Alunos da rede pública recebem os parabéns do governador Camilo Santana no Dia do Estudante

11 de agosto de 2015 - 17:14

 

“Para mim, foi uma surpresa estarmos junto com um chefe de Estado, pois todos que trabalham na escola, tanto alunos quanto professores, fazem um trabalho bem feito e dedicado. Por isso, ser escolhido e se destacado foi realmente gratificante, pois nós percebemos que nossos esforços estão valendo a pena e sendo reconhecidos. O fator mais importante para o destaque da nossa escola é o fator socioeconômico, pois essa característica aborda a inclusão e ascensão social dada por lá”, revelou Rute Cavalcante, de 16 anos, aluna destaque da Escola Estadual de Educação Profissional Padre João Bosco de Lima, de Mauriti, a 502 km da Capital. A aluna e outros colegas e professores de cinco escolas da rede pública estadual foram recebidos pelo governador Camilo Santana, pela vice-governadora Izolda Cela e pelo ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República Roberto Mangabeira Unger, no Palácio da Abolição nesta terça-feira (11), Dia do Estudante. As escolas se destacaram nos resultados do Enem 2014 e também ganharam prêmios internacionais.

 

RmesagovPara o governador Camilo, os bons resultados se devem a uma série de ações estruturadas implantadas no Ceará que trazem reconhecimento, além de servir de modelo para outros estados da federação. “Esses resultados são frutos de um trabalho dedicado do Estado, professores, diretores das escolas, secretários municipais de educação, prefeitos, além dos pais. O Ceará tem se destacado a nível nacional, tanto quando iniciou o Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), como com as escolas de ensino profissional do Estado. Pode perceber que as melhores notas foram exatamente das escolas profissionalizantes de tempo integral e, desta forma, mostramos que este modelo é o que devemos persistir e ampliar. Não só no Ceará, mas em todo Brasil”, salientou.

 

De acordo com os resultados do ENEM 2014, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anysio Teixeira (INEP), na classificação geral, a EEEP Adriano Nobre, localizada no município de Itapajé, foi a instituição pública mais bem colocada no Estado. Os dados envolvem 1.295.954 estudantes de todo o Brasil que fizeram o Enem.

 

RalunasgovAlém dela, outras duas unidades de ensino se destacaram, ficando entre as  20  melhores do país nos quesitos matrícula superior a 90 alunos, indicador de permanência maior que 80% e indicador socioeconômico baixo. São as Escolas Padre João Bosco de Lima, de Mauriti, e Deputado Cesário Barreto Lima, de Sobral, que ocuparam a 1ª e 2ª posições, respectivamente. No caso do “indicador socioeconômico muito baixo”, o Ceará ficou novamente entre as melhores. É o caso da Escola de Ensino Fundamental e Médio de Irauçuba, que ficou com a 1ª colocação. Já duas alunas da escola de Bela Cruz, ganharam dois dos oito prêmios conquistados pelo Brasil na Feira Internacional de Ciências e Engenharia (Intel ISEF).

 

Para a vice-governadora Izolda Cela, os desafios socioeconômicos dessas cidades só engrandecem ainda mais o modelo de educação estruturado há oito anos no Estado. “Essa é a notícia mais promissora que nós podemos ter em nossa sociedade, especialmente, por se tratar de escolas de ensino médio do interior do nosso Estado. Principalmente, pela dureza dos desafios, pois se trata de escolas públicas com contextos socioeconômicos muito adversos. Isso mostra uma coordenação de esforços cada vez mais efetivos, mais fortes das equipes e dos quadros de educadores, professores, diretores, secretarias municipais. Assim, temos essa perspectiva de avanço para seguirmos nessa estrada longa em busca de uma boa escola para todos”, comentou Izolda.

govmesa2Estiveram presentes na homenagem, a secretária executiva da Educação Dalila Saldanha, os secretários André Facó (Infraestrutura), Delci Teixeira (Segurança Pública e Defesa Social), Socorro França (Controladoria Geral de Disciplina), Guilherme Sampaio (Cultura), Artur Bruno (Meio Ambiente), o presidente José Linhares (Conselho de Educação), os deputados estaduais Teodoro Soares, Augusta Brito e Sérgio Aguiar, além de prefeitos e secretários municipais que tiveram seus desempenhos destacados no ranking divulgado pelo Ministério da Educação.

 

Política de valorização do estudante

Nos últimos anos o Governo do Estado, através da Secretaria da Educação, tem intensificado a política de valorização do protagonismo juvenil, fornecendo as condições necessárias para que os jovens estudantes das escolas públicas cearenses tenham igual oportunidade de acesso ao mundo do trabalho e à educação superior. Para isso, tem sido decisiva a colaboração dos municípios.

 

Em 2014 os resultados desse esforço ficaram bem mais claros com a inscrição de 197.814 estudantes da 2ª e 3ª série do Ensino Médio no Exame, o que corresponde a 97% da matrícula nestas duas séries. Esses números demonstram o crescimento de 8% em relação ao ano de 2013. Considerando os dados divulgados pelo INEP, relativos aos alunos da 3ª série do Ensino Médio, as escolas estaduais cearenses obtiveram 79% de participação válida, ou seja, a presença de 76.297 candidatos nos dois dias de prova. Isso garantiu ao nosso estado a segunda melhor colocação em taxa de participação do país, ficando atrás apenas do Espírito Santo.

 

Este trabalho envolve, entre outros aspectos, a elevação do número de documentos de identidade e CPF emitidos para os candidatos, o fortalecimento da preparação de professores e alunos para as provas e as condições de hospedagem e transporte dos alunos para os locais do exame.A crescente participação dos alunos das escolas estaduais no ENEM, para o estado do Ceará, vem representando o grande aumento nas expectativas de sucesso acadêmico e profissional, e expressam o valor que o povo cearense atribui à melhoria da qualidade de vida pela educação.

 

Todas essas conquistas são resultado das políticas adotadas pela gestão estadual, destinadas à melhoria do ensino e da aprendizagem para a oferta de uma escola de qualidade para todos os cearenses. Além da melhoria da infraestrutura, tem levado à rede escolar ações pedagógicas como os Projetos Professor Diretor de Turma e Enem Chego Junto Chego Bem.

 

 

Dia “E”

No projeto “Enem Chego Junto Chego Bem”, as ações desenvolvidas têm como finalidade mobilizar e preparar os estudantes da rede estadual para o Dia “E”, quando devem realizar o Exame com segurança e perspectiva de ingresso no ensino superior. No dia da prova, os alunos da Capital e do Interior contam com transporte, hospedagem, alimentação e pontos de apoio para os estudantes, nos terminais de ônibus da capital e em lugares estratégicos no Interior. A grande ação é planejada em seis etapas: documentação, destinada à organização dos documentos (escolas mobilizadas para assegurar obtenção da identidade e CPF) dos alunos do 2º e 3º ano para inscrição e realização das provas; inscrição (garantir 100% dos alunos inscritos no Enem); motivação (oferecer condições ao aluno de fazer boas escolhas, motivando-o e encorajando-o); preparação (ações pedagógicas para desenvolver as habilidades dos estudantes); Dia E (incentivar a participação dos inscritos no Exame) e ingresso (orientação para o acesso ao ensino superior).

 

É possível verificar que houve uma evolução no ingresso de alunos da nossa rede pública no Ensino Superior, por meio do SISU. Em 2007, 707 alunos foram aprovados para faculdades públicas. Esse número passou para 3.105 em 2014. Já a entrada na universidade pública ou particular através de vestibular ou do ProUNi saiu de 4.787 naquele ano e alcançou, em 2014, 11.403 alunos.

 

 

Fotógrafos: Carlos Gibaja / Marcos Studart / Governo do Ceará

 

 

 

11.08.2015

 

Wilame Januário
Repórter/Célula de Reportagem

 

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa da Casa Civil
Governo do Estado Ceará
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