Projeto Primeiro Passo tem início em unidades prisionais do Estado

25 de agosto de 2015 - 12:32

Mecânica de motos, manutenção de ar condicionado e auxiliar administrativo. Em três meses, um grupo de 200 pessoas, entre internos e egressos do sistema penitenciário, estará qualificado nessas três áreas. É o programa Primeiro Passo que acaba de iniciar as aulas dentro de unidades prisionais. É a primeira vez que o programa, desenvolvido pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), ganha a parceria da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus) beneficiando os privados de liberdade.

 

Na próxima quinta-feira, 27, os titulares da Sejus, Hélio Leitão, e da STDS, Josbertini Clementino, realizam uma visita à CPPL IV, onde 60 alunos participam do projeto.

 

As aulas estão acontecendo em cinco unidades prisionais – Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa, Casas de Privação Provisória de Liberdade Professor Clodoaldo Pinto (CPPL II) e Agente Elias Alves da Silva (CPPL IV), Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo e Instituto Penal Professor Olavo Oliveira – e na sede da Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso (Cispe/Sejus) com um grupo de apenados dos regimes aberto e semiaberto.

 

De acordo com o assistente educacional da Sejus, Rodrigo Moraes, o projeto é destinado para internos que tenham entre 19 e 24 anos e que estejam matriculados no projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Com o projeto Primeiro Passo, nós colocamos esses internos durante todo o dia em sala de aula. Em um turno, eles estão na educação de jovens e adultos e no outro na capacitação profissional”, pontua Moraes.

 

Para o secretário da Justiça e Cidadania, Hélio Leitão, com isso, além de proporcionar um aprendizado que pode ser útil para quando eles deixarem a unidade prisional, a Sejus consegue avançar na humanização no cumprimento da pena e na pacificação da unidade.

 

Moraes complementa que, ao concluírem o curso, os internos ganham um certificado e, ao deixarem a unidade, podem ser encaminhados ao mercado de trabalho, por meio da STDS, dentro das vagas disponíveis para o programa. Nesses três meses, os alunos recebem uma bolsa mensal de R$ 100, fardamento, material didático e merenda escolar.

 

 

SERVIÇO:

Visita dos secretários Hélio Leitão e Josbertini Clementino ao projeto Primeiro Passo

Quando: 27 de agosto, às 14h

Onde: Casa de Privação Provisória de Liberdade Agente Elias Alves da Silva (CPPL IV), na BR 116 km 27.

 

 

25.08.2015

 

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará
85 3101-2862 www.sejus.ce.gov.br
email: ascom.sejus@gmail.com
twitter:@sejus_ce
facebook: sejusceara

Ciro Câmara
Gestor de Célula / Secretarias
ciro.camara@casacivil.ce.gov.br

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil