#Cearáemférias: Teatro Dragão do Mar recebe espetáculos gratuitos de quinta a domingo

22 de julho de 2015 - 17:47

 

Dança, monólogo, teatro-objeto, teatro contemporâneo. O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura oferece ao público uma programação de excelência e totalmente gratuita na área de artes cênicas, dentro do ciclo “Final de Férias é no Dragão”. De quinta-feira (23) a domingo (26), sempre às 20h, o Teatro Dragão do Mar recebe os espetáculos “Instalaformance I – Vestida de Luz”, de Silvia Moura; “Flor de Obsessão”, de Ricardo Guilherme; “Angel”, de Duda Paiva; e “Comer Querer Ver”, do Outro Grupo de Teatro. Cortesias serão distribuídos, na bilheteria do Teatro, a partir das 19h.

 

A sequência se inicia nesta quinta-feira (23) com uma mistura de instalação e performance da bailarina e coreógrafa cearense Silvia Moura. Com 40 anos de carreira, Silvia apresenta “Instalaformance I – Vestida de Luz”. Nele, a luz é o estímulo de composição. “Escolher o que será revelado, escolher o que será escondido. Dar luz ao que não é dito. Criar imagens, ser imagem. Aguçar, projetar, expor, extrair, iluminar, escurecer, mover-se. A busca de viver uma vida cheia de mim”, define Moura.

 

Na sexta-feira (24), também às 20h, é a vez de um dos mais clássicos monólogos do teatro cearense. O diretor e ator Ricardo Guilherme apresenta “Flor de Obsessão”. A peça reúne três contos de Nelson Rodrigues (Morte pela Boca, Missa de Sangue, Unidos na Vida e na Morte) publicados na coluna A Vida Como Ela É – mantida pelo escritor nos anos cinquenta em alguns jornais cariocas – e mais um prólogo e um epílogo concebidos a partir de uma compilação de textos nos quais o autor explicita os temas centrais de sua obra. Nela, vigora a obsessiva predileção por histórias em que o amor e morte se inter-relacionam e se completam a partir de personagens que – vivendo situações-limite – precisam matar ou matar-se para provar que amam.

 

 

Teatro-objeto de Duda Paiva

 

Dando seguimento à maratona de teatro, o Dragão do Mar apresenta no sábado (25) o espetáculo “Angel”, do diretor e bailarino goiano Duda Paiva. A peça é uma história clássica de um vagabundo que encontra um anjo num cemitério e os dois fazem dele um lar. Através da delicadeza do anjo, a história entra no ambivalente mundo dos sonhos, maldições e revelações.

 

Com uma técnica de dança em que um objeto inanimado se transforma num parceiro de dança, é criada uma mágica. Com uso de uma espuma de borracha ultraleve, o boneco torna-se muito flexível e dá leveza aos movimentos. Duda Paiva é radicado na Holanda há 15 anos e retornou várias vezes ao Brasil. Em 2011, ele voltou ao País para apresentar pela primeira vez aqui o espetáculo Angel, que reúne dança contemporânea e teatro-objeto. O espetáculo já percorreu mais de 30 países diferentes além do Brasil.

 

            Encerrando a semana de programação gratuita no Teatro, o cearense Outro Grupo de Teatro – que já desenvolveu o projeto Caio e Léo, no Laboratório de Pesquisa Teatral do Porto Iracema das Artes – encena um novo espetáculo: “Comer Querer Ver”, neste domingo (26), no Teatro Dragão do Mar. A montagem traz quatro histórias sobre conflitos do homem contemporâneo consigo mesmo, cotidianamente, e com o próximo, em seus relacionamentos. A peça lança mão da homoafetividade como pano de fundo para estabelecer sua trama e é uma comédia sobre a instabilidade humana.

 

SERVIÇO

Teatro gratuito no Dragão – Ciclo Final de Férias é no Dragão

Quando: de 23 a 26 de julho
Horário: sempre a partir das 20h
Onde: Teatro Dragão do Mar
Acesso gratuito. Cortesias serão distribuídas a partir das 19h, na bilheteria do Teatro.

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

silviamoura? Espetáculo Instalaformance I – Vestida de Luz (foto)

De Silvia Moura

Dia 23 > 20h > Teatro Dragão do Mar > Gratuito

 

 

? Espetáculo Flor de Obsessão

De Ricardo Guilherme

Dia 24 > 20h > Teatro Dragão do Mar > Gratuito

 

 

? Espetáculo Angel

De Duda Paiva

Dia 25 > 20h > Teatro Dragão do Mar > Gratuito

 

 

? Espetáculo Comer Querer Ver

Outro Grupo de Teatro

Dia 26 > 20h > Teatro Dragão do Mar > Gratuito

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

22.07.2015

 

Assessoria de Comunicação e Marketing
Instituto Dragão do Mar
Telefones: 85 3488.8625/ 8970.8081

 

Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado – Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
 (85) 3466.4898