Sala de amamentação amplia vínculo entre mãe e filho

3 de agosto de 2015 - 21:29

“Amamentei os meus dois filhos exclusivamente com leite materno até os seis meses de vida e por mais de um ano junto com outros alimentos. Sei da importância do leite materno na nutrição e acima de tudo no vínculo com a mãe”, afirmou a primeira-dama do Estado, Onélia Maria Leite de Santana, na inauguração da Sala de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta, na tarde desta segunda-feira, 3 de agosto, na Secretaria da Saúde do Estado. A Sesa tem a primeira sala de apoio à amamentação de órgãos e secretarias da rede pública estadual. Há outras 10 salas, mas todas em hospitais.   

 

banner sala apoio amamentacao sesa3Com a sala as mães trabalhadoras da Sesa que retornam do período da licença à maternidade agora podem retirar o leite, armazenar na geladeira em temperatura correta para na volta pra casa, depois de um dia de trabalho, garantir o alimento mais rico do mundo para os filhos. “É uma sala simples, porém importante para a relevância do fortalecimento da relação da mulher com a infância, que mostra o compromisso real do Governo do Estado com a saúde da criança e da mulher em desenvolver políticas públicas para reduzir ainda mais as taxas de mortalidade infantil e mortalidade materna”, disse o secretário da saúde do Estado, Henrique Javi. Segundo ele, mais salas de apoio serão instaladas em unidades da rede de saúde do Estado. A representante do Ministério da Saúde, Tereza Odete, afirmou que “a sala significa mais satisfação, mais acolhimento, mais produtividade das mães no trabalho. Todos saem lucrando porque o Ceará e o país ganham cidadãos mais sadios com o aleitamento materno, que promove mais vínculo entre filhos e mães.”     

 

banner sala apoio amamentacao sesa2Até o dia 7 de agosto dezenas de países se mobilizam com ações de incentivo ao aleitamento materno. É a programação da Semana Mundial do Aleitamento Materno, que começou dia 1. No Ceará, que está todo mobilizado, a programação é extensa. Além da inauguração da Sala de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta na Sesa, outro ponto alto da semana é o Seminário Estadual de Aleitamento Materno, que ocorre das 8 às 13 horas desta terça-feira, 4 de agosto, no Centro de Eventos do Ceará. A primeira-dama Onélia Maria Leite de Santana e o secretário da saúde, Henrique Javi, participarão do seminário.

 

banner sala apoio amamentacao sesa5Marivânia Felipe Aniceto, mãe de João Lucas, trabalhadora da Coordenadoria Administrativo-Financeiro da Sesa (Coafi/Sesa) disse que “agora, com a Sala de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta, está mais tranquila. Poço trabalhar e depois levar o leite, que armazenei na sala, para o meu filho”. Na Sesa atualmente há 10 mães em licença maternidade. Uma delas é a Claudete as Silva Soares, mãe das gêmeas Yanne e Yara, que têm dois meses de vida. Quando a Marivânia voltar ao trabalho dos quatro meses de licença-maternidade terá um cantinho para assegurar que o leite vai ficar armazenado até a hora dela retornar pra casa, mimar e alimentar as gêmeas.       

 

 

Fotos: Assessoria de Comunicação da Sesa

 

 

03.08.2015

 

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá /  (  selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara

 

Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado – Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
 (85) 3466.4898