Semace e EGP promovem capacitação do CAR no Crato

11 de agosto de 2015 - 19:48

Nesta semana, de 10 a 14 de agosto, o município do Crato recebe uma capacitação relacionada ao Cadastro Ambiental Rural (CAR) promovida pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), em parceria com a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGP). O objetivo da ação é formar multiplicadores na região do Cariri, para que os mesmos possam auxiliar de forma gratuita os pequenos proprietários rurais (até quatro módulos fiscais) a se cadastrarem no CAR e divulgarem as questões relativas ao cadastramento.

 

A capacitação acontece no Instituto Federal do Ceará (IFCE) daquela região, das 08 às 17h, com técnicas da Diretoria Florestal (Diflo) da Semace ministrando palestras. O curso, que tem 40 horas/aula, é facilitado para o total de 20 técnicos de órgãos públicos ligados à temática.

 

De acordo com a engenheira florestal da Diflo, Marcela Mendonça, o diferencial do curso no Cariri para os outros ministrados até hoje no Estado é que na sexta-feira (14/08) será feito um mutirão de cadastramento: ?Com isso os alunos irão auxiliar os produtores a se cadastrarem sobre a supervisão das instrutoras da Semace?, esclarece a técnica.

 

Estão participando da capacitação os municípios do Crato, Barbalha, Jardim, Nova Olinda, Caririaçu, Salitre, Várzea Alegre e Farias Brito.

 

CAR

O CAR é um registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais, que tem como objetivo integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo a base de dados para controle, monitoramento e planejamento ambiental e econômico. O cadastro pode ser feito através do site: www.car.gov.br.

 

A Semace, assim como seus demais parceiros, auxiliam os empreendedores rurais e agricultores a se inscreverem no Sicar. A Diflo da Semace é a responsável em dar essa ajuda aos cidadãos. As dúvidas podem ser dirimidas através dos telefones (85) 3264-8117 ou (85) 3101-5546.

 

 

11.08.2015

 

Ana Luzia Brito
Assessora de Imprensa da Superintendência Estadual do Meio Ambiente
85 3101.5554 | 8653.8337
comunicacao@semace.ce.gov.br

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa da Casa Civil
Governo do Estado Ceará

Assessoria de Comunicação – Ascom
Superintendência Estadual do Meio Ambiente – Semace
Governo do Estado do Ceará
(85) 3101-5554