Dependentes químicos em tratamento participam de capacitação para ingressar no mercado de trabalho

13 de agosto de 2015 - 16:16

Pautada no objetivo de viabilizar a reinserção social e profissional de usuários de drogas, a Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) já iniciou a capacitação de um total de 100 pessoas em tratamento de dependência química em apenas 10 dias de efetivação dos projetos “Primeiro Passo’ e “Criando Oportunidades’. A ação está sendo viabilizada graças a parceria firmada com a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) do Governo do Estado.

 

Uma nova etapa de qualificação profissional terá início na próxima segunda-­feira, 17. Serão beneficiados jovens de 16 a 24 anos acolhidos na Rede de Atenção Psicossocial da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), que inclui Comunidades Terapêuticas (CT ?s), Centros de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centros POP) e Centros de Atenção Psicossocial (Caps). A capacitação acontecerá, a partir das 8 horas, na CT Moradores do Henrique Jorge, localizada no município do Eusébio.

 

Os jovens beneficiados serão atendidos no âmbito do projeto “Primeiro Passo ­- Linha Jovem Bolsista’, com a realização de curso de informática com duração de três meses. Durante o período, os participantes receberão bolsa de estudo no valor de R$ 100,00. A qualificação profissional oferecida pela SPD em parceria com a STDS teve início no dia 5 deste mês. Até o final do ano, serão beneficiadas pessoas acolhidas em 10 CT ?s conveniadas à SPD, Centros Pop e Caps, distribuídos em sete municípios cearenses.

 

O acordo entre as duas pastas estaduais viabilizou, inicialmente, 245 vagas nos projetos ‘Criando Oportunidades’ e ‘Primeiro Passo ­ Linha Jovem Bolsista’. O primeiro envolve a oferta de cursos de cozinheiro, eletricista, mecânico de motos, corte e costura e pedreiro, com duração de dois meses. No último dia 5 deste mês, foram iniciados os cursos nas CT ?s Associação Shalom e O Caminho Resgatando Vidas, ambas sediadas em Aquiraz, município da RMF. Na segunda­feira, 10, as atividades foram desencadeadas na Casa Belém, situada em Sobral, Zona Norte do Estado. No dia seguinte, 11, os cursos foram iniciados na CT Desafio Nova Vida, em Maracanaú, também na RMF.

 

As ações de qualificação são acompanhadas pela Coordenadoria de Políticas sobre Drogas (Copod) da SPD. Após a efetivação dos cursos, uma articulação da pasta com o Sistema Nacional de Emprego/Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (Sine/IDT) viabilizará a inserção dos alunos no cadastro de empregos e geração de renda. A secretária Especial de Políticas Sobre Drogas, Mirian Sobreira, destaca a criação de oportunidades de qualificação como fundamental para a reinserção social e profissional dos usuários de drogas, propiciando a recuperação e melhoria da autoestima dos acolhidos. Além disso, a ação contribui para evitar a ociosidade e reduz novas possibilidades de uso de drogas.

  

13.08.2015

 

Lena Ximenes
Assessora de Imprensa da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 99611.6716 | 85 98902.7939
lenaximenes66@gmail.com

 

Foto: Marcos Studart / Governo do Ceará

 

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa da Casa Civil
Governo do Estado do Ceará
(85) 3466.4898