SPD apresenta Programas de Prevenção ao Uso de Drogas

13 de julho de 2015 - 21:06

Prefeitos, secretários municipais, técnicos e representantes de instituições que integram a rede de saúde participaram da apresentação dos Programas de Prevenção ao Uso de Álcool e outras Drogas a serem implantados em dez municípios cearenses a partir do segundo semestre letivo, em iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD). A secretária Mirian Sobreira recebeu os convidados e apresentou os programas que atenderão estudantes da rede pública, desde o ensino fundamental até o ensino médio. Serão seis escolas em cada município, totalizando 60 unidades, inicialmente. Além disso, serão implantados programas focados nas famílias e em iniciativas comunitárias. Ao todo, cinco programas serão implantados nesta primeira etapa.
 
 
“Jogos Elos” é um programa voltado para crianças de 6 a 9 anos matriculadas no 1° e 2º anos do Ensino Fundamental I da rede pública de ensino. O objetivo é contribuir para a produção de um ambiente harmônico, que estimule a troca e a cooperação entre alunos e professor, favorecendo o aprender e o desenvolvimento das habilidades sociais.
 
 
O “Tamo Junto” é um programa de prevenção ao uso de drogas realizado em escolas, voltado para adolescentes entre 10 e 14 anos de idade matriculados na 7º série e 8º ano do Ensino fundamental II, com o objetivo instrumentalizar adolescentes com habilidades e recursos específicos para que possam lidar com influências sociais, adquirindo conhecimento sobre drogas e suas consequências para saúde. 
 
 
O “Fortalecendo Famílias” é um programa de prevenção ao uso e abuso de drogas, voltado para famílias de crianças e adolescentes entre 10 a 14 anos. Pretende reduzir os fatores de risco e construir ou fortalecer os vínculos familiares e comunitários.
 
 
O “Juventude em Ação” é um programa de prevenção ao uso de drogas, voltado para os estudantes do ensino médio da rede pública de ensino. O projeto inclui, ainda, roda de conversa que envolvem familiares e lideranças locais. Seu objetivo é contribuir com a diminuição do número de usuários de substâncias psicotrópicas,  socializando conhecimentos sobre drogas e seus efeitos para a saúde física, mental e social, com embasamento cientifico, além de fortalecer os laços familiares e comunitários.
 
 
Finalmente, o  “Fortalecendo Minha Comunidade” é um projeto de financiamento de ONG´s, associações de moradores e instituições que tenham atuação comunitária e desenvolvam atividades na perspectiva da promoção de cidadania e prevenção do uso de drogas. Essas iniciativas poderão se caracterizar por atividades de esporte e lazer, arte e cultura, de qualificação ou inserção profissional e desenvolvimento comunitário.
 
 
O evento contou com a presença dos prefeitos de Barbalha, José Leite; de Aracati, Ivan Silvério; de Crateús, Mauro Rodrigues; de Tianguá, Jean Nunes; e de Camocim, Mônica Aguiar, além de representantes dos demais municípios convidados a aderirem ao programa. O Termo de Cooperação entre a SPD e os municípios será assinado na presença do governador por ocasião do lançamento do programa Ceará Pacífico. O treinamento dos técnicos e professores começa ainda este mês.
 
 
 
13.07.2015
 
 
Assessoria de Imprensa da SPD
Lena Ximenes
lenaximenes66@gmail.com / (85) 99611.6716/ 98902.7939
 
 
Ciro Câmara
Gestor de Célula / Secretaria
 
 
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil