Trajetória marcante na Educação garante avanços inéditos no governo Camilo Santana

21 de agosto de 2015 - 20:53

Em menos de 9 meses de governo, Camilo Santana já construiu uma trajetória marcante na área da Educação no Ceará. Logo depois de ser eleito, ainda no período de transição da gestão, o chefe do executivo estadual iniciou diálogo com a categoria de professores e servidores de ensino médio e superior. Esse contato constante se iniciou através de mesas de negociação, que continuam ativas buscando avançar ainda mais em diversas pautas apresentadas pelos profissionais e discutidas de forma democrática com setores do governo.

 

Depois de várias rodadas de conversas, considerando as principais necessidades dos docentes e também o cenário econômico atual, o último dia 28 de abril marcou um dos mais importantes avanços na Educação do Ceará. Camilo Santana concedeu reajuste total de 13,01% para os professores da rede pública estadual, que igualou o salário-base dos profissionais daqui com o piso nacional da categoria. Assim, o vencimento inicial de um docente que começa a trabalhar na nossa rede fica em R$ 2.840,16, que é a soma do piso salarial mais duas gratificações fixas. Além disso, o governador sancionou ainda a lei que garantiu auxílio-alimentação para mais de quatro mil professores temporários e 1/3 da carga horária semanal de trabalho do professor para as atividades de formação, planejamento e coletivos escolares; e também autorizou a prorrogação do concurso público para o magistério estadual.

 

A medida que elevou do valor do vencimento beneficiou 48.842 docentes de nível médio e superior ativos, inativos, pensionistas e temporários, entre eles os 212 concursados que foram nomeados pelo governador também este ano. A solenidade que marcou a posse dos novos servidores aconteceu no Palácio da Abolição no dia 6 de maio e foi marcada pela emoção de professores e familiares. O concurso em 2013 com a oferta de 3 mil vagas, distribuídas em 13 disciplinas do Ensino Médio, além de Libras, a Língua Brasileira de Sinais, primeira língua usada pelos surdos. Os convocados atendem hoje disciplinas de Arte-Educação, Língua Portuguesa e Matemática.

 

 

21.08.2015

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa da Casa Civil
Governo do Estado do Ceará
(85) 3466.4898