#Cearáemférias no Parque Ecológico do Cocó: lazer e esporte em contato com a natureza

13 de julho de 2015 - 13:53

 

Quando se visita a cidade de Fortaleza, diversas são as atrações que passam por nossas programações. A principal delas relacionadas a praias. Porém, a capital cearense também pode surpreender com diversos espaços públicos espalhados pela cidade, aliando diversão, esporte e lazer para toda a família.

 

Rcocó8Um desses espaços é o Parque Ecológico do Rio Cocó. Uma extensa área de conservação da fauna e flora do mangue cearense, localizado em uma das maiores urbes da Capital, no bairro Papicu. O Parque do Cocó tem uma área de 1155 hectares e possui três trilhas em funcionamento, totalizando 2km de extensão, todas elas guiadas gratuitamente por monitores treinados. Contendo diversas espécies de vida animal e vegetal endêmicas e em extinção, ele é considerado uma das heranças culturais, ecológicas e de preservação mais importantes de Fortaleza.

 

Rcocó saraPara a aposentada Sara Paiva, de 63 anos, o local, além de trazer o contato com a natureza, proporciona a reunião de sua família. “Gosto daqui, pois é uma ótima opção de lazer para a família e para as pessoas que gostam de praticar esporte, trazer as crianças para brincar e passear com seus animais. Para mim, por exemplo, é ainda mais importante, pois vim curtir os meus netos e filhos, além de aproveitar um dos melhores lugares da cidade. Nós nos sentimos bastantes seguros, pois vemos bastantes policiais e guias do parque. Esse local é de suma importância para a população. Não só para mim, mas acredito que para toda população que procura um espaço arejado, limpo, verde para ser ter um lazer tranquilo”, reforça Sara.

 

Rcocó4Para a metrópole, o Parque Ecológico ajuda a reduzir a temperatura do ar, dando a sensação de conforto térmico, além de formar uma bacia protetora, prevenindo enchentes durante tempos de fortes chuvas. Sabendo de sua importância, a Secretaria do Meio Ambiente tem feito diversas ações no equipamento. “Recentemente, fizemos uma limpeza do Rio Cocó, durante dois meses, onde retiramos 150 toneladas de resíduos sólidos e plantas aquáticas. Estamos também recuperando o leito do Rio”, divulgou o secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, que passeava pelo parque.

 

Rcocó6Em seu momento de lazer, o secretário Artur Bruno enfatizou a importância do Parque para a população. “O parque do Cocó é uma das maiores referências de Fortaleza. É uma área que toda população gosta, admira e um excelente local para trazer toda a sua família. Diariamente, temos centenas de pessoas que vêm e fazem piqueniques, grupos de jovens tocam e cantam com seus violões, encontros de turmas, momentos de meditação. Muitas coisas podem ser vistas e apreciadas aqui. Para quem conhece ou não, recomendo, indico e trago todos que posso para este lindo equipamento”, declarou.

 

Rcocó5O espaço contém áreas verdes, uma grande manguezal, bosques e árvores centenárias preservadas, além de quadras esportivas e anfiteatro. A professora Cláudia Montezuma, 30 anos, visitante do Parque pela primeira vez, disse estar encantada com as possibilidades de lazer que o espaço oferece. “”Vim apenas para reconhecer o Parque, mas quando entrei aqui me apaixonei. Estou adorando o espaço, principalmente, porque estamos tendo um contato direto com a natureza. Até mesmo o contato das crianças com o mangue e a estranheza misturada com o deslumbramento. Essa descoberta não tem preço. O impressionante também é perceber que nos percursos das trilhas, nós não ouvimos qualquer barulho de carros e buzinas, apenas o ronco das árvores e o canto dos pássaros. Isso é maravilhoso”, destacou a professora.

 

 

 

Veja o passeio que fizemos no local:

 

 

Programação de férias do Parque Ecológico do Rio Cocó:

 

Trilhas gratuitas guiadas por monitores
Quando: segunda a sexta, das 8h às 17h / Sábado e domingo, das 8h às 12h
Mais informações: (85) 3234-3574 (Paulo Lira)

 

Yoga e Meditação
Quando: Todos os sábados, 16h
Local: Anfiteatro do Parque do Cocó
Mais informações: (85) 9-8818-1692 (Arte de Viver / Lúcia Rejane)

 

 

 Para conferir mais dicas para as férias, clique aqui

 

 

Serviço:

 

Rcocó7
Parque Ecológico do Rio Cocó

Local: Avenida Engenheiro Santana Júnior com Avenida Padre Antônio Tomás, Papicu – Fortaleza

Ônibus de acesso: Grande Circular I e II, Borges de Melo I e II, Paranjana I e II e Top Bus.

Distância: 4 km (Beira Mar)/ 7 km (Centro)
Telefone: (85) 3101-5548

 

 

 

 

Queiroz Neto / Fotógrafo / Governo do Estado

 

 

13.07.2015

 

Wilame Januário
Repórter / Célula de Reportagem

Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado – Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
 (85) 3466.4898