Izolda Cela apresenta as ações do Pacto por um Ceará Pacífico à Associação de Hotéis do Estado

20 de agosto de 2015

A governadora em exercício, Izolda Cela, se reuniu nesta quinta-feira (20), em um hotel na Avenida Beira Mar em Fortaleza, com representantes da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Ceará (ABIH-CE) e autoridades ligadas à área do Turismo. Durante o encontro, ela apresentou os conceitos do “Pacto Por Um Ceará Pacífico”, assinado pelo governador Camilo Santana no último dia 7 de agosto, que engloba ações para a prevenção da violência focada em locais críticos.

 

R150819 almoco abin MG 8025internaIzolda Cela destacou que a integração de diferentes setores é essencial para o programa. “É importante que esse tipo de encontro aconteça e se replique, pois é uma agenda necessária e tem muita relação com o que o governador Camilo Santana pretende na mobilização do Pacto por um Ceará Pacífico, que busca o envolvimento dos setores. Estão aqui o Governo, as forças de segurança para ouvir e prestar contas, a ABIH-CE para também entrar na parceria e refletirmos juntos. Segurança e turismo são áreas que interessam a todos nós do Ceará, por isso devemos desenvolver de forma prática e monitorada um plano de ação para melhorar esse contexto”, disse.

 

A secretária adjunta do Turismo no Ceará, Denise Carrá, demonstra otimismo em relação ao Pacto para o setor, tão forte no Estado. “A Secretaria de Turismo do Estado considera muito importante a iniciativa! É preciso esse tipo de congregação, esse tipo de parceria entre os diferentes setores da sociedade porque sabemos que o turismo tem um papel essencial não só na economia local, mas do mundo inteiro. O Ceará é referência em todo o país e até fora, tanto que Jericoacoara foi eleita a quarta melhor praia do mundo. Estamos muito entusiasmados e tenho certeza que esse pacto irá funcionar muito bem”, disse.

 

Segundo o presidente da ABIH-CE, Darlan Leite, o encontro era um pedido antigo da categoria. “Esse encontro já tinha nascido a partir de uma visita que fizemos ao comandante da PM, onde passaram para nós uma demanda de uma base fixa na praia do Náutico, para que houvesse um oficial 24 horas por dia na Beira-Mar. Levei a demanda para alguns hoteleiros da associação, que receberam prontamente a ideia e agora estamos discutindo o assunto com a nossa governadora, Izolda Cela. Só vamos ter paz, só vamos pacificar o nosso Estado quando toda a sociedade estiver envolvida. Não adianta ficar só reclamando enquanto não somos partícipes dessa ideia. Estamos numa guerra contra a criminalidade e chegou a hora de arregaçar as mangas”, disse.

 

Participaram também do encontro o secretário de Segurança, Delci Teixeira;  o comandante Geral da Polícia Militar do Estado do Ceará, coronel Geovani Pinheiro; o secretário municipal de Turismo, Elpídio Nogueira; o vice-presidente da ABIH-CE, Régis Medeiros; entre outros.

 

 

Pacto Por Um Ceará Pacífico

 

O Pacto Por Um Ceará Pacífico tem o objetivo de construir uma Cultura de Paz no território do Estado do Ceará, através da definição, implantação, monitoramento e avaliação contínua de políticas públicas interinstitucionais de prevenção social e segurança pública, para a melhoria do contexto urbano, acolhimento às populações mais vulneráveis e enfrentamento à violência, com atuação articulada, integrada e compartilhada dos órgãos e entidades públicas estaduais, municipais e federais, e da sociedade civil.

 

O programa será executado por programas, projetos e atividades integradas nas áreas de Segurança Pública e Defesa Social, Justiça e Cidadania; Direitos Humanos; Educação; Ciência e Tecnologia; Saúde; Política sobre Drogas; Trabalho e Desenvolvimento Social; Cultura; Esporte; Juventude; Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, definidos em Planos de Trabalho.

 

 

Os “Sete Cearás”

 

O programa faz parte da elaboração do Plano de Governo pautado pelo diálogo com diversos segmentos da sociedade antes mesmo da posse de Camilo Santana. Um dos grandes momentos dessa construção em conjunto foi o Seminário de Validação e Consolidação das Propostas do Plano de Governo, realizado entre 2 e 4 de dezembro do ano passado. Na ocasião, 1.300 cidadãos debateram temas importantes para a gestão, validando e sintetizando propostas do documento preliminar; apontando ações para o primeiro ano e sugerindo as que compõem o Plano Plurianual.

 

Os debates deram vida, além do Ceará Pacífico, a outras seis linhas de atuação do Governo: o Ceará Sustentável, de Oportunidades, o Democrático, o Acolhedor, o do Conhecimento e o Saudável. Em todos está inserida a marca da intersetorialidade e participação ativa como a melhor forma de comprometer os indivíduos e governos com objetivos e resultados de interesse público.

 

 

20.08.2015

 

Thiago Sampaio
Repórter/Célula de Reportagem

 

Fotos: Carlos Gibaja / Governo do Ceará

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa da Casa Civil
Governo do Estado do Ceará
(85) 3466.4898