Governadora Izolda Cela comanda reunião de trabalho com consultor do Ceará Pacífico

18 de agosto de 2015 - 20:43

A governadora do Ceará em exercício, Izolda Cela, comandou hoje uma reunião de trabalho da equipe da coordenação técnica do “Pacto Por Um Ceará Pacífico” com o especialista que vai prestar consultoria para o programa, o professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), José Luiz Ratton. Ele foi responsável por implantar o “Pacto pela Vida”, que retirou no estado vizinho dos 3 primeiros lugares do ranking da violência no país. O encontro foi acompanhado pelo chefe de gabinete do governador Élcio Batista; o coordenador técnico do Ceará Pacífico e chefe de gabinete da vice-governadora Fernando Oliveira; o coordenador do Laboratório de Estudos da Violência da UFC professor César Barreira, além da equipe da vice-governadoria e da Secretaria de Justiça que desenvolve o programa. “A presença do professor Ratton passando sua experiência para a nossa equipe é fundamental para nortear o trabalho. A meta deste Governo, minha e do governador Camilo, é fazer com os índices de violência no Ceará diminuam e, além disso, garantir ao povo cearense um acesso maior à condição plena de cidadãos”, afirmou Izolda.

 

Rgov2Na sala de reuniões do Palácio da Abolição, o especialista contou para o grupo como foi feito o planejamento, a definição de metas, a elaboração das ações e o primeiro passo para executar o programa “Pacto Pela Vida” em Pernambuco. “Algumas coisas foram muito importantes para o plano dar certo. A presença constante do governador no acompanhamento de todo o processo, o apoio político da Assembleia Legislativa, o diálogo com a sociedade civil, uma forte interlocução com o Judiciário e o Ministério Público e o entendimento com as forças policiais foram fatores bastante decisivos para o sucesso do trabalho. E eu enxergo que o Ceará está seguindo nesse caminho, o que pode garantir o resultado que tanto esperamos para o Ceará Pacífico”, afirmou José Luiz Ratton. Novas reuniões do grupo já estão agendadas para acompanhar o trabalho de implantação da primeira etapa do programa, no bairro Vicente Pinzón, em Fortaleza.

 

 

Ceará Pacífico

Coordenado pela vice-governadora (e atual governadora em exercício) Izolda Cela, o “Pacto Por Um Ceará Pacífico” abrange programas, projetos e ações voltadas para a prevenção da violência e redução da criminalidade. Com o objetivo de construir uma cultura de paz em todo o território cearense, vai operar a partir de políticas públicas interinstitucionais de prevenção social e segurança pública. A meta é a melhoria do contexto urbano, por meio de ações que possibilitem o monitoramento e a avaliação contínua da sociedade, criando as condições de acolhimento das populações mais vulneráveis e o enfrentamento da violência.

 

O eixo de atuação do Ceará Pacífico é a atuação integrada e compartilhada dos órgãos e entidades públicos estaduais, municipais e federais, junto da sociedade civil. O Pacto será realizado a partir de atividades conjuntas nas áreas de Segurança Pública e Defesa Social, Justiça e Cidadania, Direitos Humanos, Educação, Ciência e Tecnologia, Saúde, Politica sobre Drogas, Cultura, Esporte, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, e Juventude.

 

 

18.08.2015

 

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa da Casa Civil
Governo do Estado do Ceará
(85) 3466.4898