STDS e Consea/CE promovem a V Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional

25 de agosto de 2015 - 18:16

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Ceará (Consea/CE) realizam, de 25 a 27 de agosto, a V Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Cesan). Este ano, o tema do encontro será Comida de Verdade no Campo e na Cidade: por Direitos e Soberania Alimentar. Durante a V Cesan, serão abordados avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada; alcance da política pública e fortalecimento do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional. A abertura será às 17h desta terça-feira, 25, no Ponta Mar Hotel, com a palestra magna da presidente do Consea Nacional, Maria Emília Lisboa Pacheco. Os trabalhos e debates se estendem pelos dias 26 e 27, das 8h30 às 17h.

 

Entre os meses de junho e julho, ocorreu a fase preparatória da V Cesan nos municípios cearenses por meio de Conferências Municipais ou Reuniões Ampliadas, com discussões sobre a temática. Além disso, foram realizadas 13 Conferências Territoriais nas quais foram eleitos 386 delegados. Durante a V Cesan, 58 delegados serão escolhidos para representarem o Ceará na Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CNSAN), que será realizada em Brasília, de 3 a 6 de novembro próximos.

 

 

Alimentação Inteligente

 

A alimentação inteligente – termo utilizado para designar produção de alto valor nutricional, produzida a baixo custo – tem sido foco de atividades institucionais da STDS, estimulando o aproveitamento integral dos alimentos com o objetivo de favorecer a melhoria da alimentação dos beneficiados por suas unidades.

 

Durante todo o mês de agosto, por meio da Célula de Segurança Alimentar e Nutricional, a STDS capacitou 123 profissionais, entre cozinheiros, lactaristas, gerentes e auxiliares de serviços gerais, das unidades de abrigos de crianças, de idosos e dos centros de medidas socioeducativas coordenados pela Pasta. Em setembro, 1.440 mulheres cadastradas no Programa Bolsa Família, em 48 municípios, serão capacitadas sobre hábitos saudáveis e alimentação adequada. Elas se juntam a outras 1.042 mulheres, de 36 municípios que fizeram o curso em 2014.

 

A STDS também assessora os restaurantes populares municipais de Fortaleza, Maracanaú, Caucaia, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Crato e Sobral e cozinhas comunitárias de 30 municípios. Além disso, acompanha os 184 municípios cearenses e, em parceria com as prefeituras, busca fortalecer as ações de segurança alimentar e nutricional em cada localidade.

 

 

V Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional

Data e horário:
25 de agosto (terça-feira), abertura às 17h
26 e 27 de agosto, de 8h30 às 17h30
Local: Ponta Mar Hotel – Av. Beira Mar, 2.200, Meireles

 

 

25.08.2015

 

Assessoria de Comunicação Social da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS
Carlos Eugênio / 85 98878.8510 / 3101.2089 / 2099 / imprensa@stds.ce.gov.br
Twitter: www.twitter.com/stdsonline

 

Ciro Câmara
Gestor de Células/Secretarias

 

Governo do Estado do Ceará
Casa Civil
(85) 3466-4898