Ministro da Fazenda visita obras de ampliação e destaca competitividade do terminal cearense

31 de julho de 2015 - 19:29

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, visitou na manhã desta sexta-feira (31) o Complexo Portuário do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, Litoral Oeste do Ceará. Acompanhado do secretário-chefe do Gabinete do Governador, Élcio Batista, do secretário da Infraestrutura, André Facó, e do secretário da Fazenda, Mauro Filho, o ministro conheceu as obras da segunda etapa de ampliação do terminal portuário.

 

Depois de sobrevoar a área, a comitiva conferiu toda a estrutura do porto e a área onde estão sendo construídos os novos berços de atracação. “O investimento que está sendo feito aqui no Pecém é um exemplo de como a indústria brasileira pode ter competitividade. O envolvimento do BNB, do BNDES, além da Transnordestina, ligando o interior do Ceará ao porto, que tem uma posição extremamente vantajosa quando você considera o acesso a área via Canal do Panamá, tudo isso são passos para aumentar a nossa produtividade”, destacou o ministro Joaquim Levy.

 

RlevyAs obras de ampliação do Terminal de Múltiplas Utilidades (TMUT) incluem a pavimentação e ampliação do quebramar, a construção de uma nova ponte de acesso e de três berços de atracação, além da instalação da correia transportadora de minérios. Para o secretário André Facó, a expansão do terminal vai reforçar o papel fundamental do porto na garantia de infraestrutura econômica para o estado. “A meta é que, nos próximos quatro anos, o Porto do Pecém esteja entre os cinco portos mais movimentados do país. É isso que pretendemos, principalmente, a partir da operação da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) e com a abertura do Canal do Panamá”, reforça o André Facó.

 

Joaquim Levy também falou do desafio fiscal enfrentado hoje no país e elogiou o Ceará. “O nosso secretário (Mauro Filho) aqui tem feito um excelente trabalho em fortalecer a receita. O Ceará, nos últimos anos, tem feito algumas ações inovadoras, reconhecidas por outros estados, nessa parte do ICMS, da arrecadação, e também da gestão do gasto, considerando os princípios da boa gestão”, ressaltou o ministro.

 

Rlevy2Além dos diretores da Cearáportos, também participaram da visita o deputado federal cearense José Nobre Guimarães, líder do governo na Câmara Federal, e o presidente do Banco do Nordeste, Marcos Holanda.

 

 

Sobre as obras do Porto do Pecém

O Terminal de Múltiplas Utilidades (TMUT) do Complexo portuário do Pecém passa hoje pela segunda etapa de expansão. As obras incluem  a pavimentação e ampliação do quebra- mar, que deve ficar pronto até o final de 2015 e uma nova ponte de acesso ao quebra-mar, que será construída a partir de agosto e vai permitir o trânsito de caminhões para movimentação de placas, além da instalação de transportadores de correia para possibilitar a operação nos futuros terminais de granéis sólidos. Também estão sendo construídos mais três berços de atracação de navios cargueiros ou porta-contêineres. Estes últimos equipamentos serão voltados para operação com carga geral e produtos da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), – já em fase de implantação. A previsão de conclusão dos berços são setembro de 2015 (berço 7), dezembro de 2015 (berço 8) e maio de 2016 (berço 9). O investimento total da segunda ampliação será em torno de 640 milhões de reais, recursos do tesouro Estadual e do BNDES.

 

A expansão do terminal vai quintuplicar a capacidade de movimentação de cargas e coloca o Porto do Pecém em posição de destaque no cenário internacional. Por estar em uma localização estratégica e oferecer a infraestrutura adequada (profundidade, berços, equipamentos e área), o Porto do Pecém desponta como um forte candidato a receber um hub de cargas a nível nacional, principalmente depois da ampliação do Canal do Panamá e da construção do Canal da Nicarágua.

 

 

31.07.2015

 

Marco da Escóssia
Assessor de Imprensa da Secretaria de Infraestrutura
85 98898.4318 / 85 3216.3764
marco.escossia@seinfra.ce.gov.br

 

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa da Casa Civil
Governo do Estado do Ceará
(85) 3466.4898