Sistema Secitece reúne-se para elaborar PPA 2016-2019

29 de julho de 2015 - 17:39

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior reuniu suas instituições vinculadas – Uece, UVA, Nutec, Funcap e Instituto Centec nesta quarta-feira, 29 de julho, na sede do Centec para reunião de planejamento do Plano Plurianual PPA 2016-2019 do Sistema Estadual de Ciência e Tecnologia do Estado. O encontro, aberto pelo secretário Inácio Arruda, contou com a participação de dirigentes e colaboradores dos órgãos que compõem o Sistema.

 

Os trabalhos foram orientados pelo analista da Seplag e coordenador do PPA, Avilton Junior e conduzidos pela coordenadora de Planejamento e Gestão da Secitece, Adeline Lobão. O objetivo é buscar eficiência nas políticas públicas através da integração na gestão, da qualificação dos gastos públicos, do reforço da atividade de planejamento e da modernização institucional.

 

O secretário Inácio Arruda disse que “o encontro tem o objetivo de unir a Secitece e todas as suas vinculadas para elaborarmos um planejamento integrado, que ganhe consistência e permita que a Secitece exerça seu papel, trabalhando em conjunto com suas vinculadas e também com outras secretarias afins de forma transversal, potencializando o desenvolvimento do Estado no que diz respeito à formação superior e profissional, à pesquisa e ao desenvolvimento tecnológico e a transferência de tecnologia para a sociedade em áreas como educação, cultura, saúde, segurança pública e desenvolvimento econômico”.

 

O PPA é um instrumento de organização da ação governamental e visa ao alcance dos resultados desejados nos temas estratégicos e nos eixos buscando solucionar ou amenizar problemas, atender demandas e criar/aproveitar oportunidades de desenvolvimento para a população cearense, em especial naqueles programas chamados finalísticos, que tem um fim direto para a sociedade.

 

“É preciso pensar no que é mais prioritário dentro das necessidades da população e da sociedade cearense. Deve haver uma mudança de postura, uma mudança de olhar para a nossa estrutura, planejar olhando para o resultado, o impacto que queremos gerar e qual o caminho para chegar a isso, esse é o modelo da Gestão Pública por Resultados que preza pela intersetorialidade”, avalia Avilton.

 

A coordenadora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Secitece, Adeline Lobão, garantiu que essa nova estratégia de integração trará um ganho pra a secretaria e para o Estado. “Estamos construindo um plano para o Sistema, envolvendo Ciência e Tecnologia, Educação Superior e Profissional, buscando desenvolver  iniciativas tendo em vista o que foi pensando na estratégia de governo dos 7 Cearás: Conhecimento, Democracia, Pacífico, Saudável, Acolhedor, Oportunidades, Sustentável”, finaliza.

 

Estiveram presentes o secretário adjunto Francisco Carvalho; o secretário executivo Gilvan Paiva; os reitores Jackson Sampaio (Uece) e Fabiano Carvalho (UVA), o presidente do Nutec, Francisco Magalhães; o presidente do Centec, Francisco Viana e o diretor de Inovação da Funcap, Jorge Soares.

 

 

Confira o que pensam os gestores das vinculadas sobre o PPA 2016-2019 e a integração das ações:

 

“Nós temos a honra de receber os nossos parceiros que compõem o Sistema de Ciência, Tecnologia e Educação do Estado do Ceará, para partilhar desse esforço de concretizar o PPA. E essa reunião é a oportunidade que temos para avaliar as nossas ações e contribuirmos para otimizar a execução orçamentária dos recursos do Governo do Estado”.
Francisco Viana, presidente do Centec

 

“A universidade precisa compreender de maneira orgânica a relação entre o que ela faz e o que a sociedade precisa e o Estado também precisa compreender o que a universidade pode fazer para beneficiar a sociedade. Este ano, por ocasião dos 40 anos da Uece, a universidade tem feito muita revisão histórica, o que permitirá dar o salto para o que podemos fazer e crescer nos próximos quatro anos”.

Jackson Sampaio, reitor da Uece

 

 

“Uma boa gestão depende de um bom planejamento. Hoje temos essa missão de fazer as melhores escolhas em um momento de escassez. Esse é o momento do talento, de descobrirmos como vamos nos superar quando os recursos não estão fartos. Dificuldades não devem ser usadas pra desculpas mas para motivação”.

Francisco Magalhães, presidente do Nutec

 

 

“Esse encontro é importante para o planejamento de todo o sistema Secitece, precisamos ver o que teremos mais a frente e a universidade está engajada nisso”

Fabiano Carvalho, reitor da UVA

 

 

“A Funcap tem um papel chave não apenas na disponibilização de recursos para bolsas, mas também para apoio a projetos. Em um momento de crise, precisamos tentar multiplicar esses recursos através de parceiros no setor de inovação e projetos científicos, pois é isso que vai compor a força de trabalho e a comunidade acadêmica do futuro”

Jorge Soares, diretor de Inovação da Funcap

 

 

 

 

29.07.2015

 

 

Simplícia Sinibaldi
Assessora de Imprensa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior
85 98833.3217 | 98433.4880
simplicia@sct.ce.gov.br

 

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa
Casa Civil – Governo do Estado Ceará
85 3466.4898