Jogador pentacampeão Roberto Carlos visita as estruturas do Centro de Formação Olímpica do Nordeste

6 de agosto de 2015 - 19:22

“Esta é a melhor estrutura olímpica que já vi em todas as cidades que já passei. Com essa estrutura, ao invés de irmos para o exterior, que os atletas estrangeiros possam vir para cá, pois temos uma estrutura de primeiro mundo”, destacou o pentacampeão mundial Roberto Carlos durante sua visita, na manhã desta quinta-feira (6), às instalações do Centro de Formação Olímpica do Nordeste (CFO). Guiado pelo secretário do Esporte, Jeová Mota, o atleta conheceu as estruturas, passando pelas principais instalações, alojamentos e locais de treinamentos das diversas modalidades.

 

Com uma área total de 85.922,12m², sendo 45.117,87m² de área construída, o projeto da praça esportiva cearense faz parte do legado dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, fazendo parte da Rede Nacional de Treinamento, que vem sendo estruturada pelo Ministério do Esporte. “Ter um atleta desta referência visitando, gabaritando e divulgando para o mundo nossas instalações é de grande relevância para o Estado. Nós, que estamos sempre por aqui, já sabemos da grandiosidade que tem este equipamento, mas ver alguém de fora – com suas referências e experiências – destacando o valor cultural, esportivo e educacional do CFO, valida os trabalhos do Governo do Estado”, comentou o secretário Jeová Mota.

 

RcastelãoCFO3O Centro de Formação Olímpica do Nordeste (CFO), que está sendo construído em frente à Arena Castelão, em Fortaleza, teve o início de sua obra 14 de agosto de 2013, com o valor total do investimento de R$ 250,4 milhões, sendo gerados 1.123 empregos. Com previsão de entrega em setembro, o equipamento vai receber os Jogos Escolares da Juventude, que deve reunir mais de 4 mil atletas na Capital. Para os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, o complexo será usado como base para delegações estrangeiras no período de aclimatação.

 

Somado ao Castelão, o CFO formará o maior complexo desportivo do País, abrigando 26 modalidades olímpicas e paraolímpicas: atletismo, natação, badminton, nado sincronizado, basquete, pentatlo moderno, boxe, rúgbi, ciclismo, tênis, handebol, taekwondô, esgrima, tênis de mesa, futebol, tiro com arco, ginástica, triatlo, levantamento de peso, voleibol, hóquei sobre grama, vôlei de praia, judô, polo aquático, lutas e saltos ornamentais; além de futsal e caratê.

 

RcfointImpressionado com a grandiosidade do equipamento, o jogador e treinador Roberto Carlos enfatizou a necessidade do poder público em apoiar os esportes. “Ver que o Estado tem se preocupado e colocado em suas políticas públicas a importância do esporte para a socialização, educação e desenvolvimento das crianças e jovens do Brasil, faz com que o trabalho feito por nós, profissionais, até aqui não está sendo em vão”, disse o jogador que anunciou sua ida para o indiano Delhi Dynamos.

 

 

Calçada da Fama (Foot Fame)

 

RvisitaCFONa ocasião, o lateral-esquerda da Seleção Brasileira pentacampeã também recebeu uma homenagem na Calçada da Fama (Foot Fame), no Museu da Arena Castelão. O jogador foi eternizado em uma estrutura de gesso dourada, por suas atuações como lateral pela camisa da Seleção nas Copas do Mundo (2002), Confederações (1997) e a América (1997 e 1999). Além de ter recebido diversos títulos de destaque pela Champions League (1997-98, 1999-00, 2001-02), Mundial de Clubes (1998 e 2002) e o Campeonato Espanhol (1996-97, 2000-01, 2002-03, 2006-07), ambos pelo Real Madrid, além do Campeonato Brasileiro (1993 e 1994), defendendo o Palmeiras. Anteriormente do seu anúncio ao time indiano, o brasileiro chegou a atuar e treinar o Anzhi Makhachkala entre 2011 e 2012.

 

Também foram homenageados os ex-jogadores Geraldino Saravá – maior artilheiro da história do Castelão, com 98 gols -, Erandyr Montenegro – responsável pelo primeiro gol do Castelão – e Francisco Nunes “Pacoti” Rodrigues, por suas contribuições ao esporte do Estado.

 

 

Foto: Ariel Gomes

 

 

06.08.2015

 

Wilame Januário
Repórter/Célula de Reportagem

 

Gisele Dutra
Gestor de Célula/Secretarias  

 

Governo do Estado do Ceará
Coordenadoria de  Imprensa – Casa Civil