Implantada regularização fundiária em Jijoca de Jericoacoara

10 de julho de 2015 - 13:08

Jijoca de Jericoacoara é o quarto município do Estremo Oeste do Estado, do total de 12, contemplado com o Programa de Cadastro Georreferenciado de Imoveis Rurais e Regularização Fundiária, pelo Governo do Estado. A implantação foi  realizada na manhã desta quinta­feira (09/07), na Câmara de Vereadores, durante a audiência pública coordenada pela  superintendente adjunta do Idace, Gracinha Pedrosa. Os demais são os de Cruz, Bela Cruz e Camocim, onde os serviços já foram iniciados, e os de Acaraú, Barroquinha, Chaval, Granja, Marco, Martinópole, Morrinhos e Uruoca, onde as audiências públicas serão marcadas posteriormente.

 

Durante 30 minutos Gracinha Pedrosa fez uma exposição sobe o programa de regularização fundiária no Estado, que tem a parceira do Governo Federal, através da Secretaria de Reordenamento Agrário e Superintendência Regional do Incra no  Ceará. O Diretor Técnico e de Operações do Idace, Paulo Henrique Lobo, explicou que o programa é executado pela  empresa licitada Topodatum Topografia, sob a coordenação e fiscalização desta diretoria.

 

O prefeito Pe. Lindomar Oliveira disse que o programa “é uma das maiores ações sociais do Governo do Estado”,  destacando os beneficiais que poderão trazer para a população, “entre eles de ter o documento comprovando que a terra  é sua de fato e de direito”. No caso o título de propriedade, porque a grande maioria tem apenas documentação de compra e venda ou de herança, sem validade jurídica.

 

Participaram também da audiência o presidente da Câmara de Vereadores, José Valdênio Penha; o promotor Francisco  Neto; a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Natalice Nunes; a chefe do cartório, Rita Silvana; os  representantes do Incra, Alcir Rêgo, e da Fetraece, José Ferreira; e o secretário municipal de Agricultura, Arteiro Ferreira. Além de vereadores e lideranças de associações comunitárias.

 

 

10.07.2015

 

Augusto Brandão
Assessoria de Comunicação do IDACE
comunicacao@idace.ce.gov.br
85.3474.9141 / 85.98868.1012

 

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias
Coordenadoria de Imprensa da Casa Civil
Governo do Estado Ceará

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado – Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
(85) 3466.4898