Semace e Sema reúnem esforços para proteger a Serra de Baturité

27 de julho de 2015 - 19:04

Em 2015, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), executou nove ações de fiscalização ostensiva na Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra de Baturité, atuando na região por 25 dias distribuídos de forma alternada nos últimos seis meses. Com base em uma estatística feita pela Diretoria de Fiscalização (Difis) da Semace, a cada sete dias houve uma ordem de fiscalização em execução para apurar infrações ambientais na área da Unidade de Conservação (UC).

 

De acordo com a gerente de Execução de Fiscalização da Difis da Semace, Carolina Braga, nesse semestre foram atendidas 85 ocorrências, sendo que 42 resultaram em lavratura de autos de infração e 31 termos de embrago. “Essas ações representam um esforço da Superintendência em proteger a área, cuja biodiversidade é frágil e que sofre danos ambientais frequentes”, observa Carolina.

 

Segundo a orientadora de célula da APA, Patrícia Jacaúna, que atuou em conjunto com os fiscais ambientais da Semace, a UC, por fazer parte da categoria de Uso Sustentável, tem populações residentes que causam impactos pelas atividades antrópicas, especialmente agropecuárias, horticultura, olericultura, construção civil, desmatamento, queimadas, construção de estradas, dentre outros. “Nos últimos anos, esses impactos vem crescendo, em decorrência da especulação imobiliária, atraindo capital inclusive internacional para construções de condomínios, hotéis, pousadas, muitos deles, sem os devidos estudos de impacto ambiental e adequação a capacidade de suporte”, ressalta Patrícia.

 

Ainda de acordo com Jacaúna, não obstante todo o esforço em divulgar a APA e promover a educação ambiental que é realizado pela equipe de gestão da Sema, ainda existem muitos empreendedores que poluem, degradam, constroem em áreas de riscos e em áreas de preservação permanente. “Os órgãos do Sistema Estadual do Meio Ambiente, garantem que continuarão envidando esforços no sentido de promover o desenvolvimento sustentável e proteger a APA da Serra de Baturité, bem tão caro ao povo cearense”, enfatiza Patrícia fazendo referência à parceria entre a Sema e a Semace.

 

 

Saiba mais

 

A APA da Serra de Baturité tem 32.690 hectares de superfície e foi criada pelo Decreto Estadual nº 20.956, de 18 de setembro de 1990. Localizada na região serrana do Maciço de Baturité, distante 104 Km de Fortaleza, o ecossistema é considerado uma paisagem de exceção no contexto do semiárido, contendo vestígios da Mata Atlântica.

 

O cidadão pode denunciar qualquer irregularidade ambiental que esteja sendo cometida na APA. Para isso, ele deve ligar para o Disque Natureza da Semace (0800-2752233), de segunda à sexta-feira (exceto feriados), das 8 às 12 horas e das 13 às 15 horas. É importante que, no ato da denúncia, seja repassado o máximo de informação sobre a ocorrência, a exemplo de um ponto de referência.

 

 

27.07.2015

 

Ana Luzia Brito
Assessora de Imprensa da Superintendência Estadual do Meio Ambiente
85 3101.5554 | 8653.8337
comunicacao@semace.ce.gov.br

 

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa da Casa Civil
Governo do Estado Ceará