Governadora em exercício recebe presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)

14 de agosto de 2015

Em um de seus primeiros compromissos como governadora em exercício, nesta sexta-feira (14), Izolda Cela recebeu no início da tarde, no Palácio da Abolição, o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Idilvan Alencar. e a secretária executiva da Educação no Estado, Dalila Saldanha. Ele apresentou para a governadora o planejamento do Programa de Ações Articuladas (PAR), que esse ano abre inscrições para assistência financeira às prefeituras no próximo mês de setembro. “Os recursos capitaneados pelo Ministério da Educação que oferecem suporte financeiro para a expansão da nossa rede são sempre muito bem-vindos. Por ser daqui do Ceará, o presidente do FNDE conhece bem a realidade das nossas unidades educacionais e pode nos ajudar a melhorar ainda mais”, avaliou Izolda Cela.

 

“Nós viemos ministrar uma palestra aqui em Fortaleza, prestar uma consultoria técnica mesmo, tirar dúvidas dos gestores municipais, para que eles possam fazer o melhor proveito possível do programa, e aproveitamos para fazer uma visita à nossa governadora”, esclareceu Idilvan Alencar.  O gestor foi secretário executivo da Educação no Ceará à época em que Izolda Cela era a titular da pasta. Hoje, no Ministério da Educação, ele comanda importantes ações do Fundo, que representa uma ferramenta essencial aos municípios e estados para investimentos em estrutura, equipamentos, material didático, valorização e capacitação dos profissionais da rede de ensino.

 

 

Ceará é destaque nacional na Educação

A visita acontece uma semana depois que o Ceará virou destaque nacional com escolas públicas estaduais liderando rankings do ENEM 2014. De acordo com os resultados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anysio Teixeira (INEP), na classificação geral, a EEEP Adriano Nobre, localizada no município de Itapajé, foi a instituição pública mais bem colocada no Estado. Além dela, outras duas unidades de ensino se destacaram, ficando entre as  20  melhores do país nos quesitos matrícula superior a 90 alunos, indicador de permanência maior que 80% e indicador socioeconômico baixo. São as Escolas Padre João Bosco de Lima, de Mauriti, e Deputado Cesário Barreto Lima, de Sobral, que ocuparam a 1ª e 2ª posições, respectivamente. No caso do “indicador socioeconômico muito baixo”, o Ceará ficou novamente entre as melhores.

 

 

Mais informações

Para saber mais sobre o Programa de Ações Articuladas (PAR), acesse www.fnde.gov.br.

 

 

14.08.2015

 

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará
Casa Civil
85 3466.4898