Curso forma profissionais em cirurgias seguras

28 de agosto de 2015 - 18:45

Com apoio da Secretaria da Saúde do Estado, será promovido nos dias 18, 19, 25 e 26 de setembro o curso “Cirurgias seguras salvam vidas”. As inscrições são gratuitas e estarão abertas a partir desta quinta-feira, 3, no site da Escola de Saúde Pública do Ceará, vinculada da Sesa ( www.esp.ce.gov.br ).   O curso será realizado pela Academia Cearense de Medicina, a Associação Cearense de Estudos e Controle e o Colégio Brasileiro de Cirurgiões/Ce.

 

O objetivo do curso é implementar as orientações e medidas previstas no manual elaborado pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Mundial da Saúde, com o título  “Cirurgias seguras salvam vidas”, publicado no site www.saude.gov.br . Tudo para despertar a consciência dos profissionais e reforçar o compromisso dos gestores para uma melhor segurança na assistência à saúde, contribuindo no desenvolvimento de políticas públicas e de boas práticas assistenciais.  

 

Diferentes temas vão ser abordados na formação e atualização dos profissionais durante o curso. Entre eles: importância da segurança do paciente no contexto da assistência à saúde, avaliação pré-operatória do risco cirúrgico, indicadores de segurança  em cirurgia, plano cirúrgico em cirurgias eletivas. A higienização das mãos, um tema básico, mas de fundamental para segurança do paciente também vai estar entre os temas do curso, assim como a prevenção de infecção em cirurgias. Haverá ainda discussão de casos cirúrgicos complexos.

 

A programação do curso ocorrerá em um só lugar. Tanto nos dias 18 e 19 como nos 25 e 26 de setembro as aulas e discussões serão no auditório da Unichristus, na Rua João Goulart, 133, Cocó, em Fortaleza.

 

 

28.08.2015

 

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá / ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara

 

Giselle Dutra
Gestora de Célula/ Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466-4898