Campanhas vacinam contra pólio e atualizam caderneta da criança

10 de agosto de 2015

As crianças com até 5 anos incompletos serão vacinadas contra a paralisia infantil e atualizarão o cartão de vacinação de 15 a 31 de agosto, durante a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Campanha Nacional de Multivacinação, que acontecem simultaneamente em todo o país. A meta de cobertura estabelecida pelo Ministério da Saúde para a vacinação contra a pólio é de 95% das 570.452 crianças na faixa etária de 6 meses a 5 anos incompletos, ou 541.925 crianças em todo o Ceará. Na campanha de multivacinação, todas as crianças de 0 a 5 anos incompletos deverão ser lavadas a um posto de vacinação para que a caderneta de saúde da criança seja avaliada e o esquema vacinal atualizado de acordo com a situação encontrada. Todas as vacinas do calendário nacional de vacinação da criança estão disponíveis nos postos de saúde.

 

Sábado, 15 de agosto, será o dia de mobilização nacional das duas campanhas. No Ceará serão mobilizados 10 mil profissionais e mil veículos em todos os 184 municípios para garantir a vacinação das crianças em 2.390 postos fixos e mil postos volantes em todo o Estado. Na campanha de vacinação contra a paralisia infantil será utilizada a vacina oral poliomielite (VOP) de forma indiscriminada. A vacina inativada poliomielite (VIP) estará disponível para crianças que estiverem iniciando o esquema vacinal e aquelas que estiverem na época de receber a segunda dose. Este é o 36º ano da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o 26º ano livre da doença no país. Em 2014 o Ceará alcançou cobertura de 98,35% na vacinação contra a paralisia infantil.

 

Na campanha de multivacinação serão vacinadas crianças de 0 a 5 anos de forma seletiva, após análise da caderneta de saúde da criança. Serão oferecidas as vacinas pentavalente, pneumocócica 10 valente, meningocócica conjugada C, tríplice viral, tetraviral, DTP, hepatite B e rotavírus. As vacinas protegem contra doenças como sarampo, rubéola, caxumba, catapora, difteria, tétano, coqueluche, meningite, entre outras. O objetivo da campanha é atualizar o esquema vacinal das crianças para melhorar a cobertura vacinal da população.

  

10.08.2015

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria da Saúde do Ceará
(85) 3101.5220/ 3101.5221/ 98733.8213
www.saude.ce.gov.br
www.facebook.com/SaudeCeara

    

Giselle Dutra
Gestora de Célula/ Secretarias
Email: giselle.dutra@casacivil.ce.gov.br

 

Governo do Estado do Ceará
Coordenadoria de  Imprensa – Casa Civil
Tel (85) 3466-4898