TJA recebe nesta sexta-feira (7), palestra com a arquiteta e pesquisadora Sabrina Fontenele

4 de agosto de 2015 - 19:35

Com o objetivo de pensar os movimentos urbanos na Capital e as novas relações da coletividade com os espaços públicos no País, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) apresenta nesta sexta-feira (7), às 17 horas, no Theatro José de Alencar, com entrada franca, a palestra “Urbanidade nas galerias modernas do centro de São Paulo. Arquitetura e cidade, 1938-1960”, com a arquiteta drª Sabrina Fontenele. Fruto do trabalho de conclusão de Doutorado da palestrante pela FAU-USP, a pesquisadora aborda a relação entre a cidade e seus moradores, a partir dos usos que são feitos de vazios urbanos, prédios públicos, monumentos, praças e outros espaços das cidades.

 

“Partindo das experiências de São Paulo, podemos pensar o que acontece em várias cidades do País, como Fortaleza, quando a população passa a reivindicar espaços esquecidos pelo poder público, se rebelar contra demolições, ocupar áreas negligenciadas e outros movimentos de urbanidade”, aponta Sabrina.

 

A palestra acontecerá no foyer do Theatro José de Alencar, juntamente com o lançamento do livro da pesquisadora “Edifícios modernos e traçado urbano no Centro de São Paulo. Arquitetura e cidade (1938-1960)”. Também na sexta (7), às 10h horas, Sabrina Fontenele apresentará seu trabalho na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Ceará, por ocasião do aniversário de 50 anos do curso de Arquitetura e Urbanismo daquela instituição.

 

 

Sobre a autora

 

Graduada arquiteta e urbanista pela Universidade Federal do Ceará, Sabrina Fontenele é mestre e doutora pela FAU-USP, na área de História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo, com pesquisa sobre as galerias dos edifícios modernos do centro de São Paulo.

 

É pesquisadora colaboradora de pós-doutorado do IFCH Unicamp e coordenadora da equipe de Construções, Conjuntos e Sítios do Centro de Preservação Cultural da USP desde 2012. Também é autora do livro “Restauro da Faculdade de Medicina da USP: estudos, projetos e resultados” (2013) e de capítulos do livro “Patrimônio Construído da USP: preservação, gestão e memória” (2014).

 

 

SERVIÇO:

 

Palestra “Urbanidade nas galerias modernas do centro de São Paulo. Arquitetura e cidade, 1938-1960” com a arquiteta drª Sabrina Fontenele e lançamento do livro “Edifícios modernos e traçado urbano no Centro de São Paulo. Arquitetura e cidade (1938-1960)”. Sexta-feira, 7 de agosto, às 17h, no Theatro José de Alencar. Entrada franca.

 

Entrevistas/mais informações:

(85) 8699-6524 – Dalwton Moura

(85) 8829-8222 – Clovis Holanda

(85) 3101-6761 / secultmkt@gmail.com

 

 

 

04.08.2015

 

 
Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado – Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
 (85) 3466.4898