Escola de Artes Porto Iracema completa dois anos de atuação

4 de agosto de 2015

No último sábado (1º), foram iniciadas as comemorações de aniversário de dois anos do Porto Iracema das Artes. Com intensa programação, que acontecerá durante todo o mês de agosto, a escola comemora sua consolidação na formação e criação artística de Fortaleza. Na noite de abertura das comemorações, a cantora cearense Marta Aurélia, participante da 2ª edição do Laboratório de Música da escola, apresentou o show “Acesa” que preparou especialmente para o aniversário do Porto Iracema.

 

O Porto Iracema das Artes, inaugurado em 29 de agosto de 2013, é uma escola de formação e criação de cultura que desenvolve processos formativos com vistas a formar uma geração de jovens criadores, nos diversos campos das artes. Um espaço de cultura, no sentido mais plural do termo, no sentido da invenção poética, daquela que lança mão dos saberes para construir novas formas de vida. “A escola Porto Iracema completa dois anos se consolidando no campo das artes no Ceará e no Brasil. A sua atuação antecipou o posicionamento da formação artística prestada pelo Governo nas agendas das políticas públicas de cultura”, afirma Paulo Linhares, presidente do Centro Dragão do Mar de Artes e Cultura, do qual a escola é ligada.

 

Durante todo o mês de agosto serão inúmeras apresentações dos mais diversos cursos e linguagens que habitam as produções dos alunos do Porto Iracema das Artes. A programação será distribuída por toda a escola, além do Cena 15 e do próprio Dragão do Mar. Música, teatro, artes visuais, dança, cinema e gamers são as linguagens que farão do Porto Iracema das Artes, durante todo este mês de agosto, um fértil porto de experiências estéticas, ideias e pensamentos. O pátio interno da escola receberá a estrutura de uma arena, com arquibancadas e um tablado, e na Praça Verde do Dragão será montado uma tenda com palco para as apresentações musicais. Veja abaixo destaques da programação. No site do Porto Iracema das Artes você pode conferir a programação completa.

 

Master Class – Durante o mês de agosto serão realizadas quatro master class, uma por semana. A primeira será com o curador e fotógrafo Eder Chiodeto que apresentará as tendências e sobressaltos da fotografia contemporânea. Já o músico Eugênio Matos aproveitará para realizar o lançamento do seu livro “A Arte de compor música para o cinema” e conversará sobre sua trajetória artística. O saxofonista e produtor musical Zé Nogueira falará um pouco da sua carreira e do seu processo criativo. O criador em dança, teatro e audiovisual, Jorge Alencar abordará temas que movem o seu fazer artístico, como a influência das representações culturais, gênero, discurso, poder e cultura pop.

 

Laboratório de Música – Todos os artistas que já passaram e ainda estão no Laboratório de Música da escola se apresentarão durante o mês de aniversário. O destaque vai para a 1a turma que apresentará seus trabalhos já em CDs, fruto desta tutoria. São eles, Marco Fukuda com o CD “Sonhos Andarilhos”, Carlos Hardy e o Circo dos Littles, Johnanta Doll que fará participação no show de Dado Villa-lobos, Lorena Nunes com seu trabalho “Ouvi dizer que lá faz sol” e a banda Banana Scraitcom seu álbum “Giosta”. Além dos músicos e artistas da 2a e 3a edição que também apresentarão seus trabalhos durante a programação.

 

Dia Internacional da Fotografia – O Porto Iracema das Artes comemora o Dia Internacional da Fotografia com uma programação exclusiva e especial no dia 19 de agosto. Os alunos do Percurso de Fotografia Digital, Fotografia de Moda e do curso de Quadrinhos e Fotografia realizarão exposições, distribuição de fotos e fanzines, além de intervenções no pátio da escola.

 

Criadores em Cena – Com o objetivo de criar um espaço de trocas e reflexão, no âmbito de um processo de formação, a 1a edição do Criadores em Cena, que contou com a participação dos artistasAlexandre Veras e Tiago Arraes, no desenvolvimento de projetos com artistas de várias linguagens, tendo como orientação as propostas estéticas dos dois artistas, apresentará o resultado final dessa experiência. No dia 27 de agosto, o grupo orientado por Alexandre Veras, e com curadoria de Yuri Firmeza, abrirá a exposição no MAC que conta com 7 instalações com experiências em áudio e vídeo, interatividade, composição de ambientes imersivos que irão compor com a construção e vivência de um processo formativo que acompanha a composição das obras. Já a turma que recebeu a orientação de Tiago Arrais apresentará, no dia 14, o espetáculo “À Margem: os deuses reticentes”.

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

DIA 04 – TERÇA

14 – 17H – OFICINA DE DANÇA CLARICE LIMA
LOCAL- SALA DE DANÇA DO SESC/SENAC IRACEMA
19H – SARAU DO PORTO SARAU DO PORTO COM JÚLIO LIRA, SILVIA MOURA, LUCAS DOTH E TALLES AZIGON
LOCAL: PÁTIO INTERNO DA ESCOLA

 

 

DIA 05 – QUARTA

19H – ENSAIO ABERTO DE “ENTRE VER”, DE DENISE STUTZ. UMA DAS MAIS IMPORTANTES SOLISTAS DA DANÇA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA, A ARTISTA DENISE STUTZ ANTECIPA AO PÚBLICO CEARENSE SEU NOVO ESPETÁCULO “ENTRE VER”. AINDA EM PROCESSO DE CRIAÇÃO, A OBRA TEM SUA ESTREIA PROGRAMADA PARA NOVEMBRO PRÓXIMO, NO FESTIVAL PANORAMA, NO RIO DE JANEIRO.
LOCAL: CENA 15.

 

 

DIA 06 – QUINTA

14 – 17h – OFICINA DE DANÇA CLARICE LIMA
LOCAL: SESC/SENAC IRACEMA
19H – PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO EM FOTOGRAFIA – MASTERCLASS  COM EDER CHIODETTO “FOTOGRAFIA CONTEMPORÂNEA: TENDÊNCIAS E SOBRESSALTOS”.
A PARTIR DO ROTEIRO FORMADO PELOS TRABALHOS DE DIVERSOS ARTISTAS CONTEMPORÂNEOS QUE UTILIZAM A FOTOGRAFIA, O CURADOR ABORDARÁ O ESTADO ATUAL DA FOTOGRAFIA.
LOCAL: AUDITÓRIO PORTO IRACEMA
20H – SHOW DA BANDA ASTRONAUTA MARINHO A BANDA FORMADA POR  FELIPE LIMA (GUITARRA), RAFAEL VIANA (GUITARRA), CAIO CARTAXO (BAIXO), CHAGAS NETO (PIANO, SINTETIZADORES), DANIEL LIMA (GUITARRA, SINTETIZADORES) E  GUILHERME ALVEZ, MOSTRA COMPOSIÇÕES INSTRUMENTAIS DO ?ÁLBUM “MENIN?O SEREIA”.
LOCAL: PÁTIO INTERNO DA ESCOLA

 

 

DIA 07 – SEXTA

9 ÀS 17H – PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO EM FOTOGRAFIA. O CURSO MINISTRADO PELO CURADOR EDER CHIODETTO TEM COMO PROPOSTA CENTRAL PROPORCIONAR AOS PARTICIPANTES PRÉ-SELECIONADOS UMA TEMPORADA DEDICADA AO ESTUDO E À CRIAÇÃO NO CAMPO DA FOTOGRAFIA DE CARÁTER AUTORAL. LOCAL: SALA 01
14 ÀS 17H – OFICINA DE DANÇA CLARICE LIMA
LOCAL: SESC/SENAC IRACEMA
19H – MASTERCLASS E LANÇAMENTO DO LIVRO “A ARTE DE COMPOR MÚSICA PARA O CINEMA” COM EUGÊNIO MATOS. O MÚSICO E PESQUISADOR EUGÊNIO MATOS FALA SOBRE O EMPREGO DA MÚSICA EM NARRATIVAS AUDIOVISUAIS E SUA EXPERIÊNCIA NA CRIAÇÃO DE TRILHAS PARA CINEMA E TELEVISÃO.
LOCAL: AUDITÓRIO DO PORTO

 

 

DIA 08 – SÁBADO

9 ÀS 17H – PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO EM FOTOGRAFIA – EDER CHIODETTO
LOCAL: SALA 01 DO PORTO IRACEMA

 

 

DIA 10 – SEGUNDA

9 – 11H – COORDENAÇÃO DE ESTÁGIOS E NEGÓCIOS – DIA DO PORTIFÓLIO – PROFISSIONAIS DE ARTES VISUAIS, AUDIOVISUAL E ARTES CÊNICAS PARTILHAM SUAS EXPERIÊNCIAS NO MERCADO DE TRABALHO COM FOCO NA CONSTRUÇÃO DE PORTFÓLIO. COMO MONTAR UM BOM PORTFÓLIO? QUAIS AS MELHORES PLATAFORMAS PARA DIVULGAÇÃO DE TRABALHOS EM CADA ÁREA? EM CONVERSA INFORMAL, OS PARTICIPANTES PODEM DEBATER E TIRAR DÚVIDAS SOBRE ESSAS QUESTÕES COM PROFISSIONAIS DE CARREIRAS CONSOLIDADAS. LOCAL: AUDITÓRIO PORTO IRACEMA DAS ARTES.
14H ÀS 18H – OFICINA DE ARTE URBANA “PARA VER O MAR”. OS ARTISTAS NARCÉLIO GRUD, MAÍRA ORTINS E DIEGO DE SANTOS MINISTRAM OFICINA DE ARTE URBANA COMO PARTE DO PROJETO “PARA VER O MAR”, QUE INCLUI UMA SÉRIE DE INTERVENÇÕES URBANAS COM O OBJETIVO DE LANÇAR UM OLHAR CRÍTICO PARA A RELAÇÃO DA SOCIEDADE COM A ORLA MARÍTIMA DE FORTALEZA. LOCAL: SALA A3
18H – A ESCOLA PORTO IRACEMA DAS ARTES INGRESSA NO PROGRAMA CEARÁ PACÍFICOREALIZANDO UM CURSO DE INTERPRETAÇÃO PARA ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL MATIAS BECKER, NO BAIRRO VICENTE PINZÓN. LOCAL: ESCOLA ESTADUAL MATIAS BECKER

 

 

DIA 11 – TERÇA

9 – 11H – COORDENAÇÃO DE ESTÁGIOS E NEGÓCIOS – DIA DO PORTIFÓLIO
14 ÀS 18H – TUTORIA ABERTA COM FÁBIO VIDAL
TUTORIA ABERTA: ATUANTES EM SOLOS – TEATRO FÍSICO E PROCESSO CRIATIVO. ESTA TUTORIA PARTILHADA VISA OFERECER SUBSÍDIOS PRÁTICOS PARA ELABORAÇÃO DE UM TREINAMENTO AUTÔNOMO DO ATOR PERFORMER E PARA A CRIAÇÃO DE CENAS, TEXTOS, COREOGRAFIAS E PERFORMANCES QUE POSSAM SER ELEMENTOS BÁSICOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE ESPETÁCULOS. PÚBLICO ALVO: ATORES, ESTUDANTES DE TEATRO, PERFORMERS E BAILARINOS.
10 VAGAS.
LOCAL: SALA DE TEATRO DO PORTO
14 ÀS 18H – OFICINA DE ARTE URBANA DO PROJETO “PARA VER O MAR”
LOCAL: SALA A3
15 ÀS 17H – AULA ABERTA DE STREET JAZZ, COM NILTON NASCIMENTO. PROPOSTA PELO PROJETO DANÇA(S) PRA MIM, DO LABORATÓRIO DE DANÇA, A AULA ABORDARÁ A CHAMADASTREET JAZZ, QUE AGREGA ELEMENTOS DO HIP HOP, BREAK E FUNK.
LOCAL: SALA DE DANÇA
19H– MASTER CLASS RICARDO BASBAUM “BIOCONCEITUALISMO: EXERCÍCIOS, APROXIMAÇÕES E ZONAS DE CONTATO”. A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS DE AÇÃO E INTERVENÇÃO NO CAMPO DA ARTE CONTEMPORÂNEA, TORNOU-SE NECESSÁRIO DEMARCAR ZONAS DE CONTATO COM UM TERRITÓRIO IDENTIFICADO COMO BIOCONCEITUAL, EM QUE TRAÇOS DA ARTE CONCEITUAL E DO CONCEITUALISMO SE ARTICULAM A ELEMENTOS DE CONFIGURAÇÃO BIOPOLÍTICA.
LOCAL: AUDITÓRIO PORTO IRACEMA DAS ARTES
19H – SARAU DE POESIA- – TÊTE MACAMBIRA, CARLOS AMARO, DANIEL MEDINA, MATHEUS NUNES
LOCAL – PÁTIO DA ESCOLA

 

 

DIA 12 – QUARTA

9 – 11H – COORDENAÇÃO DE ESTÁGIOS E NEGÓCIOS – DIA DO PORTIFÓLIO
14 ÀS 18H – OFICINA DE ARTE URBANA DO PROJETO “PARA VER O MAR” – CONTEMPLADO NO IX EDITAL DE INCENTIVO AS ARTES DA SECULT 2014 – LOCAL: SALA A3
14 ÀS 18H – TUTORIA ABERTA COM FÁBIO VIDAL
LOCAL: SALA DE TEATRO DO PORTO
19H – INSTALAÇÕES DOS ALUNOS DO CURSO DE VIDEOARTE
LOCAL: CENA 15 / Dimitri (Curso de Férias).
19H – DEMONSTRAÇÃO TÉCNICA: AUTONOMIA TEATRAL – SOLO E BEM ACOMPANHADO – NESTA DEMONSTRAÇÃO O ATOR, DIRETOR E DRAMATURGO BAIANO FÁBIO VIDAL APRESENTA OS PRINCÍPIOS, CONCEITOS E PROCEDIMENTOS CRIATIVOS QUE LEVARAM À MONTAGEM DOS SOLOSSEBASTIÃO, SEU BOMFIM, ERÊ – ETERNO RÊTORNO, VELÔSIDADE MÁXIMA, CASA NÚMERO NADA ETEMPORAL. FÁBIO ABORDARÁ SUA POÉTICA DE TRABALHO, TRANSITANDO PELAS REFERÊNCIAS DO TEATRO FÍSICO E PELAS NOÇÕES DE DRAMATURGIA DO CORPO E DA CENA, NA BUSCA DA AUTONOMIA CRIATIVA DO ATOR-PERFORMER
LOCAL: AUDITÓRIO

 

 

DIA 13 – QUINTA

14 ÀS 18H – OFICINA DE ARTE URBANA DO PROJETO “PARA VER O MAR” – LOCAL: SALA A3
14 ÀS 18H – TUTORIA ABERTA COM FÁBIO VIDAL
LOCAL: SALA DE TEATRO DO PORTO
19H – HOMENAGEM A SIDNEY SOUTO – EXIBIÇÃO DO FILME “JUS”, NO QUAL É PROTAGONISTA, SEGUIDA DE CONVERSA O REALIZADOR MARCELO DÍDIMO. ABERTURA DE EXPOSIÇÃO DE FOTOS DO ARTISTA.
LOCAL: ESTÚDIO DE AUDIOVISUAL
20H – SHOW COM FELIPE DE PAULA. NASCIDO E CRIADO EM RODAS DE SAMBA, FELIPE DE PAULA, CANTOR, COMPOSITOR, MÚSICO E ATOR, LANÇOU O PRIMEIRO DISCO, “FILHO DE MANICURE”, EM 2014. O PROJETO, COM TODAS AS CANÇÕES ASSINADAS PELO ARTISTA, RESULTOU EM SHOW ELABORADO NO LABORATÓRIO DE MÚSICA, COM TUTORIA DE DAVI MORAES, E JÁ DEU PASSOS RUMO AO PRÓXIMO TRABALHO, COM NOVAS CRIAÇÕES. A MÚSICA DE FELIPE GIRA EM TORNO DA MÚSICA PERCUSSIVA BRASILEIRA, COM MUITO SUINGUE.
LOCAL: PÁTIO INTERNO DA ESCOLA

 

 

DIA 14 – SEXTA

14 ÀS 18H – OFICINA DE ARTE URBANA DO PROJETO “PARA VER O MAR”
LOCAL: SALA A3
14 ÀS 18H – TUTORIA ABERTA  COM FÁBIO VIDAL
LOCAL: SALA DE TEATRO DO PORTO
18H30 E 21H – CRIADORES EM CENA – “À MARGEM: OS DEUSES RETICENTES” EXPERIMENTO CÊNICO DESENVOLVIDO POR THIAGO ARRAIS, EM PARCERIA COM UM GRUPO DE ARTISTAS DE DIVERSAS LINGUAGENS, A PARTIR DAS OBRAS DRÁCULA, DE BRAM STOKER; A TERCEIRA MARGEM DO RIO, DE GUIMARÃES ROSA; E FALA COMIGO DOCE COMO A CHUVA, DE TENNESSEE WILLIAMS.
LOCAL: SALA DE TEATRO DO PORTO

 

 

DIA 17 – SEGUNDA

14 ÀS 18H – OFICINA “GABINETE DE CURIOSIDADES” ALGUMAS INSTRUÇÕES PARA A COMPOSIÇÃO EM ARTE CONTEMPORÂNEA COM O COLETIVO NO BARRACO DA CONSTÂNCIA TEM!E JULIANA CAPIBARIBE.
A OFICINA PARTE DE PESQUISAS CARTOGRÁFICAS DOS MODOS DE COMPOSIÇÃO DE OBRAS DE ARTISTAS, COLETIVOS E GRUPOS DO CEARÁ. TEORIAS E PRÁTICAS PERFORMATIVAS NO CONTEXTO DA ENCENAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE, SITE-SPECIFIC, HAPPENING, INSTALAÇÃO, PROGRAMAS DE PERFORMANCE, HIBRIDIZAÇÃO DE LINGUAGENS COMO CONSTRUÇÃO DE POÉTICAS, DISCURSOS SOBRE ÉTICA E ESTÉTICA, CRIAÇÃO COLETIVA, EXPERIMENTAÇÃO A PARTIR DO USO DE MATERIAIS – 20 VAGAS – LOCAL: SALA DE TEATRO

 

 

DIA 18 – TERÇA

14 ÀS 18H – OFICINA “GABINETE DE CURIOSIDADES” ALGUMAS INSTRUÇÕES PARA A COMPOSIÇÃO EM ARTE CONTEMPORÂNEA COM O COLETIVO NO BARRACO DA CONSTÂNCIA TEM!E JULIANA CAPIBARIBE– LOCAL: SALA DE TEATRO
19H – SARAU DO PORTO – LIDIA MARIA FULÔ, FRANCÉLIO FIGUEIREDO, ROSA MORENO
BÁRBARA COSTA RIBEIRO
LOCAL: PÁTIO INTERNO DA ESCOLA

 

DIA 19 – QUARTA

9H – DIA INTERNACIONAL DA FOTOGRAFIA – ABERTURA DE EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIAS E FOTO-ZINES PRODUZIDOS PELOS ALUNOS DO PERCURSO DE FOTOGRAFIA DIGITAL. LOCAL: AUDITÓRIO DO PORTO
14 ÀS 18H – OFICINA “GABINETE DE CURIOSIDADES” – BARRACO DA CONSTÂNCIA – LOCAL: SALA DE TEATRO
15H – DIA INTERNACIONAL DA FOTOGRAFIA –  APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS DOS ALUNOS DO CURSO DE QUADRINHOS E FOTOGRAFIA. LOCAL: AUDITÓRIO PORTO IRACEMA
19H – DIA INTERNACIONAL DA FOTOGRAFIA – ABERTURA DA EXPOSIÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE FOTOGRAFIA DE MODA – LOCAL: CAFÉ VITROLA
19H – MASTER CLASS COM ZÉ NOGUEIRA
LOCAL: AUDITÓRIO DA ESCOLA

 

 

DIA 20 – QUINTA

14 ÀS 18H – OFICINA “GABINETE DE CURIOSIDADES” – BARRACO DA CONSTÂNCIA – LOCAL: SALA DE TEATRO
20H – SHOW “DOIS OLHOS” DE CAIO CASTELO E SHOW “SOLEDAD” DE SOLEDAD BRANDÃO – COM O PROJETO “DOIS OLHOS”, CAIO CASTELO, CANTOR, COMPOSITOR E MÚSICO DEU  CONTINUIDADE AO TRABALHO DE ESTREIA, “SILÊNCIO EM MOVIMENTO” (LANÇADO EM 2013). A PARTIR DE DEZ CANÇÕES INÉDITAS EM QUE PREVALECEM A BUSCA DE NOVOS CAMINHOS HARMÔNICOS, TEMÁTICOS E ESTÉTICOS. CAIO SERÁ ACOMPANHADO POR CARLOS HARDY (BAIXO), FERNANDO LELIS (SAXOFONE, FLAUTA E TECLADO), RENAN RAMOS (TROMPETE E FLUGELHORN), AYRTON PESSOA (TECLADO) E IGOR RIBEIRO (BATERIA).
LOCAL: PÁTIO INTERNO DA ESCOLA.
SOLEDAD INICIOU SUA CARREIRA EM 2009. DESDE ENTÃO VEM APRESENTANDO REPERTÓRIO QUE PASSEIA POR TRIBUTOS À ÍCONES DO JAZZ, COMO BILLIE HOLIDAY, ALÉM DE MAYSA E CAETANO VELOSO. NO LABORATÓRIO DE MÚSICA, SOB TUTORIA DE GUI AMABIS, COMPOSITOR CANTOR E PRODUTOR, DESENVOLVEU O SHOW COM REPERTÓRIO PREDOMINANTEMENTE AUTORAL DE NOVOS COMPOSITORES CEARENSES.
LOCAL: PÁTIO INTERNO DA ESCOLA.

 

 

DIA 21 – SEXTA

8H ÀS 12 E 14 ÀS 18H – OFICINA JOGOS E ATMOSFERAS – ESTÍMULOS PARA A CRIAÇÃO COM O GRUPO NINHO DE TEATRO
EMENTA: ATRAVÉS DOS PROCEDIMENTOS QUE ESTIMULARAM A CRIAÇÃO DO ESPETÁCULO “AVENTAL TODO SUJO DE OVO”, A OFICINA UTILIZARÁ ELEMENTOS DO TEATRO ÉPICO PARA OS PARTICIPANTES – ENQUANTO ATORES – ESTIMULAREM O PÚBLICO A TORNAR-SE ATIVO PERANTE A CENA. PARA TANTO SE TRABALHA COM JOGOS, MÚSICAS, FRAGMENTOS TEXTUAIS E CRIAÇÃO DE ATMOSFERAS. PÚBLICO ALVO: ATORES, ESTUDANTES DE TEATRO E INTERESSADOS EM GERAL – 20 VAGAS – LOCAL: CENA 15

14 ÀS 18H – OFICINA “GABINETE DE CURIOSIDADES” – BARRACO DA CONSTÂNCIA – LOCAL: SALA DE TEATRO
19H – ESPETÁCULO “AVENTAL TODO SUJO DE OVO” COM GRUPO NINHO DE TEATRO LOCAL: SALA DE TEATRO

 

 

DIA 22 – SÁBADO

10H – ENCONTRO GAMER – PALESTRA SOBRE A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NA EDUCAÇÃO (UFC CARIRI); APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS DOS CONCLUDENTES DA 1ª TURMA; CAMPEONATO REALIZADO PELA ESCOLA PORTO IRACEMA DAS ARTES E A UCEG (UNIÃO CEARENSE DE GAMERS), O EVENTO OFERECE UMA INTENSA PROGRAMAÇÃO DE CAMPEONATOS DE JOGOS ELETRÔNICOS E DE TABULEIRO, PALESTRAS E OUTRAS ATIVIDADES PARA PROMOVER A CULTURA E O DESENVOLVIMENTO DE JOGOS NO ESTADO DO CEARÁ. LOCAL: PORTO IRACEMA DAS ARTES.
8h às 12h e 14h às 18h – Oficina Jogos e atmosferas: Estímulos para a criação
Local: CENA 15

 

 

DIA 24 – SEGUNDA

19H – APRESENTAÇÃO DE EXPERIMENTO CÊNICO DESENVOLVIDO SOB ORIENTAÇÃO DE FRAN TEIXEIRA (TEATRO MÁQUINA) NO MÓDULO O ATOR, O ESPAÇO E AS FORMAS DE NARRAR: PROCEDIMENTOS E DISPOSITIVOS PARA A CRIAÇÃO, DO PERCURSO PRÁTICAS DO ATOR, DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO BÁSICA EM ARTES CÊNICAS.
LOCAL: SALA DE TEATRO

 

 

DIA 25 – TERÇA

17 ÀS 19H: ENSAIO ABERTO DO CURSO TÉCNICO EM DANÇA. APRESENTAÇÃO DE DOIS PROCESSOS DE CRIAÇÃO DE TRABALHOS DA QUARTA TURMA DO CURSO TÉCNICO EM DANÇA:CORPO CRUZADO, DE DIOGO BRAGA E THALES LUZ, E SOLO, DE EDMAR CÂNDIDO — QUE TÊM ESTREIA PREVISTA PARA SETEMBRO PRÓXIMO. LOCAL: CENA 15
19H – SARAU DE POESIA – QUIO PETRUS, EMILIANA PAIVA, ALAN MENDONÇA E CARLOS EMÍLIO CORREIA LIMA
LOCAL: PÁTIO DO PORTO IRACEMA

 

 

DIA 26 – QUARTA

18H – CONFERÊNCIA DANÇADA “UM LUGAR PARA EXPLODIR”: ARTISTAS DO LABORATÓRIO DE DANÇA UTILIZAM ELEMENTOS PERFORMÁTICOS, CONVERSA E EXIBIÇÃO DE VÍDEO PARA APRESENTAR SUA PESQUISA, QUE TEM COMO IMPORTANTE REFERÊNCIA O CINEMA MARGINAL.
LOCAL: CENA 15
19H – ESPETÁCULO DUPLICITÉ – O ESPETÁCULO É UM SOLO DA ATRIZ MARIA VITÓRIA  QUE PARTE DE UMA PESQUISA EM TORNO DO TEATRO-DANÇA, INSPIRADO NOS TEXTOS DA ESCRITORA CLARICE LISPECTOR.  A PARTIR DO PRESSUPOSTO DE QUE O SER HUMANO BUSCA CONCEBER UMA IMAGEM NA QUAL RECONHEÇA A SI MESMO E DENTRO DESSA IMAGEM UM PARADOXO DE DOIS “EUS” QUE NEM SEMPRE SE CORRESPONDEM. DUPLICITÉ É UM DEVANEIO QUE TRANSITA ENTRE O MISTÉRIO DOS DUPLOS E A REALIDADE. A ATRIZ CONTRACENA COM UMA BONECA QUE REPRESENTA O SEU DUPLO E CONFRONTA COM ELA SEUS QUESTIONAMENTOS E ANGÚSTIAS.
LOCAL: PÁTIO INTERNO DA ESCOLA
19H – OFICINA: POÉTICAS DA ESCRITA COM A ROTEIRISTA MARIA CAMARGO – LOCAL: AUDITÓRIO
20H- ESPETÁCULO SAGRAÇÃO AO FAST-FOOD, DE FELIPE DAMASCENO. INTEGRANTE DO PROJETO DO LABORATÓRIO DE DANÇA, O BAILARINO CEARENSE APRESENTA O SOLO QUE DEU ORIGEM À ATUAL PESQUISA E QUE TRATA DO LUGAR DO CORPO NO “TEMPO DE EXCESSO” EM QUE VIVEMOS.
LOCAL: CENA 15

 

 

DIA 27 – QUINTA

15 ÀS 19H – OFICINA “TEATRO DE RUA – UM OLHAR SOBRE O TEATRO DE INVASÃO E FORMAS DE HABITAR A CIDADE” COM O GRUPO TEATRO DE CARETAS
OFICINA BASEADA NAS IDEIAS DA CIDADE COMO DRAMATURGIA E DO TEATRO DE INVASÃO. O PROCESSO DE CRIAÇÃO COMBINADO COM AS PRÁTICAS DE FORMAÇÃO E INVESTIGAÇÃO NA RUA. UMA LEITURA DA DRAMATURGIA DA CIDADE. TOMAREMOS A CIDADE COMO UM TEXTO QUE É LIDO DE FORMA SIMULTÂNEA PELOS CRIADORES DA CENA E PELOS ESPECTADORES DA PERFORMANCE TEATRAL.
LOCAL: SALA DE TEATRO
PÚBLICO ALVO: ATORES, ESTUDANTES DE TEATRO E INTERESSADOS EM GERAL – 20 VAGAS

19H – ABERTURA DA EXPOSIÇÃO DO CRIADORES EM CENA – “CONVERSA INFINITA”
CURADORIA YURI FIRMEZA. ORIENTADO PELO REALIZADOR ALEXANDRE VERAS, ESTE TRABALHO VAI APROXIMAR DUAS LINHAS. DE UM LADO, A EXPERIÊNCIA DE UM PROCESSO DE CRIAÇÃO DE UM ARTISTA, ENVOLVENDO A REALIZAÇÃO DE UMA EXPOSIÇÃO COM 7 INSTALAÇÕES, QUE ENVOLVEM PESQUISAS EM ESPACIALIZAÇÃO DE ÁUDIO E VÍDEO, INTERATIVIDADE, COMPOSIÇÃO DE AMBIENTES IMERSIVOS, PRODUÇÃO DE VÍDEOS E OUTRAS COISAS AFINS. DE OUTRO LADO, A CONSTRUÇÃO E VIVÊNCIA DE UM PROCESSO FORMATIVO QUE ACOMPANHE A COMPOSIÇÃO DAS OBRAS.
LOCAL: MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA

20H – FESTA NA TENDA
SHOW DE MIGUEL CORDEIRO – “MONOCROMÁTICO” MIGUEL CORDEIRO É COMPOSITOR, CANTOR E TECLADISTA. PARTIU PARA CARREIRA SOLO AO LANÇAR O PRIMEIRO CD, “QUE SEJA” (2013). NO LAB DESENVOLVERÁ O PROJETO DO SEU NOVO ESPETÁCULO, DENOMINADO “MONOCOMÁTICO”, ACOMPANHADO DOS MÚSICOS HUGO LAGE PESSOA (GUITARRISTA), LUCAS LOPES RIBEIRO (BAIXISTA), E PH (PAULO HENRICK OLIVEIRA, BATERISTA). EM SUAS CANÇÕES PREDOMINAM REFERÊNCIAS DO POP, FOLK E ROCK, EM LETRAS QUE ABORDAM ENCONTROS E DESENCONTROS AMOROSOS E A CONDIÇÃO HUMANA.
21H- LANÇAMENTO DO CD “SONHOS ANDARILHOS” MARCO FUKUDA, VIOLONISTA, VIOLEIRO, COMPOSITOR E ARRANJADOR, MARCO FUKUDA PARTICIPOU DO LAB EM 2013, COM A TUTORIA DO PRODUTOR GABRIEL CRUZ, QUE TRABALHA COM ALMIR SATER.  O PROJETO DE PESQUISA “JORNADA DE VIOLÃO E VIOLA”,  EM PARCERIA COM O PERCUSSIONISTA ALEX VASCONCELOS (DIREÇÃO MUSICAL) E LOHAYNE LIMA (DIREÇÃO ARTÍSTICA), SURGIU DO DESDOBRAMENTO DO CD “JORNADA”, LANÇADO EM 2010, COM BAIÃO, XOTE, FREVO, MODINHA E OUTROS RITMOS. O NOVO ÁLBUM “SONHOS ANDARILHOS”, DESENVOLVIDO NO LAB, É O TERCEIRO DISCO AUTORAL, COM MÚSICA INSTRUMENTAL PARA VIOLÃO DE SEIS CORDAS E VIOLA DE DEZ CORDAS.
22H – FESTA SEM CANSAÇO E SEM JUÍZO – ABERTURA DA EXPOSIÇÃO DO PROJETO CRIADORES EM CENA
LOCAL: PRAÇA VERDE

 

 

DIA 28 – SEXTA

15 ÀS 19H – OFICINA “TEATRO DE RUA – UM OLHAR SOBRE O TEATRO DE INVASÃO E FORMAS DE HABITAR A CIDADE” COM O GRUPO TEATRO DE CARETAS
19H – PALESTRA E LANÇAMENTO DO LIVRO PARA VER O MAR. OS ARTISTAS NARCÉLIO GRUD, MAÍRA ORTINS E DIEGO DE SANTOS E O CURADOR HERBERT ROLIM, FALAM SOBRE O CONCEITO E AS AÇÕES DO PROJETO PARA VER O MAR, QUE PROPÕE UMA REFLEXÃO SOBRE AS APROPRIAÇÕES DO ESPAÇO DA ORLA MARÍTIMA PELOS HABITANTES DE FORTALEZA. LOCAL AUDITÓRIO DA ESCOLA
20H – ESPETÁCULO “JOELMA” DE FÁBIO VIDAL. ESTA ENCENAÇÃO TRAZ AO PUBLICO A HISTORIA DE JOELMA, UMA DAS PRIMEIRAS TRANSEXUAIS DA BAHIA E DO BRASIL. AO LONGO DOS SEUS 70 ANOS DE VIDA, ELA TRANSITOU POR DISTINTOS LUGARES PASSANDO POR DIVERSOS ACONTECIMENTOS. SUA HISTORIA RESGUARDA ELEMENTOS RELATIVOS A QUESTÕES DE GÊNERO E DE RELIGIOSIDADE. UMA HISTORIA DE AFIRMAÇÃO E REINVENÇÃO MESMO EM FRENTE A PRECONCEITOS E INJUSTIÇAS, INSTAURANDO ÉTICA, RESPEITO E DIGNIDADE.
LOCAL: TEATRO DRAGÃO DO MAR
20H – FESTA NA TENDA
SHOW DE ANANIAS GOIS E BANDA – “KIMERA”
O SHOW “KIMERA”, DO BAIXISTA E COMPOSITOR ANANIAS GOIS, INTEGRANTE DO LAB 2015 COM TUTORIA DE MARIO ADNET (MÚSICO, ARRANJADOR E PRODUTOR) MOSTRA TRABALHO INSTRUMENTAL AUTORAL COM INFLUÊNCIAS BRASILEIRAS. INTEGRAM O PROJETO OS MÚSICOS TITO FREITAS, PIANISTA, COMPOSITOR E ARRANJADOR, E O SAXOFONISTA BOB MESQUITA, SOB DIREÇÃO MUSICAL DO PRÓPRIO ANANIAS. LOCAL- TENDA DA PRAÇA VERDE
21H- LANÇAMENTO CD CARLOS HARDY E O CIRCO DOS LITTLES
AS COMPOSIÇÕES DE CARLOS HARDY, CANTOR, PIANISTA E DIRETOR MUSICAL, TRANSITAM ENTRE A CANÇÃO E A MÚSICA INSTRUMENTAL. NO LAB MÚSICA 2013, COM TUTORIA DO COMPOSITOR ARRIGO BARNABÉ (ARTIFÍCE DA VANGUARDA PAULISTA ANOS 70/80), ELE MONTOU O ESPETÁCULO “HARDY E O CIRCO DOS LITTLES”, TÍTULO DO ÁLBUM EM LANÇAMENTO NESTE SEGUNDO ANIVERSÁRIO DO PORTO IRACEMA.
LOCAL: PRAÇA VERDE
22H – SHOW DO DADO VILLA-LOBOS COM PARTICIPAÇÃO DO JONNATA DOLL

 

 

DIA 29 – SÁBADO

17H – ESPETÁCULO FIM DE TARDE COM TEATRO DE CARETAS
LOCAL: PRAÇA ALMIRANTE SALDANHA
19H – LANÇAMENTO DA 4ª. EDIÇÃO DA REVISTA OLHO DE PEIXE, QUE TEVE COMO FOCO DE SEUS ENSAIOS FOTOGRÁFICOS AÇÕES DESENVOLVIDAS NO 1º. MALOCA DRAGÃO – ENCONTRO DE TODAS AS TRIBOS.
LOCAL: AUDITÓRIO
20H – ESPETÁCULO NADA COMO QUANDO COMEÇOU – BARRACO DA CONSTÂNCIA LOCAL: TEATRO DRAGÃO DO MAR

20H – FESTA NA TENDA
SHOW DO GRUPO MURMURANDO – “AQUARELA CEARENSE”
SAMUEL ROCHA (VIOLÃO DE 7 CORDAS), GILTÁCIO SANTOS (CLARINETE E  SAXOFONE), CLEYLTON GOMES (FLAUTA E FLAUTIM) E LAURO VIANA (CAVAQUINHO) INTEGRAM O MURMURANDO. COM TUTORIA DO MÚSICO E PRODUTOR ZÉ NOGUEIRA (TRABALHOS COM DJAVAN, NEY MATOGROSSO E MOACIR SANTOS), O GRUPO CONHECIDO NA CENA INSTRUMENTAL CEARENSE TRABALHA NO APRIMORAMENTO DO ESPETÁCULO “AQUARELA CEARENSE”, COM REPERTÓRIO DE CHORO, GAFIEIRA, BAIÃO E OUTROS RITMOS, NAS COMPOSIÇÕES DE SAMUEL ROCHA E GILTÁCIO SANTOS, ALÉM DE MÚSICAS DE GRANDES MESTRES BRASILEIROS.
LOCAL: PRAÇA VERDE
21H – LANÇAMENTO CD “OUVI DIZER QUE LÁ FAZ SOL” LORENA NUNES O SHOW “OUVI DIZER QUE LÁ FAZ SOL”, DA CANTORA LOREA NUNES,  FOI DESENVOLVIDO NO LAB 2013 COM ORIENTAÇÃO DO TUTOR BETO VILARES, PRODUTOR MUSICAL. COM REPERTÓRIO INTEGRALMENTE DEDICADO A COMPOSITORES CEARENSES CONTEMPORÂNEOS, O PROJETO ORIGINOU O DISCO DE MESMO TÍTULO, LANÇADO NO FINAL DE NOVEMBRO DE 2014 – TAMBÉM PRODUZIDO POR VILARES, JUNTAMENTE COM YURI KALIL, E COPRODUÇÃO DO MULTI-INSTRUMENTISTA E DIRETOR MUSICAL DO SHOW, CLÁUDIO MENDES.
22H – SHOW COM HERMETO PASCOAL
LOCAL: PRAÇA VERDE

 

 

DIA 30 – DOMINGO

 

17H – ESPETÁCULO “BOI ESTRELA” – GRUPO FORMOSURA
MATEUS, CAPATAZ DE CONFIANÇA DO PODEROSO CAPITÃO MELANCIA, RECEBE A ORDEM DE TOMAR CONTA DO BOI ESTRELA NA AUSÊNCIA DO PATRÃO. QUITÉRIA, MULHER DO CAPITÃO, FAZ UMA APOSTA COM O MARIDO TENTANDO CONVENCÊ–LO QUE MATEUS É MENTIROSO: QUEM GANHAR A APOSTA SERÁ O ÚNICO PROPRIETÁRIO DAS TERRAS!
LOCAL: PRAÇA VERDE

20H – HOMEM TORTO, DE EDUARDO FUKUSHIMA
O COREÓGRAFO PAULISTA VOLTA A FORTALEZA COM O SOLO CONCEBIDO E DESENVOLVIDO ENTRE 2012 E 2013, DURANTE SUA RESIDÊNCIA ARTÍSTICA NO CLOUD GATE DANCE THEATRE, SOB A SUPERVISÃO DO COREÓGRAFO LIN HWAI-MIN.
LOCAL: TEATRO DRAGÃO DO MAR

19H – FESTA NA TENDA
SHOW DO GRUPO DANCHÁ – “A TERCEIRA CASA” A BANDA DANCHÁ, FORMADA PELOS MÚSICOS PEPEU (BATERIA), MILTON FERREIRA (BAIXO), BRUNO RAFAEL (GUITARRA) E PELO CANTOR E COMPOSITOR DANILO GUILHERME, ATUA NA CENA CEARENSE HÁ 3 ANOS. SURGIU DA UNIÃO ENTRE O TRIO INSTRUMENTAL CHACOMDÉGA COM O TRABALHO AUTORAL DE DANILO GUILHERME. COM TUTORIA DO PRODUTOR LIMINHA, A BANDA MONTARÁ  SHOW “A TERCEIRA CASA”, CRIANDO ARRANJOS PARA MÚSICAS INÉDITAS, CUJAS LETRAS TRATAM DE UM COTIDIANO PARTICULAR, FUNDINDO MÚSICA POPULAR BRASILEIRA COM ELEMENTOS DO REGGAE E DUB, SAMPLES E CLIMAS ESPACIAIS, POP E PSICODELISMO.

20H -LANÇAMENTO DO CD “GIOSTA” BANANA SCRAIT A BANDA LANÇA O ÁLBUM “GIOSTA”, COM RELEITURAS DE ALBERTO NEPOMUCENO E COMPOSIÇÕES PRÓPRIAS, PROJETO QUE FOI DESENVOLVIDO NO LABORATÓRIO DE MÚSICA EM 2013. O TRABALHO MISTURA ARRANJOS ORIGINAIS COM MÚSICA CLÁSSICA E ROCK. SEMPRE SE REIVENTANDO, O BANANA SCRAIT, RADICADO EM SÃO PAULO, TAMBÉM APRESENTARÁ CANÇÕES DE SEU NOVO CD, “VOO”, QUE VEM OBTENDO ÓTIMA REPERCUSSÃO NOS MEIOS ESPECIALIZADOS. A BANDA É FORMADA POR ANDREA AGDA (VOCAL, GUITARRA), DANIEL ARRUDA (SAX,SINTETIZADORES), DAVI BRASILEIRO (BAIXO) E MARCOS MAIA (BATERIA).

 

 

DIA 31 – SEGUNDA

19H – MASTERCLASS “Entre Flashdance e pornochanchada” COM JORGE ALENCAR
CRIADOR EM DANÇA, TEATRO E AUDIOVISUAL, JORGE ALENCAR ABORDA EM SUA MASTERCLASS TEMAS QUE MOVEM SEU FAZER ARTÍSTICO: AS REPRESENTAÇÕES CULTURAIS, GÊNERO, DISCURSO/PODER E CULTURA POP. SEU trajeto artístico vem articulando assuntos como comicidade, sexualidade e deslocamentos culturais. O encontro será pautado por conversas francas, números musicais e exibição de material audiovisual para pensar modos de desmantelar insistentes pares de oposição como profundo X superficial; arte X entretenimento; profissional X amador…
LOCAL: AUDITÓRIO DO PORTO IRACEMA

 

 

SERVIÇO:

2 anos – Porto Iracema das Artes
Período: De 1 a 31 de agosto de 2015
Local: Cena 15, Dragão do Mar, Porto Iracema das Artes e Sesc Senac Iracema.
Mais Informações: (85) 3219.5842
Ana Alice Nogueira
Assessora de Comunicação
Porto Iracema das Artes
(85) 3219.5842 / 8956.6171

 

 

04.08.2015

 
Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado – Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
 (85) 3466.4898