inácio. Essa renovação vem sendo discutida desde a primeira reunião do Conselho de Administração este ano. Pensando neste redirecionamento institucional, os representantes do corpo técnico administrativo, Jerônimo Lima e Paulo Gaudêncio, apresentaram ao Conselho uma proposta inicial de renovação gerencial do Centec.

O Conselho de Administração deliberou também acerca dos aditivos aos contratos de gestão do Centec com a Secretaria das Cidades e Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura, os quais foram aprovados. Mas, segundo o secretário Inácio Arruda, o aditivo da Secitece ainda será deliberado junto a outros órgãos do Governo.

A reunião também abriu espaço para uma discussão sobre mudanças no processo seletivo dos profissionais que atuam nas Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP), que é realizado pelo Centec em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc). Com os ajustes que foram aprovados, os candidatos a professor de nível técnico não precisarão mais se submeter ao teste psicológico e à prova didática.

A avaliação da didática docente se dará nos três primeiros meses de aula, durante o contrato de experiência. Além disso, a prova objetiva acontecerá em 20 Credes (Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação) e não apenas em Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral, como ocorria anteriormente. Segundo o diretor administrativo do Centec, Elder Sampaio, as modificações foram necessárias para dar agilidade ao processo e para alcançar um maior número de candidatos em todo o Estado do Ceará, atendendo com maior agilidade e eficiência à demanda da Seduc.

07.07.2015

 

Assessoria de Marketing e Comunicação do Instituto Centec
(85) 3066-7030 / 9949-1534 (Tim)
carol@centec.org.br / carolineavendano@gmail.com
www.fb.com/InstitutoCentecCeara | www.centec.org.br

 

Sabrina Lima
Gestorade Célula / Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br     / (85) 3466.4898