Com passeio ciclístico, Cagece lança campanha contra o desperdício de água neste domingo

19 de julho de 2015

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) apresentou neste domingo (19), às 8h30, no Anfiteatro do Cocó, a campanha “Água: Trate com carinho”, que tem como objetivo reforçar ações contra o desperdício no Estado com a ajuda da população. A campanha contou com orientações práticas para que a população saiba como identificar problemas em casa, no trabalho e nas ruas. A campanha “Água. Trate com carinho”, foi lançada durante o passeio ciclístico promovido pela Cagece em comemoração aos 44 anos da empresa.

 

Um plano de ação inclui a mobilização de todas as unidades da Companhia no alerta ao desperdício, informações educativas nas redes sociais, reportagens exclusivas no portal do Governo e da Cagece, além da mídia espontânea focada especialmente em rádios da capital e do interior. “A Cagece possui uma responsabilidade muito grande em virtude do abastecimento de água nos 151 municípios atendidos. Queremos que o consumo de água seja consciente. A campanha parte do reforço ao trabalho que já desenvolvemos na Companhia e conta com o apoio da população na identificação de problemas relacionados ao desperdício”, explica Neurisângelo Freitas, presidente da Cagece.

 

R ARI9995A população será estimulada a denunciar vazamentos e fraudes pelo aplicativo Cagece Mobile, disponível para IOS e Android, nas redes sociais (Twitter @cagece e no facebook.com/CageceOficial), além do 0800.2750195. “A participação popular no combate ao desperdício é de extrema importância para que a Companhia possa aperfeiçoar o monitoramento de toda a rede. Internamente, trabalharemos a força tarefa para atender às demandas relacionadas”, complementa Neurisângelo. A população será orientada a identificar vazamento também em suas casas, tendo em vista que boa parte da água desperdiçada é proveniente de vazamentos ocultos.

 

Durante o passeio ciclístico e lançamento da Campanha foram distribuídos adesivos alusivos a Campanha, e os participantes do passeio receberam placas para as bicicletas.

 

 

 

 

> Combate às Perdas

 

A Cagece sempre busca investir em programas no combate às perdas e ao desperdício de água. Atualmente, a Companhia conta com equipes especializadas em identificar vazamentos ocultos e visíveis (caça-vazamentos), EPZs (estações piezométricas que medem pressão), atividades de responsabilidade social e ambiental e um Sistema de Controle de Perdas (Siscope) que consegue identificar grandes variações de consumo, o que auxilia na identificação de fraudes e outras irregularidades.

 

 

Fraudes

 

As fraudes, ligações clandestinas ou, como se diz popularmente, os “gatos”, são todas as infrações causadas propositalmente pelo usuário com o intuito de alterar o real consumo de água. O tema é importante pois quem frauda compromete o abastecimento de água não só dos seus vizinhos, mas também de toda a cidade, pois causa um desequilíbrio hidráulico no sistema devido ao grande volume retirado pelas ligações clandestinas que geram um alto consumo que não é pago. Assim, contribui para o aumento dos índices de perdas no sistema de abastecimento de água.

 

As fraudes são crimes e quem comete pode ser processado por elas, mesmo que tenham sido realizadas por terceiros. No momento em que você assume um imóvel, assume a responsabilidade de cuidar dele. Na suspeita de fraude, aplica-se um termo de ocorrência da ação, descrevendo o problema e indicando as instruções para o usuário. Havendo comprovação, é aplicada uma multa de acordo com as condições da fraude. A tabela de multas está devidamente aprovada pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (ARCE) e Agência Reguladora de Fortaleza (ARFOR).

 

 

> Como agir?

 

A Cagece disponibiliza diversos canais para denunciar fraudes ou desperdícios

 

– App da Cagece (disponível para iOS e Android). A forma mais cômoda e prática de realizar uma denúncia. Basta clicar em “registrar uma ocorrência” e “fraude”. Você envia o endereço completo (que pode ser consultado pelo gps do seu smartphone) e envia, se preferir, uma foto;

 

– Central de Atendimento (0800 275 0195), canal 24 horas da Companhia;

 

– Lojas de Atendimento. Saiba como encontrar a Loja mais próxima de você.

 

 

> Dicas de economia

 

Nunca é demais lembrar que atitudes simples da nossa rotina podem gerar grande economia de água. Fechar a torneira enquanto faz a barba ou escova os dentes, substituir a mangueira pelo balde nas atividades domésticas, enxaguar toda a louça de uma vez só, utilizar o vaso sanitário com responsabilidade e manter o chuveiro desligado enquanto se ensaboa fazem parte das ações que, quando aplicadas corretamente, geram grande economia para o seu bolso e contribuem para o meio ambiente.

  

Participe com a Cagece nessa missão: seja um multiplicador dessas atitudes.

 

 

SERVIÇO

Lançamento da campanha “Água: Trate com carinho”, domingo, 19, às 8h30, no Anfiteatro do Cocó.

 

 

 

 

19.07.2015

 

Assessoria de Comunicação da Cagece
Leonardo Costa / (85) 3101.1826 / (85) 3101.1834 / (85) 8878.8932
comunicacaocagece@gmail.com

 

Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado – Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
(85) 3466.4898