Projeto Arca das Letras fecha parceria com SDA

20 de agosto de 2015 - 19:16

O espaço destinado aos produtos da Agricultura Familiar no Parque de Exposição César Cals, em Fortaleza, ganha mais uma opção de integração para o público: o projeto Arca das Letras. O projeto atua com o incentivo à leitura e reuniu, na manhã desta quinta-feira (20), alunos da Escola de Ensino Fundamental Gustavo Barroso para receber mais uma arca com acervo de 200 livros.

 

O projeto, desde 2003, é uma realização do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), através da Secretaria de Reordenamento Agrário em parceria com várias instituições pelo Brasil e aqui no Ceará acontece com a participação da Secretaria de Justiça e Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), atuando no incentivo à leitura de comunidades rurais. 

 

No Ceará, é realizado desde 2004 e envolve um trabalho conjunto com a Secretaria da Justiça, onde os presos do IPPO 2 (Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira II) fabricam um móvel para cada arca e tem um dia da sua pena reduzida a cada três trabalhados para o projeto.

 

Para os alunos que participaram do lançamento do projeto na SDA, a chegada do acervo é um estímulo ao conhecimento e novos livros. A aluna Maria Letícia da Silva Alexandre, de 10 anos, já é uma leitora fiel de poesia e livros voltados para o público adolescente. “Já li Ana Maria Machado e gosto muito de livros para adolescentes como o Minha Vida Meu Amor”, disse ainda concentrada nos novos livros Maria Letícia. O acervo ficará disponível para empréstimo permanentemente e pode receber doações.

 

 

Conhecimento

 

Na SDA, o projeto será coordenado pelos próprios produtores que organizam a Feira da Agricultura Familiar no Parque de Exposição e o acervo estará à disposição de alunos e o público em geral de quinta à sábado, de 8h às 18h e no domingo até o meio-dia.

 

“O objetivo é fazer uma gestão participativa, onde as comunidades rurais assuma a responsabilidade com os acervos e o acesso do público. O Ceará é o estado que mais entregou arcas com acervos no total de 1.600 arcas. Santa Catarina é o segundo que mais entregou acervos no Brasil”, explicou Sandra Bandeira, coordenadora do Arca das Letras e Casas Digitais da SDA.

 

 

Serviço:

 

Feira da Agricultura Familiar e Arca das Letras

De quinta à sábado, das 8h às 18h e domingo até meio dia
Local: Parque de Exposição César Cals, avenida Sargento Hermínio, 2677, Álvaro Weyne
Gratuito

 

 

Informações: 3101.8058 e 8105

 

 

20.08.2015

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário
Aécio Santiago (85) 3101.8105 | 8137 / 8723.1539 / 9906.2147
aecio.santiago@sda.ce.gov.br
Marina Filgueiras (85) 3101.8105 | 8137
marina.filgueiras@sda.ce.gov.br / asscom@sda.ce.gov.br

 

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa da Casa Civil
Governo do Estado Ceará
85 3466.4898