#Cearáemférias: Campeonato Estadual de Quadrilhas Juninas começa nesta quinta-feira (16), no Centro Dragão do Mar

16 de julho de 2015 - 17:23

 

O Campeonato Estadual de Quadrilhas Juninas do Estado do Ceará, realizado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, acontece nos dias 16, 17, 18 e 19 de julho, sempre a partir das 19h30, na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Marcando o encerramento das atividades do Edital Ceará Junino 2015, da Secult, e refletindo as diretrizes da política cultural do Estado, o campeonato reunirá 20 quadrilhas juninas da categoria adulta, de 18 municípios, vencedoras dos 20 concursos regionais realizados em todas as regiões do Ceará, com apoio da Secult. Todas as atividades têm entrada franca.

são joãoO Campeonato Estadual é uma das ações do Edital Ceará Junino 2015, através do qual o Governo do Estado, por meio da Secult, apoiou 100 quadrilhas juninas e 20 festivais. Agora, é o momento de o público apreciar, em Fortaleza, as apresentações das melhores quadrilhas e participar dessa grande festa, que também conta com quadrilhas juninas infantis e da melhor idade, conforme deliberação coletiva definida em reunião na Secult, antes do lançamento do Edital Ceará Junino, destacando maior apoio a quadrilhas infantis, como forma de apoiar a preservação da tradição e a participação de novas gerações na festa popular mais característica da região Nordeste.

 

Programação

 

Os quatro dias de festa terão programação cultural fiel às tradições juninas, feiras de comidas típicas e de artesanatos, além de apresentações de manifestações artísticas tradicionalmente populares. Nesta quinta-feira (16), após a apresentação da Quadrilha Esperancinha, a solenidade de abertura do Campeonato começa às 20h, com direito ao lançamento de um selo especial pelos Correios, com o tema “quadrilhas juninas”. Em seguida apresentam-se as quadrilhas Luar do Sertão (de Sobral), Arraiá da Liberdade (Redenção), Fogueira da Paixão (Cascavel) e Brilha São João, de São João do Jaguaribe.

 

Na sexta-feira (17), a festa tem início às 19h30, com a Quadrilha Junina Encanto, de Fortaleza. Às 20h tem a Quadrilha Melhor Idade – Núcleo Polar e, na sequência, as quadrilhas Asa Branca (CamposSales), Flor de Mandacaru (Tauá), Beija-flor (Paramoti), Paixão Nordestina (Fortaleza) e Ceará Junino (Fortaleza).

 

No sábado (18), às 19h30, é a vez da quadrilha Balão Junino, de Caucaia, seguida por Quadrilha Melhor Idade do núcleo Quintino Cunha. A noite continua com as quadrilhas São João (Ipu), Beira Lixo (Camocim), Terra Junina (Independência), Arraiá da Roça (Tejuçuoca) e Cumpade Justino, de Maracanaú.

 

Fechando a festa, no domingo (19), às 19h30 tem a quadrilha Brilho da Fogueira, de Fortaleza. Às 20h a apresentação de quadrilha da Melhor Idade fica por conta do Núcleo César Cals. Depois recebem o aplauso do público a Quadrilha do Gil (de Juazeiro do Norte), Fulô do Sertão (Senador Pompeu), Arriba Saia (Várzea Alegre), Cheiro de Terra (Horizonte) e Zé Testinha, de Fortaleza.

 

 

Convite para festejar

 

“Todos estão convidados a participar dessa grande celebração da cultura popular, festejando a diversidade e a riqueza cultural do Ceará, um dos estados em que o movimento junino tem mais força. Os festejos movimentam a economia nos municípios, mobilizam a população, enfim, contribuem tanto para a geração de emprego e renda quanto para o fortalecimento da nossa identidade, para a continuidade da tradição e para que novas gerações se somem nessa manifestação”, destaca o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Guilherme Sampaio.

 

“O investimento do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura, contribui para gerar as condições para que as quadrilhas, os festivais e todas as ações culturais relacionadas a esse período e essa manifestação popular tenham cada vez mais visibilidade, no nosso Estado, no Nordeste e no Brasil”, acrescenta o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Guilherme Sampaio. “O apoio às quadrilhas e aos festivais não acontece de modo isolado, e sim como parte integrante de uma política pública de afirmação e valorização da cultura cearense. Daí o compromisso de cada vez mais destacar as políticas culturais como vetor estratégico para o desenvolvimento do Estado”.

 

 

Junho e julho

 

O grande circuito dos festivais do Ceará Junino começou em 13 de junho, em Paracuru, no Litoral Oeste, e em Ipu, na região da Ibiapaba, abrindo a sequência de 20 eventos apoiados pela Secult. Todos os festivais foram selecionados através do Edital Ceará Junino 2015, previsto na legislação estadual como ferramenta da política cultural do Estado, contribuindo para valorizar as manifestações tradicionais da sociedade e para democratizar o acesso da população aos bens e serviços artísticos e culturais.

 

Cumprindo as diretrizes de descentralização e democratização do acesso aos bens e ações culturais, de afirmação da cultura cearense e de valorização das tradições populares, o Edital Ceará Junino atingiu recorde no número de inscrições: foram 318 neste ano, incremento de mais de 20% em relação aos inscritos para a edição 2014 do edital, que somaram 265. Cada um dos 20 festivais apoiados conta com investimento de R$ 22.280,00 do Governo do Estado, por meio da Secult. Além dos festivais, cada uma das 100 quadrilhas juninas selecionadas recebe em apoio R$ 18.088,00.

 

 

Diálogo permanente

 

O lançamento do Edital Ceará Junino 2015 foi precedido de reuniões entre a equipe da Secult e dezenas de produtores, artistas e representantes de federações e entidades juninas, dando sequência aos “Diálogos Culturais” promovidos permanentemente pela Secretaria.

 

Durante os encontros, o fortalecimento do edital junino como instrumento da política pública de cultura no Estado foi destacado pelo secretário Guilherme Sampaio, que coordenou os debates, responsáveis por gerar diversas sugestões importantes para o aperfeiçoamento do edital e dos festejos juninos no Ceará.

 

O secretário Guilherme Sampaio reforçou a diretriz do governador Camilo Santana em reforçar a presença da Secretaria de Cultura e das políticas públicas de cultura no Interior do Ceará e o compromisso de ampliar gradativamente o investimento do Governo do Estado na cultura, até chegar ao equivalente a 1,5% do orçamento da administração estadual.

 

 

SERVIÇO:

 

Campeonato Estadual de Quadrilhas Juninas. De 16 a 19 de julho, sempre a partir das 19h30, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Entrada franca. Realização: Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Mais informações: 3101.6765 / 3101-6770 / www.secult.ce.gov.br.

 

 

16.07.2015

 

Assessoria de Imprensa da Secult
Entrevistas/mais informações:
(85) 8699-6524 – Dalwton Moura
(85) 8829-8222 – Clovis Holanda
(85) 3101-6761 / secultmkt@gmail.com

 

Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado – Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
(85) 3466.4898