Seinfra negocia ampliação de linhas de transmissão no Ceará

29 de julho de 2015 - 14:01

Com o objetivo de fortalecer a matriz energética, principalmente frente ao potencial eólico e solar do Ceará, a Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra) dá prosseguimento às negociações para atração de investimentos no setor. Nesta quarta-feira (29), o secretário adjunto de Energia, Mineração e Telecomunicações, Renato Rolim, participa em Recife de reuniões para tratar da atual situação da rede básica das linhas de transmissão em 230 kV e 500 kV, de responsabilidade do Governo Federal, no estado do Ceará. Estas linhas fazem a ligação entre os parques eólicos e usinas solares ao sistema nacional. O secretário adjunto será recebido pelo presidente da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), José Carlos de Miranda Farias, e pelo gerente executivo do Operador Nacional do Sistema (ONS), Saulo Cisneiros.

 

Os encontros evidenciam o empenho do Governo do Estado em ampliar e reforçar as atuais estruturas, a curto prazo, para atração de mais investimentos na área energética. Hoje existem mais de 300 projetos cadastrados na base da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e que não são viabilizados por falta de conexão e escoamento da energia gerada. “Com esta ação esperamos retomar a nossa posição pioneira quanto a geração de energia renovável na matriz energética, aumentar a nossa exportação de energia com energia limpa, e atrair a cadeia produtiva da energia eólica e energia solar”, ressalta Renato Rolim.

 

Os projetos conhecidos somam 4.000 MW no Litoral Oeste e 2.000 MW no Litoral Leste. Caso sejam viabilizados nos próximos dois anos, devem acrescentar à economia cearense um valor estimado em R$ 25 bilhões, com 50 mil postos de trabalho na fase de implantação, o desenvolvimento econômico e social no local da instalação e uma melhor distribuição de renda para a população beneficiada.

 

 

29.07.2015

 

Marco da Escóssia
Assessor de Imprensa da Secretaria de Infraestrutura
85 98898.4318 / 85 3216.3764
marco.escossia@seinfra.ce.gov.br

 

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa da Casa Civil
Governo do Estado Ceará
(85) 3466.4898