Porto Iracema exibe filme e realiza roda de conversa com Marcelo Dídimo

13 de agosto de 2015 - 15:46

Na sua programação de aniversário, o Porto Iracema das Artes homenageia o ator, teatrólogo e professor Sidney Souto com a exibição, nesta sexta-feira (14), às 19h, do filme “JUS: Um filme sobre jumentos”, última participação do ator no cinema. Após a exibição, haverá uma conversa com o realizador do filme, Marcelo Dídimo. Além disso, a homenagem prevê mais dois momentos que acontecerão no próximo dia 20 de agosto, às 19h, quando será aberta a Exposição “Riso Souto”, que reunirá fotografias e vídeos do ator em cena. Na ocasião, também acontecerá a nomeação da Sala de Teatro do Porto Iracema das Artes que receberá a placa “Sala Sidney Souto”. A entrada é gratuita.

 

O filme fala sobre a vida de um dos animais mais simbólicos do Nordeste brasileiro, o jumento. JUS, lançado em 2013, trata-se de um docu-drama sobre a relação do homem com o jumento/burro e sua história no Brasil, a maior parte das suas locações foram concentradas no município de Santa Quitéria, distante 220 km de Fortaleza. O filme, produzido por Marcelo Dídimo, contabiliza algumas premiações, tais como o Prêmio de Melhor Curta Cearense (22º Cine Ceará); o Prêmio de Melhor Curta Júri Popular (Festival Brasileiro de Cinema e Vídeo de Tocantins) e no VII Festival de Campina Grande. De acordo com Eduardo Aparício, “a idéia é sensibilizar a população do município para a situação dos jumentos confinados na Fazenda Paula Rodrigues, de propriedade da SDA, em Santa Quitéria”.

Sidney Souto, que também era professor da escola, faleceu no início deste ano, deixando para o Porto Iracema um grande legado, pois contribuiu de forma efetiva para a solidificação da atuação da escola no cenário artístico. O ator era natural de Monsenhor Tabosa, município a 319 km de Fortaleza, e iniciou os trabalhos no teatro a partir de 1988, com a montagem do infantil “Flicls”. Foi professor substituto no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), e dirigiu espetáculos como o Majestic Bar. Também teve participações em produções da Globo, como na minissérie Gabriela. O último trabalho do ator no cinema foi com o longa-metragem A Lenda do Gato Preto, sob direção do também cearense Clébio Ribeiro.

 

SERVIÇO:

 

Exibição do filme “JUS: Um filme sobre jumentos”

Data: 14 de agosto de 2015 (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: Auditório de Audiovisual – Porto Iracema das Artes – Rua Dragão do Mar, 160
Exposição “Riso Souto”
Data: 20 de agosto de 2015 (quinta-feira)
Horário: 19h
Local: Sala de Teatro – Porto Iracema das Artes – Rua Dragão do Mar, 160
ENTRADA GRATUITA

 

Mais Informações: (85) 3219.5842

 

 

13.08.2015

 

Assessora de Comunicação
Porto Iracema das Artes
(85) 3219.5842 / 8956.6171
Ana Alice Nogueira

Giselle Dutra
Gestora de Célula/ Secretarias
Email: giselle.dutra@casacivil.ce.gov.br

Coordenadoria de  Imprensa do Governo do Estado do Ceará
Casa Civil