Camilo Santana entrega nove viaturas durante solenidade pelos 90 anos do Corpo de Bombeiros do Ceará

8 de agosto de 2015 - 17:28

Foi com fogos, desfiles e muitas homenagens que o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará comemorou seus 90 anos de existência neste sábado (8), em solenidade realizada na praça Gustavo Barroso, bairro Jacarecanga, em frente ao Quartel da corporação. Os presentes, entre eles o governador Camilo Santana, enalteceram o trabalho desses profissionais que arriscam diariamente suas vidas para servir à sociedade.

 

O chefe do Executivo também aproveitou a data para realizar a entrega de nove novas viaturas que vão reforçar a frota, atuando nos municípios de Fortaleza, Maracanaú, Sobral, Tauá, Aracati, Iguatu e Crateús.

 

Durante a cerimônia, a capitã do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, Juliany Freire, narrou um resumo do histórico da corporação, criada em 8 de agosto de 1925 pelo então governador José Moreira da Rocha, descreveu as atividades exercidas e o quadro atual, que conta com 1.669 servidores, distribuídos por todo o Estado. Em seguida, várias pessoas, entre militares e autoridades políticas, que deram a sua contribuição para o crescimento da corporação ao logo das nove décadas, receberam medalhas em agradecimento. Entre elas, o governador Camilo Santana, que também foi agraciado com uma espada e uma réplica de um capacete.

 

Camilo Santana destacou que não faltará esforço por parte do Governo do Estado para garantir segurança e seguir valorizando os profissionais da área. “Quero reiterar meu compromisso de campanha. Já honramos parte disso ao assumir a Lei de Promoções da Polícia e Bombeiros Militares. Até o fim do ano, quase nove mil profissionais serão promovidos. Esse é um reconhecimento pelo trabalho, por toda a História. Tenham em mim não só um governador, mas um parceiro, que estará sempre com portas abertas para diálogo. Esse é o meu perfil. Ontem lançamos o ‘Pacto por um Ceará Pacífico’, um movimento apartidário em que compreendemos que o problema da segurança não será resolvido só com policiamento. É uma causa que vai além do Governo, é uma causa de todos, pois todos querem paz”, disse.

 

11800482 1664978317068088 7276233127292009732 nO secretário de Segurança do Estado, Delci Teixeira, destacou a complexidade do trabalho realizado pelos bombeiros, que vai bem além de apenas apagar incêndios. “A população de um modo geral conceitua de maneira carinhosa esses profissionais de ‘Soldados do Fogo’. Mas eu quero estender, dizendo que eles são também ‘Soldado da Água’, são ‘Soldados da Seca’ e, talvez, o mais importante, são os ‘Soldados da Comunidade’, pois qualquer problema eles são os primeiros a serem chamados. Os senhores estão na nossa honra, como verdadeiros anjos da guarda, trabalhando salvando vidas. Parabéns ao Corpo de Bombeiros do Ceará pelo trabalho e pelos 90 anos”, disse.

 

Ao fim da solenidade, todos os presentes ouviram a uma benção do Padre Chagas e assistiram a um grande desfile, com servidores da corporação, estudante do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Ceará e alunos dos projetos sociais vinculados, como “Projeto Saúde, Bombeiros e Sociedade”, “Surf Salva” e “Jovem Bombeiro Voluntário”. O governador Camilo Santana ainda teve a oportunidade de dirigir um dos veículos mais antigos ainda utilizados pela corporação, um jipe de 1975 e, durante o encerramento, cantar parabéns pelos 90 anos, com direito a um grande bolo personalizado.

 

Também marcaram presença no evento o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio; o secretário-chefe do Gabinete do Governo do Estado, Élcio Batista; o secretário de Planejamento e Gestão, Hugo Figuerêdo; o secretário de Cultura, Guilherme Sampaio; a secretária de Política sobre Drogas, Mirian Sobreira; o secretário de Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira; o secretário de Recursos Hídricos, Francisco Teixeira; o secretário de Relações Institucionais, Nelson Martins; a secretária da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário, Socorro França; o assessor especial de Acolhimento aos Movimentos Sociais, Acrísio Sena; o secretário-chefe da Casa Militar, Túlio Studart; o senador José Pimentel; o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Salmito Filho; deputado estadual Dr. Carlos Felipe; entre outras autoridades.

 

Fotos: Carlos Gibaja / Governo do Ceará

 

Thiago Sampaio
Repórter / Célula de Reportagem

 

Ciro Câmara
Gestor de Célula / Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898