#Cearáemférias: Parque Botânico é opção para curtir as férias na natureza

25 de julho de 2015

 

Cento e noventa e dois hectares de mata virgem para diversão e lazer de toda a família. O Parque Estadual Botânico do Ceará, localizado no município de Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza, é uma das opções de entretenimento para as férias de julho aqui no estado. O espaço conta com 182 espécies vegetais catalogadas de biomas como caatinga, tabuleiro e mata atlântica. Há ainda mais de 60 aves,  apiários com colmeias de abelha italiana, banco de mudas produzindo 3.000 unidades por mês de 11 espécies nativas em estoque, um banco de germosplasma (sementes) e um orquidário. Ao fim do passeio, cada visitante pode levar para casa até cinco mudas de plantas, se assim o desejar.

 

Dentro do Parque, é possível escolher entre os 6 km de trilhas revestidas de paralelepípedos, sendo duas secundárias com mata mais fechada e uma principal. As portas estão aberta para visitação de domingo a domingo. E depois que foi reinaugurado pelo governador Camilo Santana e pelo secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, no início de junho, o novo espaço assumiu uma função educativa e recreativa, fomentando a cultura ecológica e propiciando à população um local de lazer e recreação de cunho cultural, com informações sobre a fisionomia botânica do Ceará.

 

Para se ter uma ideia, em janeiro deste ano, mês considerado de férias, o parque recebeu apenas 35 visitantes. Em junho, o salto foi considerável, aumentando para 4.451. As escolas são as maiores responsáveis pelo grande número de visitas. Nos 30 dias de junho, 2.357 alunos participaram de palestras sobre educação ambiental, conheceram as trilhas e as espécies de fauna e flora do local.

 

Sob o comando do ambientalista Aírton Bastos, p Parque Botânico dispõe de equipamentos que são utilizados para demonstrar o aproveitamento de fontes alternativas de energia, como uma célula fotovoltaica (energia solar) e um catavento que serve como demonstração de fonte de energia eólica. Ele se situa sobre uma parte do tabuleiro litorâneo, mostrando uma vegetação remanescente de uma estrutura florestal, constituída pelas chamadas matas escleromórficas e matas secas estacionais litorâneas.

 

 

SERVIÇO:

Parque Estadual Botânico do Ceará
Localização: Caucaia­ – CE
Telefone: 85 ­3368.9452
Email: parquebotanico@sema.ce.gov.br
Horário de Funcionamento: 8h às 12h e 13h às 17h

 

 

 

24.07.2015

 

Marconi Alves
Jornalista/Assessoria de Imprensa da Secretaria do Meio Ambiente
85 3101.1235 | 99900.6482

 

Elizabeth Rebouças
Assessora de Imprensa da Secretaria do Meio Ambiente

 
Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

 
Coordenadoria de Imprensa da Casa Civil
Governo do Estado Ceará
85 3466.4898