Governadora prestigia posse do novo reitor da UFC em Brasília

20 de agosto de 2015 - 11:15

A governadora do Ceará em exercício, Izolda Cela, participou nesta quarta-feira (19) da posse do reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC) Henry Campos. A solenidade aconteceu na sede do Ministério da Educação e o novo gestor da instituição foi empossado pelo próprio ministro Renato Janine Ribeiro. Também prestigiaram a posse o ex-reitor Jesualdo Farias, que hoje ocupa o cargo de secretário da Educação Superior no MEC, e o prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio. A governadora elogiou a atuação do cearense dentro da UFC e a importância da parceria do Estado com a universidade. “Nós temos tido ao longo desses anos um apoio muito grande da instituição e agora nossa perspectiva é só fortalecer esses laços. O professor Henry conhece bem a área e entende como o Estado pode ajudar e ser ajudado pela a UFC”, disse.

 

O ministro Janine destacou a atuação do novo reitor na formulação da expansão da educação médica no programa Mais Médicos. Ele disse que o Mais Médicos reconfigura a saúde no Brasil quando investe numa reforma estruturadora na educação médica, ao ampliar e interiorizar a oferta de vagas de graduação de medicina. “O Ministério da Educação tem dado uma parte estruturante ao Mais Médicos, fazendo com que o programa se desdobre para o futuro porque, se há todo um trabalho de infraestrutura, quem está assegurando a formação dos futuros médicos brasileiros com qualidade, com um compromisso social importante, com uma interiorização radical deste processo é o ministério da Educação”, afirmou Janine. “Em todo este trabalho o professor Henry tem tido uma participação muito importante”, concluiu.

 

RIzoldaBrasília1O reitor empossado destacou a expansão da UFC, que desde 2008 criou 45 cursos de graduação, 22 mestrados e 24 doutorados. “Assumo o compromisso de dar continuidade a um vitorioso projeto de expansão e investimento na qualidade, que vem mudando rapidamente o perfil da nossa universidade”, afirmou. “Como benéfica herança do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), hoje a nossa instituição é muito maior e melhor e mais democrática e ainda mais comprometida com o avanço social e econômico.”

 

Henry de Holanda Campos é doutor em nefrologia pela Universidade Federal de São Paulo, é professor associado da Université Paris-Descartes e professor titular da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de imunologia, com ênfase em imunologia aplicada. Foi vice-reitor da UFC, de 2007 a 2015.

 

Campos também coordena o processo de expansão das escolas médicas na Rede Federal de Ensino Superior como coordenador da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas (Camem). É consultor da Secretaria da Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (Ministério da Saúde), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 

*Com informações da Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Educação

 

 

 

20.08.2015

 

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa da Casa Civil
Governo do Estado do Ceará
(85) 3466.4898