125 jovens do Mucuripe e Papicu iniciam cursos da STDS e IJCPM

30 de julho de 2015 - 19:41

“O Ceará continua gerando empregos. Não nos deixemos abater com a crise, porque, diferente de outros Estados, o Ceará continua oferecendo oportunidades de trabalho. Estejam atentos, aproveitem as oportunidades e se dediquem”. A declaração e o estímulo são do secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Josbertini Clementino, ao celebrar nesta manhã a parceria com o Instituto João Carlos Paes Mendonça (IJCPM) e Shopping RioMar, para capacitação profissional de mais 125 jovens e adultos de comunidades carentes nos bairros do Mucuripe, Vicente Pinzón e Papicu. As aulas já começam nesta sexta-feira (31). Esta semana, 1.326 oportunidades de emprego, das quais 159 são para pessoas com deficiência, estão disponíveis na capital e em outros 12 municípios.

 

O secretário se referiu às taxas de desemprego da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), que permanecem estáveis em torno de 7,9%, a menor de todas os Estados pesquisados pela Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED). Pernambuco amarga índices de desemprego de 13,5%, a Bahia, de 18%, São Paulo, 13,5% e o Distrito Federal, de 14,2%. “Por isso, continuamos a investir em capacitação e vocês devem abraçar com força e dedicação essa oportunidade”, alertou o secretário, para uma centena de pessoas que lotaram nesta manhã, o auditório do Centro de Integração Tecnológica e Social (Cits) do Mucuripe, em Fortaleza.

 

 

Foco na empregabilidade

 

Na oportunidade, o representante do IJCPM, Edgar Cruz, expôs sobre os cinco cursos que serão ofertados: Operador de caixa registradora (25 vagas), Assistente administrativo (50 vagas), Almoxarife (25 vagas) e Recepcionista (25 vagas). “As aulas já começam amanhã, e o foco será a empregabilidade”, anunciou, lembrando que, além das empresas do Grupo JCMP, como o Shopping RioMar, os novos profissionais poderão ser direcionados para várias empresas parceiras do Instituto e da STDS. Os cursos terão duração de 160 horas/aula, ou dois meses.

 

Mais informações: Projeto Primeiro Passo – 3101.1559 / 1076 / 7962

 

 

 

30.07.2015

 
Assessoria de Comunicação Social
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS
Carlos Eugênio / imprensa@stds.ce.gov.br

 

Ciro Câmara
Gestor de Célula/Secretaria

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará
Casa Civil / comunicacao@casacivil.ce.gov.br
Governo do Estado do Ceará