Porto Iracema das Artes comemora aniversário com apresentação de espetáculo

14 de agosto de 2015 - 13:13

O Porto Iracema das Artes volta a apresentar, nesta sexta-feira (14), em duas sessões, 18h30 e 21h, o espetáculo “À Margem: os deuses reticentes”, primeira experiência estética desenvolvida no âmbito do projeto Criadores em Cena. Desenvolvido durante seis semanas sob direção de Thiago Arrais, o projeto apresenta o processo de criação do diretor, em parceria com um grupo de vinte artistas de diversas linguagens, na busca do que Thiago Arrais define como “criação inesperada”, fruto do encontro e do trabalho coletivo.

 

Após seis semanas de convivência diária neste processo resultaram três encenações: “Drácula”, de Bram Stoker (na verdade o capítulo preâmbulo da obra); “A Terceira Margem do Rio” (conto de Guimarães Rosa) e “Fala Comigo Doce como a Chuva” (peça em um Ato de Tenesse Williams). Estes três trabalhos, com duração média de 30 minutos cada, serão apresentados em conjunto, perfazendo uma ideia que ao mesmo tempo una e diversa de criação.

 

A diretora do Porto Iracema das Artes, Elisabete Jaguaribe, acentua a importância do projeto Criadores em Cena. “A ideia do projeto é potencializar as poéticas de nossos criadores, com espaços de partilha com os alunos do Porto. A primeira experiência do projeto reúne dois artistas com trajetórias consolidadas no campo cultural do Ceará. Esta partilha com nossos alunos abre novas possibilidades de formação, a partir dos processos de criação destes artistas” – lembra a diretora.

 

O processo desenvolvido por Thiago Arrais incluiu estratégias de criação múltipla. Mais do que encenações diversas entre si – como de fato são, trabalhando possibilidades estéticas variadas – há um engajamento dos criadores em todas estas obras, desempenhando, alternadamente, distintas funções: ora no elenco, ora na luz, na produção, dramaturgia, figurinos, etc. Defende-se, portanto, aqui o teatro como uma arte de múltiplas funções e de convergência de múltiplas linguagens, baseada no espírito comum da criação.

 

O projeto trabalhou também com um processo aberto pela web, através de um blog (criadoresemcena.wordpress.com) que partilhou todas as atividades da experiência. O conteúdo, que continuará disponível na web, será publicado iniciando a política de publicação do Porto Iracema das Artes. O segundo trabalho do projeto, dirigido pelo artista Alexandre Veras, será apresentado ao público no dia 27 de agosto.

 

 

SERVIÇO

CRIADORES EM CENA APRESENTA “À Margem: os deuses reticentes“
Direção: Thiago Arrais
Quando: 14 de agosto de 2015 (sexta-feira)
Horário: 18h30 e 21h
Onde: Sala de Teatro. Porto Iracema das Artes.

 

 

CRIADORES-APRESENTACAO-3

 

 

14.08.2015

 

Assessoria de Comunicação da Escola Porto Iracema das Artes
Ana Alice Nogueira
(85) 3219.5842 / 989.566.171

Giselle Dutra
Gestora de Célula/ Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898