Sejus oferta cursos para egressos do sistema penitenciário

14 de julho de 2015 - 20:30

A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus) está ofertando quatro cursos para egressos do sistema penitenciário. As aulas acontecem nos segmentos de beleza e na área administrativa, além de jardinagem. Ao todo, 60 pessoas participam das aulas. Novos cursos estão previstos para este semestre.

 

Atualmente, as aulas são em Manicure e Pedicure, Assistente Administrativo, Operador de Computador e Jardinagem. Os cursos de Manicure e Assistente Administrativo ocorrem na sede da Coordenadoria de Inclusão Social ao Preso e Egresso (Cispe), enquanto as aulas de Operador de Computador são ministradas na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Os três cursos são feitos em parceria com o Senac e somam 40 alunos.

 

RsejusNo Horto Municipal Falconete Fialho, 20 egressos participam do projeto “Plantando o Amanhã”, feito em parceria com a Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb). Além de aulas teóricas e práticas no próprio Horto, os alunos participarão de aulas práticas, com plantio de mudas em algumas avenidas da cidade.

 

O projeto marca um trabalho mais forte na capacitação dos egressos do sistema penitenciário. “Já temos uma ação forte dentro das unidades prisionais, com diversos projetos e ações de capacitação, formação profissional. Agora, entendemos que é preciso fortalecer essa capacitação também quando essas pessoas deixam a unidade”, destaca a coordenadora de inclusão social da Sejus, Cristiane Gadelha.

 

O supervisor de educação e capacitação da Cispe, Ricardo Soares, destaca que, ao final dos cursos feitos com o Senac os alunos poderão se cadastrar em um banco de talentos que visa a inserir os capacitados no mercado de trabalho. Soares acrescenta que os egressos interessados em participar de outros cursos podem se cadastrar na Cispe. “Quando há sobra de vagas, também abrimos oportunidade para os familiares de egressos”, pontua. A coordenadora Cristiane Gadelha acrescenta que neste semestre ainda serão ofertadas aulas de Conservação e Limpeza, Auxiliar Administrativo e Cabeleireiro Assistente.

 

 

Fotos: Rosane Gurgel

 

 

14.07.2015

 

Assessoria de Comunicação da Sejus
Camille Soares ( ascom.sejus@gmail.com / 85 3101.2862)

 

Gestor de Célula/Secretarias
Ciro Câmara ( ciro.camara@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)

 

Coordenadoria de imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898