Sema abre reflexão para evolução na Política dos Resíduos Sólidos

19 de agosto de 2015 - 18:25

“A arte de uma gestão boa está em unir”. A frase é do professor José Fernando Thomé Jucá, que na manhã de hoje, quarta-feira, 19/08, fez uma palestra na Secretaria do Meio Ambiente – Sema – sobre Novas Tecnologias para Gestão e Tratamento dos Resíduos Sólidos Urbanos em Soluções Consorciadas. Ele destacou como positiva a ação da Secretaria estadual em harmonizar os procedimentos, juntar as afinidades e trocar ideias para definir papéis.

O especialista contou como foi feito o planejamento, a definição de metas, a elaboração das ações em Recife. Ele também apresentou estudo feito com apoio do BNDES sobre “Alternativas tecnológicas para tratamento e destinação final dos resíduos sólidos, e a situação do Brasil”.No seu entender, resíduo sólido é um indicador econômico e deve ser cobrada uma taxa para o gerador, dando aporte financeiro para as prefeituras. Ele exemplificou que Recife cobra DLP, ficando a taxa em torno de de R$8,00 a R$10,00 por família.

R DSC 1221O secretário Artur Bruno disse que os elementos novos apresentados somando-se as ações ratificadas “vão nos ajudar a refletir, definir melhor o nosso papel e evoluirmos no tocante a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos”, de forma inteligente.

A secretária executiva, Maria Dias sugeriu o encaminhamento da proposta de revisão da lei estadual dos resíduos sólidos, para análise e sugestões aos participantes da mesa convidados, além do professor Fernando, Alberto Gradhvol, Humberto Júnior e Sérgio Araújo, este último da Coelce.

Também foi apresentada pela Sema e secretaria das Cidades a experiência iniciada com o consórcio envolvendo os municípios de Cascavel, Beberibe e Pindoretama.

Na opinião do consultor ambiental, Humberto Júnior, existem soluções simplificadas, com aterros de pequeno porte, que resolveriam o problema em 90 por cento dos municípios cearenses, aproveitando o sol e solo cristalino. Gradhvol falou sobre a experiência vivenciada atualmente em Fortaleza.

19.08.2015

Elizabeth Rebouças
Assessora de imprensa da Secretaria do Meio Ambiente
85 3101.1235 | 98848.2022
elizabeth.reboucas@conpam.ce.gov.br

Sabrina Lima
Gestora de Célula / Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898