Governador se reúne com o presidente do COB no Rio de Janeiro

24 de agosto de 2015 - 22:00

O governador Camilo Santana se reuniu na tarde desta segunda-feira, no Rio de Janeiro, com o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman. O encontro, realizado na sede da instituição, contou com a participação do ex-jogador de vôlei e atual diretor do COB, Bernard Najsman. Durante uma hora, o governador apresentou o Centro de Formação Olímpica de Fortaleza e debateu, entre outros assuntos, o modelo de gestão do CFO e a preparação de atletas brasileiros e estrangeiros para a Rio-2016.

 

“O CFO vai permitir que atletas do Brasil e do mundo se preparem em Fortaleza. Além disso, será muito importante para a formação de novos atletas em várias modalidades esportivas”, citou o governador Camilo Santana. O Comitê Olímpico do Japão é um dos que deverão utilizar o centro como preparação para os Jogos Olímpicos do próximo ano.

 

Rcob2“Vamos transformá-lo em um centro de formação de atletas para todo o Nordeste. Vocês têm, em casa, um equipamento impressionante. Apenas o Rio de Janeiro terá um nesse nível”, citou Carlos Arthur Nuzman, ao acompanhar o projeto apesentado pelo governador Camilo Santana.

 

 

O CFO

 

O Centro de Formação Olímpica, que receberá os Jogos Escolares da Juventude em setembro, está ligado à Arena Castelão por meio de uma passarela. O equipamento forma com o estádio o maior complexo esportivo do Brasil, com 313 mil m². O Centro de Formação vai contar com 27 modalidades olímpicas e paralímpicas, além de outros esportes não previstos para as Olimpíadas do Rio, como futsal e karatê. O espaço possui quadras, salas para lutas, piscinas olímpicas, pistas de atletismo, campo de futebol, pistas de skate e BMX; quadras de vôlei de praia e de tênis de saibro.

 

RCastCFOUm dos destaques é o alojamento no prédio principal. São 84 quartos com capacidade para 248 pessoas, incluindo apartamentos adaptados para pessoas com deficiência. No mesmo edifício, outro ponto alto é a Sala das Federações, um espaço com 200 m² dedicado às entidades, com recepção, sala de estar, almoxarifado, arquivo, bancada de trabalho com capacidade para 20 pessoas e outras quatro salas para reuniões, três delas com capacidade para seis pessoas e uma maior para 18 pessoas.

 

Para completar, o CFO vai contar com um ginásio climatizado com capacidade para 17.100 pessoas em eventos esportivos e até 21 mil para eventos culturais.

 

 

Reuniões no Rio de Janeiro

 

Também nesta segunda-feira, o governador Camilo Santana cumpriu outras três agendas no Rio de Janeiro. Pela manhã, reuniu-se com a diretoria da Petrobras e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). No início da tarde, Camilo visitou as instalações da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que está construindo um Polo Industrial e Tecnológico da Saúde no município do Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza.

 

 

24.08.2015

 

Thiago Cafardo
Porta-voz / Governador

 

Fotos: Thiago Cafardo (COB) e divulgação Sesporte (CFO)

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898